Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Verão 2022 – tendências de consumo no ramo alimentício

Tartare de Saumon et salade, Chefs Mariana e Fabrice
Tartare de Saumon et salade, Chefs Mariana e Fabrice

Saiba se o seu cardápio se enquadra no que está sendo mais buscado e confira os sabores que prometem fazer sucesso na estação mais quente do ano.

O ano que se aproxima tem tudo para impulsionar as vendas dos Home Chefs no mercado do delivery. Sabe por que? Pesquisas apontam que as tendências de consumo para 2022 reúnem tudo o que os clientes encontram nas produções dessa modalidade de cozinha. 

Confira a matéria e saiba como pensar com a mente do seu cliente para conseguir apresentar as soluções que ele busca!

Saúde física e mental

Nós sabemos muito bem que não há refeição mais saudável do que um prato de comida caseira, sem conservantes. E é fato que as pessoas estão cada vez prestando mais atenção em questões de saúde e meio ambiente ao consumir qualquer produto. Isso quer dizer que a conscientização com temas relacionados ao veganismo, por exemplo, tende a aumentar as vendas de refeições sem ingredientes de origem animal. Isso também se relaciona fortemente com a preferência por sabores naturais. Quanto menos aditivos químicos no prato, melhor. E sabe qual mercado é favorecido com esse fator? O de processos artesanais! As pessoas passam a valorizar ainda mais a produção artesanal de pães, pizzas, bolos, sobremesas e qualquer alimento.

Sustentabilidade

Ainda nessa onda de conscientização, outra tendência que vem chegando para ficar é a preocupação dos clientes com as embalagens dos produtos que adquirem. Então preste atenção nas embalagens dos seus pratos: além de escolher recipientes adequados para o transporte, prefira os de materiais sustentáveis.

Outro fator que envolve a sustentabilidade no consumo é a valorização do comércio local. As pessoas têm preferido fortalecer os pequenos negócios, o que conta pontos para os Chefs locais!

A diminuição das porções também é uma possibilidade que se relaciona com esse tópico, pois evita desperdícios. E no verão as pessoas preferem refeições mais leves, então isso pode unir o útil ao agradável.

Heranças do isolamento social

Muitas pessoas acreditam que a retomada do comércio local será o fim do crescimento do delivery, mas elas estão enganadas. É evidente que a mudança da dinâmica afeta o e-commerce, mas isso não significa que as entregas sofram uma grande queda. O isolamento social trouxe mudanças de comportamento que têm de tudo para se tornarem permanentes. A comodidade, segurança e economia do delivery são prova disso, pois mais do que nunca esses pontos são valorizados pelo consumidor.

E ainda falando sobre as heranças sociais que 2020 e 2021 trouxeram para o ramo alimentício, a mudança dos hábitos de consumo já causou transformações estruturais em indústrias do setor, mais um indício de que algumas novidades vieram para ficar.

Agora que você já aprendeu um pouco do que está guiando as escolhas alimentares de 2022, veja algumas ideias de ingredientes e pratos que você pode apostar para incluir no cardápio neste verão:

  1. Açafrão
  2. Hibisco
  3. Carnes brancas
  4. Banana
  5. Ervas
  6. Cítricos
  7. Macarrão (com opções leves de molho)
  8. Tartare de salmão

Algum desses itens da lista acima já é a sua especialidade? Conte nos comentários qual dos 8 alimentos será a sua principal aposta para bombar no verão 2022! E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.