Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Kefir e os benefícios dos probióticos para a saúde!

exc-5f3ab6024511364d79e68113

Probióticos são microrganismos vivos que podem ajudar a manter o equilíbrio e o funcionamento da nossa flora intestinal. Com certeza você se lembra do Yakult com os seus famosos “lactobacilos vivos”, não é?

Os probióticos são encontrados em alimentos como: iogurtes, coalhadas, leites fermentados e outros alimentos fortificados com essas colônias. Hoje, vamos falar de um dos probióticos mais mais famosos: o kefir.

O que é?

O kefir, criado há centenas de anos, tem origem nas montanhas dos Cáucasos, região montanhosa entre o mar Negro e Cáspio. A palavra é derivada do turco, e pode ser traduzida como “sentir-se bem”, sensação experimentada após ingeri-lo.

(Contou a Chef Apptite, especializada em kefir, Débora, da Flor de Iogurte).

Por que consumir?

Ele equilibra e melhora a flora intestinal, auxilia a imunidade, melhora o trânsito intestinal e a absorção de nutrientes, porque é constituindo por bactérias e leveduras probióticas, que promovem a saúde geral do organismo, além de vários outros aspectos da nossa saúde.

Um estudo* realizado pela Universidade da Califórnia concluiu, inclusive, que os micro-organismos presentes no intestino são capazes de afetar o humor, o comportamento e até mesmo o risco de doenças neurológicas, como o mal de Parkinson.

* https://www.sciencemag.org/news/2018/11/do-gut-bacteria-make-second-home-our-brains

Onde encontrar e como começar?

As bactérias do kefir podem ser cultivadas em casa, e a produção da bebida é fácil e se assemelha à produção de iogurte natural e caseiro. No entanto, kefir não é um produto que se encontra à venda no mercado. Por ser de produção artesanal, ele sempre é doado.

Chef Débora Flor de IogurteChef Débora Flor de Iogurte

A Chef Débora, especializada na produção de kefir, é responsável por um cardápio em que todos os pratos têm kefir como matéria-prima!

Ela ainda oferece doações de “mudas”para você ter a sua própria produção em casa! 😉

Confira o passo a passo de como cuidar e cultivar o seu kefir #emcasa:

  1. Os grãos de kefir necessitam basicamente de lactose e de oxigênio para produzir o iogurte.

  2. Coloque os grãos de kefir de leite em um vidro esterilizado e adicione o leite de sua preferência ( integral, semi ou desnatado) na proporção de 1 colher de sopa de grãos de kefir para cada 500 ml de leite.

  3. Cubra o vidro com uma folha de papel toalha, ou um voil, e fixe-a com um elástico. Desta forma o oxigênio pode circular para o kefir respirar, e evita que insetos e mosquinhas de frutas entrem no vidro, pois eles serão atraídos pelo aroma…

  4. Guarde o vidro em um local arejado, em temperatura ambiente, porém, que não receba diretamente os raios do sol. Não há necessidade de ser dentro de um armário.  Pode ser na bancada da cozinha.

  5. Deixe fermentando por 12 ou 24 horas. Você vai observar que o leite vai ficando cada vez mais espesso.

  6. O tempo de fermentação depende do clima: quando está muito quente, a fermentação é mais rápida. No frio, como seu metabolismo está mais lento, ele é mais demorado.

  7. Após este tempo, coe o conteúdo do vidro em uma peneira de plástico esterilizada e você já estará com o iogurte líquido pronto para o consumo!

  8. Devolva os grãos de kefir de leite (que ficaram dentro da peneira de plástico) no vidro, e repita todos os passos acima para produzir iogurte novamente para o dia seguinte.  (Lave e esterilize o vidro novamente, antes de devolver os grãos de kefir para reiniciar o processo).

  9. Com o passar dos dias, a colônia de grãos de kefir vai crescer… Lembre-se sempre de manter a proporção de 1 colher de sopa de grãos de kefir para cada 500 ml de leite a ser fermentado, caso contrário o iogurte poderá ficar muito ácido.

    O excesso de grãos de kefir pode, e deve, ser doado como mudas para outras pessoas que também desejam produzir iogurte em casa.

Alguns dos pratos que você encontra no cardápio da Chef Débora:

Iogurte Grego de Kefir, Frutas, Granola e Mel

Saladona de espinafre, quinoa, brotos e coco

THAI Som Tam – Salada Vegetariana de Papaia Verde

Kit de Quiches de Kefir

E queremos saber, você já teve Kefir, gostou, tem curiosidade? Deixa seu <3, comentário ou dúvidas que a Chef Débora responde 😉