Ainda não é Chef Apptite? Transforme sua cozinha em seu negócio. Aproveite 30 dias grátis!

Veja como vender no instagram de um jeito simples

como-vender-no-instagram

Você já parou para pensar no quão importante são as redes sociais para impulsionar as suas vendas? Independente da sua área de atuação, hoje em dia, é impossível desvincular suas estratégias de marketing dessas plataformas de comunicação. Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas para te ajudar a como vender no Instagram.

Por que vender produtos gastronômicos no instagram?

Já é costume das pessoas publicarem as fotos de seus pratos e refeições no instagram, mas você sabe por quê isso acontece? Segundo pesquisas, o ato de comer é algo muito social e, por isso, mostrar para as pessoas aquilo que comemos não é mais do que uma necessidade da nossa atual vida em sociedade.

Pensando desta forma, o Instagram já é um ambiente em que estamos acostumados a ver comidas e, inclusive, gostamos de compartilhar nossas experiências gastronômicas. Fato esse que ajuda a impulsionar o mercado para quem pensa em ganhar uma renda extra com venda de comidas nesse canal.

Além disso, a proposta dessa rede social é publicar imagens e memórias, e o que é melhor para despertar o desejo do consumo de um alimento do que uma bela foto do produto? Por essas e outras razões é que o Instagram se torna a plataforma perfeita para você que ama cozinhar e quer investir nesse mercado.

Aproveite também para ler outro artigo disponível em nosso blog sobre como vender comida pela internet e quais as principais dicas para aproveitar corretamente esse nicho que vem crescendo a cada ano. 

Mas, como vender no instagram?

Agora que você já entendeu o impacto dessa rede social, trouxemos algumas dicas para te ajudar a responder o questionamento “como vender comida no instagram?” e descobrir que isso pode ser mais simples do que você imagina.

Tenha um perfil comercial

Essa dica parece simples, mas as pessoas, muitas vezes, se esquecem da importância de separar o perfil pessoal do perfil profissional. E antes mesmo que você pergunte “mas, como montar um insta de comida?” a gente já te passa todos os truques, acompanhe!

A conta comercial vai permitir que você acompanhe as métricas e os níveis de engajamento do seu negócio de uma forma clara. Além disso, é um espaço específico para que você insira suas formas de contato, veja quantas pessoas acessaram seu perfil, publique as fotos dos seus pratos, disponibilize o seu cardápio digital e crie campanhas e anúncios pagos.

Para criar o seu perfil comercial, você precisará seguir alguns passos:

  1. Acesse as configurações do Instagram no perfil do seu restaurante;
  2. Clique na opção “Alternar para perfil comercial”;
  3. Sincronize a conta do Instagram com sua página no Facebook (sim, você precisará ter uma página no Face do seu restaurante para realizar esse passo); 
  4. Insira as informações do seu negócio no campo “Configurar perfil comercial”.

Agora sim, você já pode aproveitar os recursos da conta comercial e gerenciar o seu restaurante, por exemplo, de uma forma muito melhor.

Capriche no conteúdo a ser postado

Estamos falando do ramo alimentício e precisamos levar em consideração a expressão em que se diz que “comemos com os olhos”. Sim, nosso cérebro é atraído, primeiramente, por aquilo que chama atenção, por isso, publicar fotos de qualidade dos seus pratos serão essenciais para ganhar o seu público. 

Dica extra: não se preocupe em ter câmeras profissionais para fotografar os seus pratos. O importante é ser criativo na hora de elaborar os seus cliques, por isso abuse de ângulos diferentes, troque os cenários e pense nos detalhes que farão a composição da sua fotografia.

Além disso, é preciso gerar relevância para os seus consumidores. Sendo assim, não se preocupe em postar somente fotos dos produtos que você vende, mas, sim, conteúdos que estejam relacionados ao seu nicho de atuação e que contem alguma história. Um exemplo, seria criar postagens falando sobre como você montou o seu negócio e o que te motiva a continuar cozinhando e inovando nesse ramo gastronômico. 

Esteja presente e interaja com seus consumidores

Para que o seu restaurante, por exemplo, consiga se destacar, é preciso sair da zona de conforto e realmente explorar as possibilidades que a rede social apresenta. Os seus consumidores precisam entender o seu negócio muito mais do que apenas uma marca que faz produtos alimentícios, é preciso que eles vejam a relevância do seu restaurante no dia a dia de cada um. 

Assim, a melhor forma de fazer isso é criando conexão e se fazendo presente em pequenas ações, como, por exemplo, preparar stories interativos e que gerem conversa com os clientes. E lembre-se de sempre responder e curtir os comentários, além de agradecer pela interação, pois dessa maneira, você consegue demonstrar que seu público é mais importante do que apenas comprando os seus alimentos.

Conheça o seu público

Não adianta nada você querer propor inúmeras interações, se você nem sabe qual é a forma certa de se comunicar com o seu cliente. Por isso, pesquisas de opinião e de mercado são essenciais para entender quais as necessidades dos seus consumidores e como você quer que o seu negócio se posicione no mercado. Assim, você adequar o tom de voz correto, quais os melhores horários para interagir e quais as expectativas do seu público com relação aos seus conteúdos.

Cupons de desconto

Essa também é uma excelente ferramenta para alavancar as suas vendas no instagram, além de também ser uma forma de ter maior engajamento com os seus clientes. Inclusive, é uma maneira de retribuir e fortalecer a relação entre o seu estabelecimento e o cliente. 

Utilize hashtags

No meio digital, além de legendas criativas e que chamem atenção do seu consumidor, você também precisará ficar atento às hashtags. Selecione expressões que tenham relação com o que você vende, especialmente se for algo mais específico no ramo alimentício, pois elas ajudarão que a sua marca e/ou o seu produto sejam encontrados de forma mais fácil por outras pessoas no instagram.

Dica extra: atente-se somente para não utilizar hashtags em excesso e que não tenham relevância com o que você vende.

Invista nas formas de pagamento

Nada melhor do que comprar online em um estabelecimento que ofereça inúmeras formas de pagamento e sem complicações, certo? Por isso, não se esqueça de oferecer mais do que somente o boleto e cartão de crédito, e invista em pagamentos por pix, por exemplo.

De qualquer forma, o importante aqui é deixar bem claro como o seu cliente pode pagar e que ele não encontrará dificuldades no meio do percurso, evitando, assim, frustrações no momento da compra. 

É óbvio que, assim como em qualquer empreendimento, começar a vender comida no instagram irá exigir de você dedicação e estudo sobre a plataforma, para que você consiga atingir bons resultados no mercado em que você escolheu atuar. 

Outra preocupação que, com certeza, surgirá é com as entregas, especialmente, se você for investir em um modelo de negócio em que só haja a opção delivery para o consumo dos seus pratos. E é pensando nisso, que nós da Apptite estamos aqui para ajudar!

Como a Apptite contribui com meu negócio no instagram?

Ter a sua loja para vender comidas no insta envolve muito mais do que postar fotos bonitas dos seus pratos. Além de todas as dicas que passamos anteriormente, você também precisa se preocupar em como administrar toda a logística das entregas, se estará inserido em outras plataformas de delivery e como você organizará todas as demandas.

É a partir dessas necessidades que a Apptite consegue tornar o seu negócio muito mais assertivo. Nós nascemos para facilitar a sua gestão e deixar que você se preocupe somente com aquilo que mais ama fazer: cozinhar!

Ao se cadastrar em nosso site, você garante a sua própria loja na internet para vender além dos apps, uma  gestão eficiente dos pedidos nos principais apps de delivery em um lugar só, e ainda consegue ser destaque nas buscas no google na sua região. Tudo isso sem precisar aumentar seus custos.

Além disso, você contará com toda logística de entrega, oferecerá todos os meios de pagamento online e estará nos principais apps de delivery com a força de uma rede, contanto com taxas diferenciadas! É ou não é uma proposta incrível para crescer nesse mercado tão concorrido? 

Comece agora mesmo!

Não perca tempo e coloque a mão na massa. O primeiro passo para atingir o sucesso nesse ramo é investir o seu tempo e a sua dedicação no projeto. As redes sociais têm se tornado aliadas cada vez mais fortes para as estratégias de mercado, por isso, abuse das ferramentas disponíveis!

Esperamos que com essas dicas você se sinta mais preparado para começar a vender no instagram. Conte com a gente para o que precisar nesse processo, temos certeza de que o seu estabelecimento fará muito sucesso, inclusive nas principais plataformas de delivery. Em nosso blog, você poderá encontrar outros artigos para entender mais sobre dicas para entrar nesse universo gastronômico. Aproveite também para nos acompanhar e não deixe de seguir nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.