No dia a dia, nem sempre dá tempo de preparar o almoço ou o lanche. Quando se está fora de casa, uma alternativa é recorrer aos restaurantes, o que, com o tempo, pode pesar no orçamento (ou na balança, se o consumidor não resistir às variedades do buffet) e cair na rotina.
Veja também:
Para variar, economizar, ou seguir a dieta: a marmita é a amiga do almoço no escritório, da merenda na escola e do lanchinho na academia.
Já falamos um pouco sobre marmitas e utensílios para transporte de alimentos prontos para consumo (veja nosso post sobre obentô), mas em tempos de home office (home gym, home school, home-tudo!) nossas combuquinhas estão tirando férias no armário. E se, com o delivery, a comida vem fresquinha, então, por que pedir marmitas?
Porque não é todo dia que conseguimos arrumar tempo para fazer compras, selecionar os ingredientes e preparar refeições variadas. Às vezes, os afazeres são tantos que só nos lembramos do horário da refeição pelo aviso de cupom de desconto dos apps.
É nessa hora que você precisa ser firme: nada de cair em tentações baratas, no junk food e nos ultraprocessados!
Para isso, ter no congelador opções de refeições saudáveis, que estejam de acordo com sua dieta, é ótimo! Você só precisa descongelar uma porção e pronto, almoço na mesa!
Ainda bem que o Apptite é aliado do seu “Projeto Verão”, além de ser incentivador da mudança de vida motivada pela reeducação alimentar. Sabemos que alimentação do dia a dia tem que ser funcional e vemos crescer o interesse por dietas low carb, para alcançar objetivos estéticos e de saúde. Não à toa temos categorias inteiras destinadas a marmitas e kits de refeições prontas no estilo low carb e funcional.
Então, vamos juntar o útil ao agradável: falar sobre comida prática e nutritiva, para um estilo de vida saudável em todos os níveis.
O que é alimentação funcional?
Com certeza você já ouviu falar (e muito!) sobre alimentos funcionais. “Funcional” é todo alimento que oferece benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. São ingredientes pouco ou não processados, integrais.
O consumo de alimentos funcionais está atrelado à redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes.
Para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los de maneira regular,
incluindo, principalmente, vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação.
É bem provável que você alcance objetivos específicos, como atingir um determinado percentual de gordura ou certas medidas, se seguir à risca, por um curto período, dietas mirabolantes. Mas o foco da alimentação funcional é outro: a reeducação alimentar, um caminho saudável a longo prazo.
Todo mundo sabe que é muito difícil viver sem consumir doces, frituras, álcool… mas é totalmente possível traçar um plano para a maioria das refeições, tendo em mente o que é habitual, e não no que é pouco frequente.
Low carb por quê?
A alimentação low carb foca na redução da ingestão de carboidratos, já que eles, depois da digestão, são transformados em glicose, o que estimula o acúmulo de gordura.
Uma dieta nesse molde prioriza carnes (principalmente de peixe e frango), frutas menos doces (aquelas com baixo índice glicêmico), como abacate, morango, amora, framboesa, acerola, limão, coco e maracujá, além de oleaginosas, derivados do leite e gorduras boas.
No caso das frutas, vale optar, sempre que possível, pelo consumo integral, com casca, evitando os sucos, que contêm poucas fibras alimentares, pois quando trituramos a fruta, as fibras são rompidas, e a frutose do suco acaba sendo liberada de forma mais rápida, podendo provocar picos de insulina no sangue.
As raízes e tubérculos também entram no cardápio, mas o ideal é preferir as com maior teor de fibra e baixo índice glicêmico, ou seja, que liberam a glicose progressivamente na corrente sanguínea: batata-doce, abóbora, inhame e cará.
Priorizar os carboidratos integrais, como os do arroz integral, e reduzir os refinados, como arroz branco, massas brancas, doces, refrigerantes e alimentos processados, tem como objetivo evitar o ganho de peso. Por conta disso, essa dieta pode ser uma boa alternativa para quem precisa controlar a glicose no sangue, caso dos diabéticos, por exemplo. A redução dos carboidratos faz ainda com que o corpo tenha que utilizar a gordura como fonte de energia, processo que não só reduz o tecido adiposo como diminui o apetite.
Vale lembrar que a low carb, assim como outros tipos de dietas, é um tipo de estratégia que deve ser acompanhada por um profissional, podendo ser indicada para alguns casos específicos, por conta de patologias ou não.
Top 5 – alimentos essenciais para uma marmita de sucesso
Veja só a lista que nossa nutri, Caroline Vilares, indicou com alimentos ideais para compor uma marmitinha funcional low carb.
-
Legumes cozidos.
-
Verduras refogadas.
-
Proteínas animais magras (carne, frango ou peixes).
-
Proteínas vegetais (feijão, lentilha, grão-de-bico, quinoa, soja).
-
Fibras (linhaça, chia, gergelim).
Do Apptite para você
Aqui no Blog Apptite, nós damos dicas e também indicamos opções que você só encontra em nosso app.
Confira algumas delas e peça sempre! Experimente até encontrar seu estilo preferido, siga o cardápio da nutri, se abra para novas variedades… Você já sabe: as possibilidades são muitas!
Aproveite para explorar a categoria Healthy Food. E, para incentivar você a ter refeições saudáveis sempre à mão, nas categorias Kits e Combos Congelados e Marmitinhas Congeladas você tem frete grátis até 10km! É para abastecer o congelador!
Saiba mais sobre alimentação low carb e funcional em:
https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/420-alimento-funcionais