Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Feijuca Vegana, a tendência que chegou para ficar!

exc-5f413610327e111450750e6b

É cada vez maior o interesse dos brasileiros na oferta de produtos veganos e vegetarianos.

Os dados do Google Trends mostram que o crescimento no volume de buscas pelo tema tem aumentado de duas a três vezes a cada ano, em relação ao ano anterior (crescimento entre 150% e 250%), o que representa o aumento do interesse gradual do consumidor.

No Brasil, cerca de 14% da população se declara vegetariana, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência, conduzida em abril de 2018.

E o prato mais brasileiro de todos vem ganhando destaque e cada vez mais procura nas suas releituras vegetarianas e veganas. A FEIJOADA!

“Mas feijoada sem carne?”

Isso mesmo! Com o avanço do mercado das “carnes” plant based, você pode facilmente fazer as substituições por carnes vegetais. Você também pode optar por acrescentar legumes, cogumelos, tofu…as possibilidades são diversas e não ficam atrás da tradicional quando se trata de sabor! (é o que garante a Chef Marie, do Vila das Rosas)!

Quer aprender como fazer? As Chefs Marie e Kátia compartilharam a receita do seu carro-chefe, a Feijuca Vegana do Vila das Rosas.

WhatsApp Image 2020-08-21 at 18.28.03.jpeg

Chef Kátia
Chef da VIla das Rosas


1590525664004-82819.jpg

Marie
Chef Vila das Rosas

Receita Feijuca Vegan

  • 1 xícara de feijão preto

  • 3 folhas de louro

  • 1 cenoura média

  • 4 colheres de sopa de shoyu

  • 150g de tofu defumado

  • 1 coco seco

  • 2 dentes de alho

  • 1 maço pequeno de cebolinha

  • Azeite e sal a gosto

  • Opcional: linguiça vegana frita

Preparo

Lave o feijão e deixe de molho na água por 24 horas.

Dispense essa água, acrescente as folhas de louro e cozinhe na panela de pressão por 25 minutos com a água cerca de 3 dedos acima do feijão.

Enquanto isso, queime o coco seco -já sem a água- na boca do fogão.

Queimando a casca, ela vai rachar e se soltar do coco. Quebre e escolha um pedaço da polpa que esteja de sua preferência: mais queimado ou menos. Fatie em tiras finas.

Corte a cenoura em rodelas finas. Tempere com shoyu e azeite e leve ao forno em temperatura alta por 10 minutos. Corte o tofu defumado em cubinhos.

Quando o feijão já estiver cozido, frite os alhos triturados no azeite. Coloque no feijão junto com a cenoura, o tofu e o coco. Adicione sal a gosto.

Cozinhe a feijoada por mais 10 minutos, para engrossar o caldo e pegar o gosto dos ingredientes.

Quando desligar o fogo, coloque cebolinha picada e misture.

Sugestão de acompanhamento: arroz, farofa, banana, couve, laranja e vinagrete.

Serve até 4 pessoas.

Faça a sua feijuca vegana, poste e nos marque para repostarmos! 😉