Ainda não é Chef Apptite? Transforme sua cozinha em seu negócio. Aproveite 30 dias grátis!

Receitas de família – a importância social desses verdadeiros tesouros

A família é parte essencial na formação de diversos traços da nossa identidade, e isso inclui o gosto pra comida. De acordo com os sabores apresentados durante a infância, são desenvolvidas preferências e descobertas as receitas que agradam ou desagradam o nosso paladar.

Muitas vezes, também é nesse período que intolerâncias são diagnosticadas e, consequentemente, receitas são adaptadas para suas versões sem glúten ou sem lactose, por exemplo.

Como falamos neste post sobre memória gustativa, é também nessa fase da vida em que muitas dessas lembranças afetivas são geradas e armazenadas em nosso cérebro, causando aquelas sensações de saudosismo que conhecemos bem e sentimos ao ouvir falar daquele bolinho de chuva ou qualquer prato que é a cara daquele parente que comanda ou comandava a cozinha.

A receita da avó é mais gostosa!

Essa importância do paladar em tantos aspectos que vão além do sustento nutricional geraram a necessidade da criação dos livros de receitas familiares, que são (ou eram) armazenados por décadas e passados de geração em geração pra que aquele sabor típico do almoço aos domingos ou da sobremesa feita em toda data comemorativa não se perca no tempo.

Pode até ser que esse hábito tenha se tornado obsoleto, afinal, os costumes mudam e a sociedade se transforma constantemente. Mas não podemos negar que essa prática é uma evidente maneira de entender o valor que uma refeição caseira pode carregar, quando tem, entre seus ingredientes, aquele toque especial chamado “aconchego”.

Por ser uma tradição muito antiga e popular, não temos muitos indícios da origem desse costume, mas o importante é adaptar o antigo livro de receitas da família para os dias de hoje. Afinal, essa é uma excelente forma de criar um legado e até mesmo novas maneiras divertidas de passar tempo em família – garantimos que arrumar toda a bagunça depois valerá a pena.

Os frutos que tais registros podem render

Em certos casos, esses livros com as “receitas secretas” dos antepassados foram os principais responsáveis pela inauguração de estabelecimentos gastronômicos. Alguns sabores são bons demais pra ficarem guardados!

Isso é incrível, não é? É a comprovação da importância social que a comida de verdade tem.

Como identificar a importância dessa tradição nos dias de hoje?

As receitas de família explicam a valorização da comfort food ou culinária afetiva – termos que cada vez mais ganham espaço no universo culinário – pois são justamente a origem da relação dos alimentos com esse sentimento de carinho tão grande. Lembra daquela canja de galinha preparada pela sua mãe ou avó, sempre que você pegava um resfriado?

Se você não tem nenhum registro dos sabores típicos preparados pela sua família (ou se simplesmente quer renovar o paladar, preservando o gostinho de receita caseira), que tal começar a criar suas próprias receitas e registrar o passo a passo pra deixar de herança?

Além de deixar a sua marca na história da família, esse novo hobby contribui demais pra criar e manter uma relação saudável e amorosa com a comida. Caso você tenha crianças em casa, é muito legal introduzi-las no processo – lembra do começo do texto? É nesse período que os laços mais fortes são estabelecidos.

Mas é possível ter a mesma experiência das receitas de família pedindo comida em delivery?

Aqui no Apptite, nós valorizamos, tanto quanto você, o afeto na hora de cozinhar e acreditamos que uma refeição nunca é “apenas” mais uma refeição. Por isso, contar com aquele sabor artesanal faz toda a diferença na nutrição do corpo e da alma!

Ao pedir qualquer especialidade dos nossos Chefs, você pode ter certeza que o afeto é essencial em todas as etapas da produção dos pedidos e os pratos chegam até você como se tivessem saído do forno da sua casa!

Agora, dá uma olhada nessa lista de sugestões de sabores bem caseiros (e gourmet ao mesmo tempo) pra servirem de inspiração na sua criação de uma nova tradição familiar:

  1. Panqueca da Vovó, por Chef Felipe Oria – Pinheiros

Panqueca da Vovó (carne, azeitona e ovo), por Chef Felipe Oria - PinheirosPanqueca da Vovó (carne, azeitona e ovo), por Chef Felipe Oria – Pinheiros

2. Pão brioche caseiro, por Chef Francisco (soutocafé)

PÃO BRIOCHE CASEIRO, por Chef Francisco (soutocafé)PÃO BRIOCHE CASEIRO, por Chef Francisco (soutocafé)

3. Pizza Caseira de Calabresa, por Chef Renata Gouveia – Perdizes

Pizza Caseira de Calabresa, por Chef Renata Gouveia - PerdizesPizza Caseira de Calabresa, por Chef Renata Gouveia – Perdizes

4. Bolinho de Chuva, por Chef Silvia Lindner

Bolinho de Chuva, por Chef Silvia LindnerBolinho de Chuva, por Chef Silvia Lindner

5. Bolo de Fubá com Goiabada, por Chef Cesar Carvalho / Espaço Caseiro

Bolo de Fubá com Goiabada, por Chef Cesar Carvalho / Espaço CaseiroBolo de Fubá com Goiabada, por Chef Cesar Carvalho / Espaço Caseiro

6. Arroz Doce da Vovó, por Chef Ana Minerbo

Arroz Doce da Vovó, por Chef Ana MinerboArroz Doce da Vovó, por Chef Ana Minerbo

7. Bolo de Rolo Tradicional, por Chef Muryel Chalegre

Bolo de Rolo Tradicional, por Chef Muryel ChalegreBolo de Rolo Tradicional, por Chef Muryel Chalegre

Gostou? Qual sabor tem mais a ver com a sua família? Os comentários estão abertos, aguardando sua opinião e quem sabe, a receita que é especialidade aí na sua casa!

Se você quer saber mais sobre como nós do Apptite conseguimos transportar em delivery todos esses sentimentos e experiências, siga a gente nas redes sociais e continue acompanhando os nossos conteúdos, eles são feitos especialmente pra você! Facebook | Instagram | LinkedIn.