Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Entenda o passo a passo de como vender no WhatsApp

Assim como as outras redes sociais, o WhatsApp também tem uma importância imensa na vida das pessoas, como uma das plataformas mais utilizadas para se comunicarem umas com as outras. Pensando em você que já tem ou pretende ter um negócio de vendas de comidas, o que acha de conhecer mais uma ferramenta? Então, acompanhe o texto que vamos te ensinar a como vender pelo WhatsApp.

Acompanhe os passos e saiba como vender no whatsapp

1. Utilize o whatsapp business

Antes de você querer realmente utilizar o whatsapp, lembre-se de optar pela conta corporativa. Além de ser uma forma de profissionalizar o atendimento, é a melhor maneira de condensar as informações da sua empresa, o que inclui também os horários de funcionamento, meios de pagamento e o seu cardápio.

Outra grande vantagem do whatsapp business é você poder otimizar o tempo de respostas aos seus clientes. Isso porque, como é possível cadastrar mensagens automáticas e respostas rápidas.

2. Peça autorização para adicionar o usuário

Quando você pede autorização para adicionar um novo contato, de certa forma, você deixará de passar pela etapa de aquisição. Para evitar qualquer tipo de problema, lembre-se de usar sempre a gentileza e a cordialidade ao solicitar se você pode adicionar esse novo cliente aos seus contatos.

3. Tenha um cronograma de mensagens

Estamos falando de um canal de comunicação bastante amplo, você precisará organizar e classificar aqueles clientes que acabaram de chegar, os que já são fiéis, os que não sabem nada do seu cardápio e os que já chegaram por indicação de algo específico. Pensando nisso, a ideia é criar um documento que facilite esse tipo de comunicação, que se adeque de acordo com o perfil do seu cliente naquele momento.

4. Treine corretamente a sua equipe

É muito importante que as pessoas que trabalham com você tenham total discernimento de como utilizar a plataforma. Por isso, lembre-se de treiná-las corretamente para que usem o whatsapp de forma responsável, somente para fins profissionais, relacionados com os pratos oferecidos pelo estabelecimento, bem como as entregas e formas de pagamento.

5. Aproveite as ferramentas do whatsapp

Além dos recursos do whatsapp business que dissemos anteriormente, o whatsapp, em si, tem inúmeras outras ferramentas, como, por exemplo, os status. Para potencializar os seus resultados, aproveite esse recurso e utilize-o para divulgar temas importantes e bastante pontuais, já que os status, assim como os stories, só ficam disponíveis durante 24 horas. Uma ideia seria usar como canal de suporte para reforçar uma promoção, horário de funcionamento especial, entre outros.

6. Utilize outros canais de marketing para divulgar seu atendimento por whatsapp

É de grande importância que o seu público tenha total consciência que o seu negócio existe. Não adianta contar somente com indicações de clientes e o famoso “boca a boca”. Sendo assim, explore seus outros canais e divulgue corretamente para que a sua rede de consumidores cresça.

Uma dica aqui é trocar, em todos os seus canais de comunicação, o telefone do seu estabelecimento pelo whatsapp, para reafirmar que o seu atendimento é por essa plataforma agora.

7. Ofereça conteúdos ricos

Por último, mas não menos importante, é claro que precisamos nos lembrar do impacto de conteúdos ricos. É preciso que você crie uma relação forte com seu cliente e que fique claro para ele a vantagem de ser um consumidor dos seus produtos. Por isso, atente-se à forma de conversar com seu cliente para que ele entenda sua importância no dia a dia dele.

E aí, depois desse passo a passo ainda está com dúvidas sobre implementar ou não as vendas pelo whatsapp? Sem problemas! Separamos mais alguns benefícios desse canal de comunicação para mostrar a você o quanto o seu negócio de vendas de comidas tem a ganhar.

Conheça os principais benefícios de vender no whatsapp

1.      Maior taxa de visualização

Esse é um dos grandes benefícios da plataforma, as mensagens são abertas praticamente 100% das vezes, e por ser um app muito utilizado, com certeza, a chance do seu cliente conseguir interagir com o seu estabelecimento é muito maior.

2.      Atrai novos clientes

Novamente, o whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada no ano passado (2021) pelo Opinion Box, 98% dos brasileiros possuem o app instalado em seus aparelhos e 86% deles fazem o uso da plataforma diariamente.

Pensando nesse cenário, o alcance dessa plataforma é bem maior, possibilitando atrair novos clientes com mais facilidade. Além disso, estamos falando de um app super fácil de ser utilizado e que suporta os mais diversos formatos de conteúdo, como imagens, áudio e vídeos.

3- Baixo custo para potencializar o seu marketing

O whatsapp é uma plataforma gratuita em todas as suas funcionalidades, dessa forma não acarretará despesas ao seu negócio. Aliado a isso, temos ainda a ideia de ser um canal de grande alcance, o que ajuda a impactar mais pessoas com o marketing do seu negócio sem precisar pagar por isso.

Cada vez mais os empreendedores têm visto a importância de aderir com mais intensidade às redes sociais para criar maior vínculo com seus consumidores. Sendo assim a utilização do whatsapp como canal de vendas só tende aumentar.

Você também pode aproveitar para ler nosso outro artigo disponível em nosso blog sobre como vender no instagram e quais as vantagens que essa rede social traz ao seu empreendimento. Acesse aqui e confira! 

O que falta para você implementar novas ferramentas no seu negócio?

Sabemos que força de vontade, determinação e um bom planejamento são requisitos para quem quer investir no negócio próprio. Mas, sabemos também que existem inúmeros desafios pelo caminho que podem acabar dificultando o seu processo.

Por isso, existem tecnologias e ferramentas mais eficientes que podem ajudar você a crescer com seu negócio de vendas de comidas, principalmente se você pensar nas dificuldades relacionadas à logística para administrar tudo.

Nós da Apptite estamos aqui para contribuir com o seu empreendimento, garantindo que você tenha acesso a todos os recursos, apps de delivery, taxas exclusivas, entre outras vantagens que você só encontra aqui!

O que você acha de conhecer um pouco mais sobre a nossa rede de Home Chefs? Ajudamos você a estar presente no ambiente digital de um jeito simples, impulsionando o crescimento do seu negócio, enquanto você se concentra naquilo que mais gosta de fazer: cozinhar.

Acesse nosso site para conhecer nossos benefícios e descobrir como o seu empreendimento no ramo culinário pode se tornar algo muito mais consolidado, com métricas e ferramentas assertivas. Junte-se a mais de 2000 cozinheiros que realizaram o sonho de ter seu próprio negócio e venha transformar a sua cozinha em algo de sucesso! 

Você está pronto para implementar o whatsapp nas suas vendas?

A plataforma de chat que surgiu lá em 2009, cresceu em uma proporção jamais imaginada e, atualmente, faz parte do dia a dia da maior parte das pessoas, especialmente no Brasil. 

Para quem pensa em investir no ramo das vendas, estar presente nos principais canais de comunicação é mais que essencial. Novamente, como dissemos em momentos anteriores, as empresas precisam estar antenadas às novidades e a quais veículos de comunicação precisam participar com mais afinco. E essa lógica também se aplica a você que trabalha com a venda de alimentos. 

Outro ponto importante é a relação mais próxima que você consegue criar com o seu cliente, por estar presente em uma plataforma de comunicação tão utilizada e acessível a todos. 

Depois de todas as nossas dicas, sobram motivos para aderir às vendas pelo whatsapp, certo? Além disso, como dissemos antes, estamos prontos para auxiliar você em todas as etapas da sua jornada. Não perca mais tempo e venha ampliar o seu negócio agora mesmo!

Inclusive, se você quiser mais dicas para entender mais a fundo como você pode cozinhar profissionalmente sem sair de casa, nós também temos um artigo específico sobre esse tema disponível em nosso blog. Clique aqui para conferir o conteúdo na íntegra.

Torcemos para que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor sobre como vender no whatsapp e quais as vantagens de implementar essa ferramenta ao seu negócio. Além, é claro, de entender como a Apptite pode ajudar a facilitar a sua jornada no mundo da gastronomia. Aproveite e conheça outros conteúdos em nosso blog! E lá nas nossas redes sociais você também fica por dentro de tudo o que precisa saber sobre o mundo da gastronomia:  Facebook | Instagram | LinkedIn.