Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Marmita low carb: o delivery como aliado da alimentação funcional

No dia a dia, nem sempre dá tempo de preparar o almoço ou o lanche. Quando se está fora de casa, uma alternativa é recorrer aos restaurantes, o que, com o tempo, pode pesar no orçamento (ou na balança, se o consumidor não resistir às variedades do buffet) e cair na rotina.

Para variar, economizar, ou seguir a dieta: a marmita é a amiga do almoço no escritório, da merenda na escola e do lanchinho na academia.

Já falamos um pouco sobre marmitas e utensílios para transporte de alimentos prontos para consumo (veja nosso post sobre obentô), mas em tempos de home office (home gym, home school, home-tudo!) nossas combuquinhas estão tirando férias no armário. E se, com o delivery, a comida vem fresquinha, então, por que pedir marmitas?

Porque não é todo dia que conseguimos arrumar tempo para fazer compras, selecionar os ingredientes e preparar refeições variadas. Às vezes, os afazeres são tantos que só nos lembramos do horário da refeição pelo aviso de cupom de desconto dos apps.

É nessa hora que você precisa ser firme: nada de cair em tentações baratas, no junk food e nos ultraprocessados!

Para isso, ter no congelador opções de refeições saudáveis, que estejam de acordo com sua dieta, é ótimo! Você só precisa descongelar uma porção e pronto, almoço na mesa!

Ainda bem que o Apptite é aliado do seu “Projeto Verão”, além de ser incentivador da mudança de vida motivada pela reeducação alimentar. Sabemos que alimentação do dia a dia tem que ser funcional e vemos crescer o interesse por dietas low carb, para alcançar objetivos estéticos e de saúde. Não à toa temos categorias inteiras destinadas a marmitas e kits de refeições prontas no estilo low carb e funcional.

Então, vamos juntar o útil ao agradável: falar sobre comida prática e nutritiva, para um estilo de vida saudável em todos os níveis.

O que é alimentação funcional?

Com certeza você já ouviu falar (e muito!) sobre alimentos funcionais. “Funcional” é todo alimento que oferece benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. São ingredientes pouco ou não processados, integrais.

O consumo de alimentos funcionais está atrelado à redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes.

Para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los de maneira regular,
incluindo, principalmente, vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação.

É bem provável que você alcance objetivos específicos, como atingir um determinado percentual de gordura ou certas medidas, se seguir à risca, por um curto período, dietas mirabolantes. Mas o foco da alimentação funcional é outro: a reeducação alimentar, um caminho saudável a longo prazo.

Todo mundo sabe que é muito difícil viver sem consumir doces, frituras, álcool… mas é totalmente possível traçar um plano para a maioria das refeições, tendo em mente o que é habitual, e não no que é pouco frequente.

Low carb por quê?

A alimentação low carb foca na redução da ingestão de carboidratos, já que eles, depois da digestão, são transformados em glicose, o que estimula o acúmulo de gordura.

Uma dieta nesse molde prioriza carnes (principalmente de peixe e frango), frutas menos doces (aquelas com baixo índice glicêmico), como abacate, morango, amora, framboesa, acerola, limão, coco e maracujá, além de oleaginosas, derivados do leite e gorduras boas.

No caso das frutas, vale optar, sempre que possível, pelo consumo integral, com casca, evitando os sucos, que contêm poucas fibras alimentares, pois quando trituramos a fruta, as fibras são rompidas, e a frutose do suco acaba sendo liberada de forma mais rápida, podendo provocar picos de insulina no sangue.

As raízes e tubérculos também entram no cardápio, mas o ideal é preferir as com maior teor de fibra e baixo índice glicêmico, ou seja, que liberam a glicose progressivamente na corrente sanguínea: batata-doce, abóbora, inhame e cará.

Priorizar os carboidratos integrais, como os do arroz integral, e reduzir os refinados, como arroz branco, massas brancas, doces, refrigerantes e alimentos processados, tem como objetivo evitar o ganho de peso. Por conta disso, essa dieta pode ser uma boa alternativa para quem precisa controlar a glicose no sangue, caso dos diabéticos, por exemplo. A redução dos carboidratos faz ainda com que o corpo tenha que utilizar a gordura como fonte de energia, processo que não só reduz o tecido adiposo como diminui o apetite.

Vale lembrar que a low carb, assim como outros tipos de dietas, é um tipo de estratégia que deve ser acompanhada por um profissional, podendo ser indicada para alguns casos específicos, por conta de patologias ou não.

Top 5 – alimentos essenciais para uma marmita de sucesso

Veja só a lista que nossa nutri, Caroline Vilares, indicou com alimentos ideais para compor uma marmitinha funcional low carb.

  1. Legumes cozidos.

  2. Verduras refogadas.

  3. Proteínas animais magras (carne, frango ou peixes).

  4. Proteínas vegetais (feijão, lentilha, grão-de-bico, quinoa, soja).

  5. Fibras (linhaça, chia, gergelim).

Do Apptite para você

Aqui no Blog Apptite, nós damos dicas e também indicamos opções que você só encontra em nosso app.

Confira algumas delas e peça sempre! Experimente até encontrar seu estilo preferido, siga o cardápio da nutri, se abra para novas variedades… Você já sabe: as possibilidades são muitas!

Aproveite para explorar a categoria Healthy Food. E, para incentivar você a ter refeições saudáveis sempre à mão, nas categorias Kits e Combos Congelados e Marmitinhas Congeladas você tem frete grátis até 10km! É para abastecer o congelador!

combo oria.jpg

COMBO FIT / LOW CARB – 6 pratos
Chef Felipe Oria
EU QUERO!

card semanal.jpg

Cardápio Semanal (10 pratos-frescos)
Chef Tassi Oliveira
eu quero!

Combo Low Carb 05.jpg

Combo Low Carb 05
Chef Renata Rosado
eu quero!

Chef Dani Limão - MNZ.jpg

Kit 7 Marmitinhas 350g – Sem Glúten e Lácteos
Chef Dani Limão – MNZ
eu quero!

Saiba mais sobre alimentação low carb e funcional em:

https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-low-carb-veja-como-funciona-e-quais-alimentos-sao-permitidos.htm

https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/420-alimento-funcionais