Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Os benefícios do Leite Vegetal…

exc-5e42ec456e34a92a4b7cedb4

Incluir o leite vegetal na dieta é uma ótima forma de melhorar sua saúde, sendo você vegano ou não. Eles são ricos em nutrientes, vitaminas e ajudam no bom funcionamento do corpo, principalmente para aqueles que têm problemas digestivos ou infecciosos.

As Chefs Manu & Carol que possuem um cardápio de doces veganos, iogurtes e leites vegetais contaram um pouco sobre esse universo além de passarem uma receita para você fazer seu próprio leite vegetal em casa!

“O leite vegetal é muito mais nutritivo que o leite de vaca. Os leites de castanhas e amendoim são ricos em gorduras boas e proteínas de origem vegetal. O ideal é consumir leites feitos com apenas dois ingredientes. Para quem quer economizar ou consome pouca quantidade de leite, nossa dica é preparar em casa um leite de amendoim prático utilizando a pasta de amendoim integral.”

Leite Vegetal

·         75g castanhas ou amendoim

·         500ml água

1.       Se estiver usando castanhas ou amendoim in natura, deixe de molho por pelo menos 12 horas para retirar seus antinutrientes e facilitar o processamento. Depois de 12 horas, escorra as castanhas e descarte a água do demolho. Caso não dê tempo de demolhar, cozinhe-as por 15 minutos em água fervente e descarte a água da fervura. É possível fazer leites com castanha crua, mas o rendimento é menor e a tendência é sobrar mais polpa.

2.       Coloque as castanhas hidratadas em um liquidificador com cerca de 1/3 dos 500ml de água – somente o suficiente para cobrir. Deixe bater até formar uma pasta lisa. Adicione o restante da água e bata novamente.

3.       Coe o leite vegetal com um voal despejando o líquido e espremendo bem até retirar todo o “leite”. Guarde o resíduo que sobrar no coador (a polpa da castanha) para outras receitas. Caso vá demorar para usar, seque o resíduo no forno baixo e use como farinha – terá mais fibras e menor teor de gordura.

 O leite vegetal deve ficar sob refrigeração e ser consumido em até 3 dias. Uma boa dica é adicionar menos água e coar seu leite bem grosso. Se ficar muito grosso, basta adicionar mais água ao leite coado para diluir. Caso tenha ficado muito líquido, bata com mais castanhas e coe novamente.

Para um leite mais prático, substitua as oleaginosas inteiras por 100g de pasta de amendoim ou castanha. Bata com a água filtrada e seu leite está pronto, sem coar. Saborize seu leite com cacau, tâmaras, baunilha e especiarias, se desejar, depois de coado.

RENDIMENTO: 500ml

ARMAZENAMENTO:  Geladeira

VALIDADE: 3 dias em garrafa fechada.

Chefs Manu & Carol | Holy Café

“Somos as chefs do Holy Café, uma cafeteria 100% vegana/plant-based, especializada em sobremesas e salgados sem trigo, sem leite e sem ovo. Não usamos açúcares refinados e buscamos as melhores opções em termos de nutrientes para criar nossas delicias!”.