Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Home Chef: um novo conceito de negócio

Chef Fernanda Franco FEFABENE
Chef Fernanda Franco FEFABENE

Pensando em empreender este ano? Conheça o ramo de Home Chef e descubra que você pode investir na gastronomia trabalhando da sua própria casa!

Como sempre comentamos por aqui, as pessoas têm cada vez mais dado preferência às produções caseiras na hora de pedir comida por delivery. Isso ocorre porque depois de muito tempo da liderança dos fast foods nesse tipo de serviço, a sociedade passa a se preocupar mais com seus hábitos alimentares e de consumo.

Uma das principais diferenças entre as grandes redes de fast food e os produtores artesanais é que nesse segundo modelo, as encomendas são preparadas sob demanda. Isso quer dizer que o produto será garantido após a finalização da compra do cliente, diferente dos maiores restaurantes, que contam com grandes estoques, preparos em grande escala e pratos basicamente prontos antes mesmo da encomenda.

E a prática é justificável: nos fast foods, como o nome revela, a prioridade é a rapidez das entregas. Então tudo o que for possível para agilizar o processo de delivery, é ideal para o ramo. Mas não se preocupe, os clientes dos estabelecimentos locais e artesanais entendem essa diferença e valorizam a produção individual de seus pratos.

Justamente por esse fator, o momento atual é perfeito para investir no modelo de negócio chamado Home Chef, que promete ser o futuro do mercado gastronômico. Este novo segmento é onde a oferta do produto vai de encontro com a demanda do mercado alimentício. Quer ver?

Se você não está familiarizado com o termo ou quer aprofundar mais os seus conhecimentos e saber quais os primeiros passos da carreira de um Home Chef, continue nesta página.

O que é um Home Chef?

Ao traduzir literalmente o termo, temos a junção das palavras “casa” e “chefe de cozinha”. E o significado dessa expressão é basicamente isso mesmo: os Home Chefs são aquelas pessoas que cozinham de suas próprias casas para vender os pratos por serviços de entrega.

Ou seja, geralmente esses profissionais têm seus produtos vendidos e entregues através das plataformas de delivery. Plataformas que, por sua vez, atuam como ponte entre produtor e consumidor.

E sabe como você pode melhorar a sua experiência sendo um Home Chef? Contando com todo o suporte oferecido pelo Apptite! Nós somos a maior rede de Home Chefs do país e trabalhamos para simplificar toda a burocracia que envolve o empreendedorismo gastronômico.

Por isso, os Chefs Apptite contam com condições exclusivas para vender mais pratos através do delivery, com isenção de taxas e suporte em logística, marketing e meios de pagamento (tenha acesso a todas as maquininhas de cartão de crédito sem se preocupar com suas tarifas).

Qualquer pessoa pode ser Home Chef? Como começar?

Para se tornar Home Chef, você só precisa abrir um CNPJ como microempreendedor individual e se capacitar nos conhecimentos técnicos que todo profissional da gastronomia deve saber. E nós também podemos te ajudar com isso!

Na categoria Chef Empreendedor do nosso blog, você encontra uma série de matérias detalhando todos os principais passos dessa jornada de se tornar um produtor independente de refeições feitas em casa e como comercializá-las pode ser simples.

Continue navegando por este site e encontre também materiais que poderão tirar as suas principais dúvidas a respeito de boas práticas e manipulação de alimentos, através do nosso e-book e também do curso on-line gratuito ministrado pela nossa nutricionista, Thamires Rodrigues.

Depois disso, você já estará muito mais preparado para enfrentar os desafios de empreender da sua própria cozinha! E lembre-se que você sempre pode contar com o auxílio da nossa equipe capacitada para fazer as suas receitas chegarem mais longe!

Se quiser entender melhor como o Apptite já mudou a vida de mais de 2 mil Chefs de cozinha, você pode participar do próximo Webinar, se inscrevendo aqui.

As possibilidades desse mercado

O mais interessante em ser um empreendedor da gastronomia artesanal é que você pode vender as suas produções em uma infinidade de canais – a internet está sempre inovando as possibilidades de divulgação de produtos, serviços e todo o universo das vendas.

Alguns exemplos disso são:

  • Plataformas de delivery (você sabia que o Apptite, além de seu próprio app, tem parceria com iFood e Rappi?);
  • Redes sociais;
  • Cardápio digital;
  • Google Meu Negócio.

Isso contribui demais para as suas estratégias de marketing, além de ampliar as possibilidades de vendas, é claro. Um exemplo de experiência que você pode fazer para descobrir sua performance em cada canal de venda ou impulsionar os pedidos de algum deles é: pense em ofertas válidas apenas para produtos vendidos pelas redes sociais. Assim você acompanha a performance dos seus perfis de vendas.

E por falar em preço, muito se engana quem acredita que a máxima “prevalecerá o menor preço ofertado” é uma verdade absoluta. Ao entrar no ramo alimentício, é essencial saber que os consumidores estão cada vez mais preocupados com todos os fatores de uma refeição. Isso envolve: sabor, apresentação e principalmente a saúde (o que se relaciona com a segurança dos alimentos, entre outras questões).

Por isso, na hora de colocar na ponta do lápis o seu orçamento, não economize na escolha do seu fornecedor e de nenhum ingrediente das suas receitas – a qualidade das produções não tem preço.

Outra grande vantagem deste negócio é o fato de você ser o seu próprio patrão, estabelecendo as regras de funcionamento da sua cozinha da forma que acredita ser melhor. E tudo isso sem sair de casa! Ser Home Chef é mesmo incrível.

Não se esqueça: o Apptite está aqui para te auxiliar em todos os momentos da sua carreira de Home Chef. Seja através das matérias do blog, dos conteúdos do curso on-line e do e-book ou mesmo em contato direto com nossa equipe, a missão da nossa comunidade é impulsionar o seu negócio. O seu sucesso é também nosso sucesso!

Você tem interesse em empreender como Home Chef? Leia outros artigos do nosso blog para saber mais sobre esse encantador universo, ideal para os apaixonados por gastronomia. E para acompanhar todas as novidades do setor, não deixe de seguir nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.