Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Top 5 dicas de Food Styling

O food styling vai muito além de uma foto bonita, é a arte de contar uma história com a comida, valorizar seus ingredientes, processos, o Chef por trás da criação do prato e transmitir emoções e sensações. <3

Já diz o ditado: “Se come primeiro com os olhos” 😉

No dia mundial da fotografia, convidamos o Food Stylist, fotógrafo e blogger, Vini Ferreira da @cookterapiabr, para contar um pouco mais sobre esse universo e dar dicas de como fazer fotos incríveis dos seus pratos favoritos.


img_7998.jpg

Vini Ferreira
@cookterapiabr
Food Stylist e Fotógrafo

“Fotografar comida quando se tem um acervo de peças e elementos, uma câmera profissional e o domínio da luz é, vamos dizer, mais “fácil”. Mas nem sempre eu tive tudo isso nas mãos, principalmente no começo. E aprendi alguns truques que fazem a diferença e que ajudam e muito qualquer um a fotografar lindos pratos com pouco, ou quase nada. E são essas dicas de food styling e fotografia que eu, Vini Ferreira, do @cookterapiabr, vou dar hoje aqui no blog do Apptite em homenagem ao Dia Mundial da fotografia, comemorado nesta quarta-feira 19 de Agosto!”

1.Aposte nos ingredientes do próprio prato

Todo prato handmade é preparado com ingredientes escolhidos com muito carinho por seus Chefs. E se há tanto carinho assim no processo de cocção, porque eles também não podem estrelar a fotografia? Eu adoro usar todos os elementos que estão presentes no prato em diversos estágios. Por exemplo: Uma torta de chocolate! Que tal trazer o ingrediente em diversas texturas e formatos? Na produção que fiz especialmente para o Apptite, por exemplo, usei chocolate em pedaços, aqui cortados grosseiramente, em pó para fazer uma “sujeira” bonita e derretido. Essa composição chama a atenção e mostra trabalho, dedicação e domínio do elemento principal daquele prato. Além de deixar lindo!

Torta Supreme de Chocolate da Chef Viviana Moreira
Fotos por: Vini Ferreira @cookterapiabr

2.Use o que você tem em casa e no guarda-roupas

Esqueça a ideia de reproduzir aquelas fotos lindas do Pinterest. Elas são bem-vindas para te inspirar, e não para te desmotivar porque você não tem a louça X, o fundo Y ou o guardanapo de tecido Z. Paninhos bagunçados são ótimas saídas para criar o efeito de sombra e luz, e se você não tem guardanapos de tecido, não se preocupe, abra seu guarda-roupas. Meu cardigans, tricôs e até toalhas de rosto, por exemplo, já estrelaram muitas das minhas fotos rs! Livros antigos, peças decorativas e até vasos de plantas fazem muito sentido nas composições de food styling. Nunca se esqueça que a ideia é sempre contar uma história, seja do prato, do fotógrafo ou do Chef. E a sua casa pode sim fazer parte da sua fotografia.

3. Tenha sempre glicerina e óleo em casa

Tenho uma péssima notícia para te contar: muitas das comidas fotografadas que você vê na internet acabam não sendo provadas depois. Algumas pelo excesso de manipulação, que pode ser um risco à saúde dos envolvidos, outras pelos famosos truques que damos. E um que queria compartilhar é: glicerina ou óleo de cozinha para deixar, por exemplo, a carne brilhante, parecendo que saiu da grelha naquele minuto. Uma pincelada em chocolates também pode ajudar a ter aquele ovo de páscoa brilhante no seu clique. E por falar em chocolate, uma dica bônus: use sempre luvas ao manuseá-los. Na verdade use luvas sempre que mexer com comida, mas principalmente com chocolates, eles pegam impressões digitais e manchas muito fáceis.

4. Já pensou em usar desodorante para fotografar bebidas?

Um clique nem sempre sai de uma vez e de forma rápida. Aliás, quase nunca. E quando vamos fotografar bebidas geladas, isso se torna um problema. Uma dica é usar desodorante para “suar” o copo e colocar bebida em temperatura ambiente dentro. Isso evita que você tenha um copo escorrido depois de alguns segundos, e ao mesmo tempo garante que você tenha uma foto de um drink “gelado”.

5. Abra as janelas e portas

Como disse lá no começo, domínio da luz é fundamental para ter uma boa foto. E dominar não quer dizer comprar a melhor luz do mercado. E sim saber usar a luz natural da melhor forma. Quem estiver começando, minha dica é pegar o amanhecer e ir até, no máximo 9h30 (dependendo de onde você estiver). Essa é a luz mais difusa e linda que se tem. Depois deste horário, o risco de você ter sombras muito rígidas e duras são grandes. O fim da tarde também pode ser usado, mas lembrando que o alaranjado domina neste horário, o que pode prejudicar na cor da sua foto se não for a sua ideia.

E aí, vai tentar? Compartilhe com os amigos e tente usar pelo menos uma dessas dicas para Instagramar uma foto incrível!
Marque o @apptite_br e a @cooketerapiabr para repostarmos! 😉