Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Principais dicas de como colocar meu restaurante no Google

Hoje em dia, garantir a visibilidade do seu negócio é sinônimo de estar presente na internet. Sem isso, você não consegue efetivamente participar do dia a dia do seu consumidor e, muito menos, aumentar sua participação de mercado. Pensando nisso, caso você se questione “como colocar meu restaurante no google?”, nós separamos dicas essenciais que vão te ajudar.

A importância de colocar o seu negócio na era digital

Ter o seu negócio na era digital significa adotar inúmeras práticas que otimizem resultados, torne-o mais moderno e se adequem às novas necessidades dos consumidores, além de se fazer presente nas redes sociais e nas principais plataformas de pesquisa, como o Google.

Inclusive, para você que tem um restaurante e trabalha com a venda de comidas, uma dica para se adequar à nova realidade é criar o seu cardápio digital. As vantagens são inúmeras e, com certeza, você tornará mais fácil o acesso ao seu produto.

De acordo com estudos, as pesquisas na internet se tornaram ferramentas essenciais e decisivas na jornada de compra do consumidor, representando 93% dos brasileiros. 

Ainda sobre o estudo, dessas pessoas que fizeram compras em lojas físicas nos últimos 12 meses, 19% pesquisaram primeiro no Google, enquanto 12% buscaram em marketplaces, como Magazine Luiza, Americanas, entre outros. Já na terceira opção mais respondida (10%) aparecem como meios de pesquisa os buscadores de imagens, como o Google imagens, por exemplo. 

Além disso, outro dado importante avaliado, foram os temas mais pesquisados, sendo eles: eletroeletrônicos, alimentação, moda e entretenimentos, com 53%, 48%, 47% e 41% das pesquisas, respectivamente. 

Pesquisas no Google e Pesquisas locais, você sabe a diferença?

Para que o seu negócio ganhe destaque diante dos concorrentes, é preciso que ele esteja bem posicionado na web. E há duas formas de fazer isso: adequando às buscas orgânicas e otimizando o algoritmo da busca local do Google.

Como sabemos, as razões para se abrir um mecanismo de busca são inúmeras, especialmente para encontrar algo do seu interesse. Em boa parte das vezes, o intuito é encontrar um estabelecimento, como é o caso quando estamos em viagem e queremos buscar um restaurante ou loja, e pesquisamos:

  • comida vegana na Vila Mariana SP;
  • bar em Botafogo RJ;
  • pizzaria em Nova York.

Há ainda outro modelo de pesquisa para quando você deseja encontrar um estabelecimento ou serviço bem próximo do local onde você se encontra, como por exemplo: 

  • sushi perto de mim;
  • feijoada delivery perto de mim; 
  • marmitas fitness a 1 Km;
  • bares neste bairro. 

Em todos esses exemplos, o grande “segredo” é o direcionamento feito pelo Google para o algoritmo de busca local. Assim, a partir de expressões como “perto de mim” ou “neste bairro”, além de outros termos que indiquem proximidade, é possível entregar ao usuário resultados de estabelecimentos realmente próximos a ele.

Isso explica a razão pela qual encontramos dados como esses:

  • 50% das pessoas que fizeram uma busca de local no celular foram ao estabelecimento naquele mesmo dia;
  • 18% das pesquisas locais feitas em mobile levam a uma venda em um dia;
  • 50% dos usuários que fazem busca de negócios locais em smartphones procuram dados como o endereço de um estabelecimento.

Registre seu negócio no Google Meu Negócio

O Google também usa a base de dados do Google Meu Negócio para listar empresas locais relevantes. No seu cadastro é possível informar uma ampla gama de dados que também serão utilizados em outros aplicativos, como o Waze. E é aqui que a mágica acontece! Vamos entender mais sobre essa ferramenta. 

Dicas de como colocar meu restaurante no Google

Voltando ao Google, você sabe qual a importância de inserir o seu restaurante na plataforma Google Meu Negócio? Ao procurar por um segmento gastronômico, como uma hamburgueria, no Google, você terá acesso a inúmeros estabelecimentos que se enquadram na sua pesquisa, de acordo com o seu posicionamento geográfico. 

Dessa forma, quando seu restaurante está cadastrado no Google Meu Negócio, você terá o seu negócio divulgado de maneira correta, potencializando a sua visibilidade e, por consequência, as suas vendas. 

Agora que você já entendeu a relevância desta ferramenta, vamos às dicas e ao passo a passo de como cadastrar o seu restaurante. 

Passo 1

Acesse a página do Google Meu Negócio e faça o login utilizando sua conta do Google. E caso ainda não tenha um Gmail, será necessário criá-lo. 

Passo 2

Agora é hora de realmente cadastrar o seu negócio, adicionando o endereço, a categoria da empresa, nesse caso, “restaurante” e outras informações relevantes. 

Passo 3

Nesta etapa, você deverá confirmar todas as informações inseridas por você, além de autorizar e concordar com os termos de uso. Após isso, em até 15 dias, você receberá pelo correio uma carta com um código para confirmar a sua caixa postal. 

Passo 4

Assim que receber o seu código, é preciso que você confirme o local do seu restaurante, seguindo o passo a passo apresentado na carta recebida junto ao código. 

Passo 5

Agora que seu negócio já foi criado, você só precisa adicionar informações finais a ele, como fotos, horário de atendimento, o que seu estabelecimento oferece, entre outras questões relevantes e que despertem o interesse do seu público. 

E para facilitar ainda mais nesse processo e ajudar você a cadastrar o seu restaurante de um jeito rápido, temos um vídeo no nosso canal do YouTube com um tutorial simples de como criar o seu Google Meu Negócio.

Além disso, é preciso que as informações inseridas na plataforma estejam sempre bem atualizadas para que os seus clientes tenham sempre os dados corretos do seu restaurante. Sendo assim, pensando em uma maneira de também otimizar o seu tempo e tornar o processo simples, temos outro tutorial em nosso canal no YouTube sobre como manter o seu Google Meu Negócio atualizado. Acesse e confira! 

E você, está pronto para aumentar sua presença digitalmente?

O meio digital, de forma geral, é uma ferramenta essencial para o seu sucesso, bem como suas práticas com o marketing digital, presença nas redes sociais e nas plataformas de delivery. E você sabia que a Apptite pode te ajudar com tudo isso? 

Nossa plataforma foi desenvolvida para que você transforme a sua cozinha em um negócio de muito sucesso! Uma ferramenta para que você faça a gestão centralizada dos pedidos de diferentes canais de venda como Ifood e Rappi, gerencia seu estoque e horário de atendimento em um único local, além de garantir uma logística integrada, facilitando o dia a dia do seu restaurante e tornando possível que você se concentre no que faz de mais incrível: cozinhar!

Para saber mais sobre nossa plataforma, acesse o site e descubra tudo sobre as vantagens de se tornar um Chef Apptite

O que você está esperando para cadastrar o seu negócio no Google?

Como dissemos em momentos anteriores, estar presente no Google significa potencializar o seu negócio, aumentando as chances do seu público encontrar o seu restaurante. Esperamos que com esse conteúdo, você tenha conseguido responder a dúvida “como colocar o meu restaurante no Google” e agora saiba o passo a passo para garantir maior visibilidade do seu negócio. Além, é claro, de contar com a Apptite para otimizar o gerenciamento da sua loja digital. Acesse nosso blog para conferir outros conteúdos relevantes sobre o mundo da gastronomia e aproveite também para nos acompanhar e nos seguir em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.