Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

7 dicas para lucrar na Black Friday

Muito se engana quem acredita que a Black Friday é uma boa oportunidade apenas para grandes empresas. Essa é também uma data que pode gerar visibilidade e, é claro, vendas aos pequenos e médios empresários e profissionais autônomos, inclusive no nosso ramo favorito: o da gastronomia.

Considerada o start para as compras de fim de ano, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro e, apesar de ter surgido com foco em eletroeletrônicos, rapidamente se popularizou por todos os segmentos. Essa data logo se tornou uma das mais importantes para o e-commerce, por isso é onde os estabelecimentos com delivery podem se destacar mais facilmente.

Apesar da insegurança de muitos donos de restaurantes por delivery devido à retomada de alguns hábitos no pós-pandemia, a gradual volta dos restaurantes presenciais não está impactando negativamente o serviço de delivery, o que demonstra que o fortalecimento deste mercado chegou pra valer! Por isso, apostar todas as suas fichas na divulgação on-line pode ser uma boa escolha nessa data, mesmo que você também possua um local para atendimento presencial.

A primeira dica para se destacar na Black Friday é estar presente no ambiente digital. Isso significa duas coisas:

1) Divulgue o seu trabalho pelo maior número de canais possível – marketplaces, cardápio digital, site ou app próprio, WhatsApp e redes sociais: tudo é válido!

2) Esteja on-line por um período estendido – de nada adiantam os esforços para divulgar o seu trabalho se você não estiver disponível no momento em que o cliente quiser realizar a encomenda.

Aproveitando a data para fidelizar seu público

E pensando nesses dois pontos, é também de extrema importância que você entenda e respeite os seus limites. Se trabalha sozinho, por exemplo, pode não ser tão interessante impulsionar a divulgação em busca de aumentar a clientela nessa data comercial tão visada. Isso porque, em termos de negócios, é muito mais inteligente fidelizar os clientes já existentes do que tentar abranger um número maior de consumidores e acabar oferecendo pratos medianos, atrasados e sem aquele capricho que todo consumidor de comida artesanal espera. Então entenda o seu objetivo e reflita se ele condiz com a sua capacidade de servir bem (para servir sempre!). Uma boa estratégia nesse caso é a de criar promoções exclusivas para quem já realizou alguma compra no seu restaurante e divulgá-las via WhatsApp ou e-mail.

A estratégia de ouro nessa Black Friday

Mas quando falamos em fidelização da clientela, a estratégia mais usada atualmente para isso é o cashback, que funciona da seguinte forma: ao invés de aplicar um valor de desconto sobre os pratos, você escolhe uma porcentagem que será revertida para o comprador, mas em forma de créditos para aproveitar no próximo pedido. Assim, você aumenta as chances de receber aquele cliente de volta e todo mundo sai em vantagem: você garante uma segunda compra e o consumidor consegue um desconto para explorar o seu cardápio.

Seja em formato de desconto, cashback, brinde, frete grátis ou qualquer outra vantagem oferecida aos seus clientes, o importante é que eles sintam que realmente estão saindo em vantagem ao escolher a sua promoção para aproveitar a data mais esperada do ano pelo comércio: por isso é importante lembrar que o diferencial da Black Friday é justamente esse foco em mega promoções que não são vistas em outras datas.

Organização é a alma do negócio

O mais importante na idealização de qualquer oferta (e principalmente nessa data onde as promoções tendem a ser mais agressivas) é se organizar para não acabar no prejuízo. Apesar de ser um mar de oportunidades, a Black Friday ocorre no final de novembro e muitas empresas optam por emendar suas condições especiais até o fim do ano. Entenda quais os riscos você pode assumir para oferecer essas vantagens aos consumidores e prefira aplicá-las pontualmente, caso entenda que é melhor para o seu negócio.

Para explicar melhor essa dica, aqui vai um exemplo: atualmente, muitas empresas fazem a semana toda da Black Friday com promoções muito chamativas – alguns comércios que possuem uma forte presença on-line aproveitam para emendar a semana com a Cyber Monday (a segunda-feira subsequente à Black Friday, que tem foco em vendas on-line). Mas é preciso manter os pés no chão: para não sair no prejuízo, prefira intensificar os esforços no próprio dia da Black Friday (este ano, 26/11), podendo também aproveitar a Cyber Monday – a ideia aqui é que você não precisa manter as promoções durante toda a semana. Mas lembre-se: cada estabelecimento funciona melhor de uma maneira. Por isso, caso você entenda que é melhor aplicar promoções durante vários dias, os descontos progressivos podem ser uma ótima ideia.

Mas para ter um bom retorno, comece a divulgação hoje mesmo! O que pode ajudar também é oferecer condições exclusivas para quem encomendar com antecedência – assim, você também consegue se programar melhor.

 Black Apptite: o que estamos fazendo pelos nossos Chefs

A principal vantagem de ser Chef Apptite é que você não está sozinho. Isso, na Black Friday, significa que nem todo investimento nas promoções precisa partir do Chef. Quer ver? Os nossos Chefs que se propuseram a oferecer a partir de 15% de desconto em um ou mais pratos durante um período determinado, receberam um boost de 50% do nosso time, conseguindo duplicar a porcentagem dos descontos e, é claro, ficando ainda mais em evidência no app. Imagine oferecer 60% OFF nas suas especialidades e receber 30% desse desconto de volta!

Essa é uma demonstração de como sempre buscamos impulsionar a visibilidade dos Chefs parceiros, não apenas dentro da nossa plataforma, como em todo o ambiente virtual, pois sabemos que todas as ações estão relacionadas entre si em termos de divulgação.

Para não esquecer os principais insights trazidos aqui, use esse check-list ao elaborar a sua Black Friday:

  • Aposte na divulgação on-line do seu comércio e principalmente das suas promoções sazonais, deixando as informações sempre muito bem explicadas;
  • Esteja on-line durante o maior período de tempo possível e nas mais variadas plataformas que puder: isso aumenta as suas possibilidades e cartela de clientes;
  • Além de ganhar novos clientes, a Black Friday pode ser o melhor momento para fidelizar o seu público já existente. O cashback é uma das mais eficazes estratégias;
  • Ainda sobre fidelização, que tal um agrado aos clientes mais antigos ou assíduos? Monte uma promoção apenas para quem já comprou seus pratos anteriormente e divulgue pelos seus canais de comunicação: isso fará com que eles se sintam especiais;
  • Entenda o que é mais vantajoso: oferecer um desconto mais agressivo em uma data específica ou aplicar um desconto mais sutil por um período maior? Cada estabelecimento responde melhor a determinado tipo de promoção;
  • Comece a divulgar hoje mesmo as suas promoções para a Black Friday – ela está batendo na porta;
  • Que tal apostar nos descontos progressivos? Comece a semana oferecendo 15% OFF e termine com 50% OFF!

Aproveite as nossas dicas para transformar a Black Friday na melhor sexta-feira do ano para o seu restaurante. E comenta aqui embaixo se você já aproveitou essa data antes e como foi o desempenho do seu comércio. Não deixe de acompanhar a gente nas redes sociais e ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui: Facebook | Instagram | LinkedIn.