Ainda não é Chef Apptite? Transforme sua cozinha em seu negócio. Aproveite 30 dias grátis!

O que você precisa saber para investir em brigadeiro para vender?

brigadeiro-para-vender

Você já parou para pensar na possibilidade de ganhar dinheiro com docinhos para vender? Pode parecer algo “bobo” ou “simples”, mas este mercado vem ganhando muita força, principalmente quando pensamos em brigadeiro para vender. Por isso, se você se imagina nesse ramo, vamos te contar todas as dicas para ter sucesso com o seu negócio.

Por que optar por brigadeiro para vender?

Além de ser um dos doces mais populares do Brasil, é também um dos mais tradicionais do país. Quem aí não ama um bom brigadeiro, não é mesmo? Outro ponto importante, é que o consumo de doces também aumentou muito desde o início da pandemia, o que possibilitou a exploração desse mercado de doces de uma forma mais intensa. 

A possibilidade de lucro neste ramo é bastante vantajosa, contudo, assim como em qualquer outro setor, é preciso que você se empenhe e busque se especializar e se diferenciar no ramo. Até mesmo porque, as receitas de brigadeiro tradicional são simples, mas o que você pode fazer para incrementá-la? Já pensou sobre os brigadeiros gourmet?

São questionamentos como esses que podem te direcionar a um caminho mais certeiro nas vendas dos docinhos. Claro que você também precisará investir em materiais e ingredientes de qualidade, por isso, vamos te mostrar o que você precisa para começar as suas produções. 

Receita de Brigadeiro Gourmet 

Para fazer brigadeiro, muito provavelmente você já terá em casa a maioria dos utensílios que serão utilizados. Por isso, seus maiores gastos serão com os ingredientes, que, sem sombra de dúvidas, precisam ser de qualidade para que o seu produto se destaque. Os materiais usados são:

  • Um panela leve para preparar o doce;
  • Espátula de silicone;
  • Forminhas de brigadeiro;
  • Touca e luvas para manter a higiene durante a produção.

E para te ajudar nesse momento e garantir que você tenha mais inspiração em seus momentos culinários, trouxemos duas receitas de brigadeiros deliciosos que vão fazer você se apaixonar por esses docinhos.

Brigadeiro Gourmet de Chocolate Belga

Ingredientes:

  • Uma lata de leite condensado;
  • 2 gemas;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 100 gramas de chocolate belga ao leite;
  • Raspas de chocolate para confeitar.

Modo de preparo: 

Coloque o leite condensado juntamente com todos os ingredientes à panela e leve ao fogo baixo. Certifique-se de mexer sem parar até desgrudar do fundo da panela. Depois, transfira a massa para um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar completamente. Após isso, basta enrolar os brigadeiros e cobri-los com as raspas de chocolate.

Dica extra: você pode substituir as 100 gramas de chocolate belga por 100 gramas de chocolate branco à sua escolha. Dessa forma, você cria uma receita de brigadeiro branco gourmet, que também agrada inúmeras pessoas. 

Brigadeiro Gourmet de Morango

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de achocolatado de morango;
  • Uma lata de leite condensado;
  • 20 gramas de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • Açúcar refinado ou de confeiteiro para decorar.

Modo de preparo: 

O processo é exatamente o mesmo que o anterior. Misture todos os ingredientes na panela, leve ao fogo baixo, espere até dar o ponto certo e depois passe para um refratário para deixar a massa esfriar por completo. Depois, é só começar a enrolar os brigadeiros e confeitar com o açúcar refinado ou de confeiteiro. 

Agora que você já viu algumas receitas, talvez uma outra dúvida que esteja passando pela sua cabeça nesse momento seja: “qual o tamanho de um brigadeiro para vender?” e é exatamente sobre isso que falaremos a seguir.

Tamanho ideal dos brigadeiros

Aqui precisamos diferenciar duas coisas, caso você pretenda vender seus brigadeiros de forma unitária, o ideal é que eles tenham em torno de 20 gramas. Mas, caso sua intenção seja preparar docinhos para festas, o tamanho pode variar de 16 a 17 gramas. 

Para alcançar esses pesos e tamanhos corretos, temos duas formas principais: utilizar uma balança para pesar os brigadeiros, forrando o aparelho com filme plástico ou optar por uma concha medidora para doces, que pode ser encontrada nas medidas:

  • 3 cm para brigadeiros de 20 gramas ou até 30 gramas com a concha cheia;
  • 3,5 cm para os brigadeiros de 35 gramas ou até 45 gramas com a concha cheia;
  • 4 cm para os de 30 gramas, chegando até 50 gramas com a concha cheia.

E como calcular o valor de um brigadeiro para vender?

Antes de mais nada, é preciso que você tenha em mãos os gastos com cada ingrediente utilizado e cada utensílio que precisou ser comprado para as suas produções. Depois é o momento de calcular qual foi o custo unitário do brigadeiro, utilizando o seguinte cálculo:

  • A soma dos valores dos ingredientes para fazer uma receita divida pela quantidade de doces feitos. 

Vamos entender melhor com um exemplo: se você gastou 30 reais para produzir 60 brigadeiros, o valor de cada um deles é de R$0,50, ou seja, 30/60 = 0,50.

É claro que você também não pode se esquecer dos gastos com as contas básicas, como luz, água e gás e por isso, nossa dica é acrescentar mais 10% para esses custos. Além disso, você também deve se lembrar de acrescentar o valor da sua mão de obra, que pode variar de 20% a 30%. 

Por fim, mas não menos importante, temos também a pesquisa de mercado. Ela é essencial para que você esteja ciente dos valores dos concorrentes e para que você não corra o risco de cobrar nem muito a mais e nem muito a menos do que os outros empreendedores estão cobrando.

Além disso, para te ajudar ainda mais, temos em nosso blog, um artigo sobre como calcular o CMV (Custo de Mercadoria Vendida). Acesse e confira! 

O que falta para começar o seu negócio de brigadeiros?

Além de força de vontade, dicas para acertar o tamanho e como calcular o valor dos seus docinhos, é muito importante pensar na logística do seu trabalho, em quais plataformas você pode vender e como você trabalhará a comunicação da sua marca para os seus consumidores. 

Para a sua alegria, nós da Apptite podemos contribuir em cada uma dessas etapas e transformar o seus dotes culinários em um negócio de brigadeiro para vender de muito sucesso. Quer saber mais? Então acesse nosso site e descubra sobre nossa plataforma integrada e todos os benefícios de se tornar um Chef Apptite! Podemos ajudar a facilitar o seu sonho de empreender no universo gastronômico.