Ainda não é Chef Apptite? Transforme sua cozinha em seu negócio. Aproveite 30 dias grátis!

Posso vender comida feita em casa? Descubra tudo sobre o assunto!

Chef-Vito-Laselva
Chef-Vito-Laselva

Chegou a hora de investir no seu sonho! Está procurando uma maneira de ganhar dinheiro trabalhando da sua própria casa? Se você manda bem na cozinha, a resposta está aqui! E caso esteja se perguntando “Mas eu posso vender comida feita em casa?”, saiba que é possível e muito mais simples do que você imagina.

Tudo o que você precisa é abrir um cadastro como microempreendedor individual – MEI no órgão da prefeitura que é responsável por isso e adaptar a sua cozinha, tornando-a no seu local de trabalho. Confira com a prefeitura do seu município se há alguma exigência extra, pois esse tipo de norma costuma variar um pouco em cada região.

O mercado dos Home Chefs, ou seja, chefs de cozinha que trabalham da sua própria casa, vem crescendo cada vez mais com as facilidades trazidas pelas plataformas de delivery. Contando com o Apptite, por exemplo, além de estar presente em todos os principais apps de entregas com condições diferenciadas, os produtores artesanais recebem toda a estrutura necessária para que não precisem se preocupar com nada além de cozinhar. Incrível, né?

Quer entender um pouco mais dessas facilidades oferecidas pelo plano Pro da comunidade Apptite? Confira:

  • O nome do seu negócio atrelado à maior rede de Home Chefs do país;
  • Meios de pagamento on-line integrados (sem taxa para pagamentos via cartões de crédito e débito, Sodexo, Alelo, Picpay, PayPal e AME);
  • Logística integrada (a depender da localização);
  • Campanhas de marketing para divulgação de seus pratos;
  • Taxas diferenciadas e destaque nos perfis nos principais apps de delivery (iFood, Uber Eats, Rappi e, é claro, Apptite);
  • Cardápio digital otimizado;
  • Perfil no Google Meu Negócio otimizado;
  • Assistência completa para auxílio em qualquer desses processos.

Se você está buscando respostas para questões como “o que é preciso para comercializar alimentos?” ou “como começar a vender comida de casa?”, você pode fazer uma imersão na nossa categoria Chef Empreendedor, que traz os mais diversos assuntos relacionados a esse desafio de abrir o próprio negócio na gastronomia, desde os primeiros passos para formalizar o seu negócio até a melhor maneira de divulgar seus pratos.

Como eu posso vender comida feita em casa de acordo com a Anvisa?

Não pense que, simplesmente por estar cozinhando de casa, você não precisa obedecer às normas de higiene e segurança da Anvisa. Nesse quesito, é preciso seguir alguns passos bem semelhantes aos dos restaurantes para garantir que a comida que você está comercializando não coloque a saúde de ninguém em risco. Mas isso não precisa ser complicado.

Para estar de acordo com todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre a comercialização de alimentos, confira o nosso e-book “Como vender comida feita em casa” e o curso on-line de Cozinha Verificada – alimentos seguros e práticas essenciais para cozinhar profissionalmente, ministrado pela nutricionista Thamires Rodrigues. Ambos os materiais são totalmente gratuitos e podem te ajudar demais nas questões de segurança dos alimentos e boas práticas!

Inclusive, nessa matéria escrita pela mesma nutricionista que ministra o nosso curso on-line, você confere mais algumas informações sobre esse tema e os conteúdos que você encontra nas videoaulas e materiais do curso.

Vender comida em delivery é lucrativo?

Se essa é uma preocupação sua para abrir um negócio de gastronomia local, fique tranquilo. As mudanças de hábitos das pessoas vêm provando que o delivery é cada vez mais uma tendência que veio para ficar, onde todos têm oportunidade de ser bem sucedidos, desde que ofereçam pratos saborosos e de qualidade, é claro.

A comida caseira está cada vez mais em alta, já que as pessoas atualmente se preocupam mais com a ingestão de alimentos saudáveis e naturais, e nada mais saudável do que a famosa “comida de verdade”. O mais legal é que esse mercado é muito amplo, o que abre muitas portas para quem gosta de cozinhar.

Algumas das especialidades em que você pode investir para vender comida feita em casa são:

  • Comfort food;
  • Pratos feitos;
  • Confeitaria;
  • Comida congelada;
  • Produtos de empório;
  • Cozinha regional;
  • Cozinha internacional;
  • Comida vegana e vegetariana;
  • Comida saudável: fit, low carb, gluten free, etc.

Viu? É só testar e descobrir com qual das possibilidades você tem mais afinidade e investir nisso! A sua região está esperando para conhecer as suas receitas. Você pode produzir mais de um tipo de comida, mas se estiver começando agora, talvez seja melhor desacelerar e focar em uma categoria de refeições por vez.

Confira o artigo Como ganhar dinheiro com a sua cozinha caseira? e entenda melhor como funciona esse mercado que não para de crescer.

Uma das principais vantagens de vender comida produzida em casa é a margem de lucro desse negócio, que dispensa uma série de gastos. Mas não se esqueça de economizar nos momentos certos. O que isso quer dizer? Pense no significado da famosa frase “o barato sai caro”.

Não adianta economizar na hora de investir nos seus utensílios de cozinha ou principalmente nos ingredientes dos seus pratos, se isso vai te custar dores de cabeça mais à frente. Sempre priorize a qualidade, pois o ramo alimentício não tolera entregas medianas nesse sentido.

Voltando às questões de lucratividade desse mercado, aqui vai uma informação para te motivar: alguns Chefs Apptite já alcançaram uma marca entre R$ 20 e R$ 30 mil mensais de lucro! Impressionante, não é mesmo?

Essa é a comprovação de que se tornando Chef Apptite Pro, você consegue trilhar com mais facilidade o caminho em direção ao seu sonho! Faça parte da maior rede de Home Chefs do país e conte com nosso suporte para aumentar sua visibilidade e otimizar seus gastos no ramo alimentício.
Esperamos que esse artigo te encoraje a dar os primeiros passos para abrir seu negócio gastronômico! Caso ainda esteja à procura de conteúdos para solucionar dúvidas como “posso vender comida feita em casa?”, recomendamos que você navegue no nosso blog. Aqui você encontrará os mais variados temas que englobam o universo dos Home Chefs. Em nossas redes sociais você também fica por dentro de tudo o que precisa saber sobre a gastronomia local:  Facebook | Instagram | LinkedIn. Esperamos te encontrar por lá!