Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Embalagens de delivery: tipos e melhores para fidelizar cliente

diferentes tipos de embalagens de delivery sortidas

As embalagens de delivery para comida são o segundo aspecto mais importante no momento de pedir comida por aplicativo.

Aliás, não há nada mais chato que receber sua comida fria ou revirada, não é mesmo?

Foi isso que mostrou a pesquisa encomendada pela Galunion (especialista em foodservice) ao Instituto Qualibest. O tema foi a alimentação na pandemia e, entre vários temas, a embalagem foi um destaque surpreendente. 

Conforme a pesquisa, naturalmente, a principal preocupação das pessoas é a forma como a comida é feita (56% dos consumidores), que inclui qualidade dos ingredientes e higiene.

 Contudo, logo em seguida a maior preocupação é como o alimento é embalado (19%)

A pesquisa foi feita em março de 2020, no início da pandemia da Covid-19 com mais de 1000 pessoas de todas as classes sociais no Brasil. De lá pra cá, o consumo de comida por delivery só aumentou. 

Você pode acessar nosso blog e ler mais sobre como está o mercado do delivery no pós-pandemia!

Com o incremento no setor, cresce também a importância de se atentar a todos os detalhes, principalmente à embalagem. 

Neste artigo, você vai entender melhor sobre as funções de cada tipo de embalagem e qual a mais indicada para o seu negócio. 

Além disso, vamos trazer dicas de como transformar esse “detalhe” em um diferencial para você conseguir fidelizar o seu cliente!

O que são embalagens de delivery de alimentos?

As embalagens de delivery são embalagens utilizadas para entrega de alimentos.

De papel, isopor, papelão ou plástico… A embalagem de delivery é muito mais do que apenas um recipiente. Ela pode ser o diferencial entre conquistar um cliente ou nunca mais vê-lo. 

Isso porque uma embalagem que entrega a comida fria, que deixa o conteúdo vazar ou que não oferece praticidade pode arruinar a sua entrega. Mesmo que sua comida seja excelente. 

Além disso, a embalagem pode transmitir mensagens importantes que fazem parte dos valores da sua marca. Como aliada à sustentabilidade, feita com materiais recicláveis ou 100% livres de plástico. 

As embalagens de delivery são a sua comunicação com seu público, já que neste caso eles não estarão no seu espaço físico nem em contato direto com sua equipe.

Funções das embalagens de delivery

Assim, como vimos, são inúmeras as funções das embalagens de delivery para o seu negócio, em especial se você trabalha apenas com entregas. 

Quando são bem pensadas e elaboradas, podem tornar a experiência da refeição muito melhor, garantindo ainda uma identificação, credibilidade e bom relacionamento com seu público. 

Vamos conhecer melhor algumas das principais funções e como aproveitar ao máximo cada uma delas? 

Garantia de qualidade dos alimentos

Bom, a principal função das embalagens para delivery é manter a boa qualidade dos alimentos que serão enviados. 

Além de fazer com que o alimento chegue totalmente conservado, sem estragar ou perder o “ponto”, também garante que a comida fique “no lugar” enquanto é transportada. 

Levando em conta que a maioria das entregas é feita por meio de motocicletas, um veículo que não é tão estável, isso é fundamental. 

Outro detalhe importante é a temperatura da comida. Porque a não ser que seu alimento possa ser servido em temperatura ambiente, o ideal é que você invista em embalagens térmicas para delivery. 

Afinal, ninguém quer receber um sorvete derretido ou uma pizza gelada, não é? Isso pode fazer com que o cliente faça o primeiro e último pedido. 

Promoção de uma experiência positiva

Pode parecer bobagem tanta preocupação com embalagem para delivery, mas a pesquisa da Galunion, que já mencionamos neste artigo, revelou mais um dado que vai fazer você dar mais atenção ao assunto.

Entre as pessoas entrevistadas, 51% informaram que uma má experiência com a embalagem faria com que deixassem de comprar novamente em um restaurante. 

Além de conservar a temperatura, a embalagem deve garantir que a comida não desmanche toda lá dentro e, principalmente, que não chegue vazando e sujando tudo. 

Outros pontos importantes são a praticidade na hora de abrir e consumir. As pessoas querem ainda um recipiente que demonstre higiene, limpeza, que possa ser levado ao forno (ou micro-ondas) e à geladeira. 

E outra preocupação das pessoas é com o meio ambiente. Então um pedido que chega lotado de plásticos não recicláveis causam uma péssima impressão e podem afastar o público. 

mulher recebendo entregador de comida
Fonte: Freepik

Fortalecimento da credibilidade da empresa

A primeira impressão é a que fica. E quando se trata de embalagens de delivery de comida, principalmente. 

É a primeira coisa que seus clientes verão, é a partir dela que eles irão tirar as primeiras impressões. 

Além disso, quando o assunto é alimentação, a confiança é muito importante. É preciso passar segurança para que o cliente se conecte desde o início de forma positiva com a sua empresa. 

Se desde o momento em que recebe o recipiente a impressão não é boa, a tendência é de que o cliente prove seu produto já desconfiado. 

Por outro lado, uma boa apresentação pode abrir as portas para uma excelente experiência. E, claro, aumentam as chances de retorno. 

Diferencial em relação aos concorrentes

Aqui é a hora de você brilhar, principalmente se seus concorrentes não investirem muito nesse item. 

Por exemplo: você pode investir em uma embalagem para os consumidores não precisarem transferir para um prato, por exemplo.

Atualmente, apenas metade das pessoas faz isso, sabia? Ou seja, elas preferem a praticidade de poderem consumir os alimentos no próprio recipiente em que vieram. 

Até porque, isso não é segredo pra ninguém, uma das grandes vantagens de pedir comida por delivery é se livrar de louças para lavar, não é? 

Outro ponto pode ser o investimento em embalagens biodegradáveis, redução do uso de plástico ou materiais que podem ser reaproveitados. 

Seja criativo. Busque inspirações na internet de ideias de embalagens que irão adicionar ao seu produto. 

Design bonito, cores da sua marca, mensagens legais, dicas e orientações de como consumir o prato recebido… Pense em como sua embalagem pode acrescentar ao pedido, sem ser apenas um monte de lixo para ser jogado fora depois. 

Mais adiante, neste artigo, temos algumas dicas de inspirações para você inovar nas embalagens da sua marca!

Ferramenta de marketing

Outra função interessante para a embalagem de delivery é o uso como ferramenta de marketing. Muito da imagem da sua empresa pode ser transmitida por ela.

Uma boa dica é investir em embalagens para delivery personalizadas com mensagens, formas ou artes bem “instagramáveis”, para induzir que o cliente publique nas redes sociais o seu produto. Ideias fofas ou engraçadas sempre rendem bem.

Você pode ainda, como citamos anteriormente, focar em materiais sustentáveis e reforçar isso na embalagem, especialmente se seu ramo for de alimentação fitness, vegana ou vegetariana. 

Dicas e informações adicionais sobre os pedidos também são uma boa ideia. Pense sempre em informar e passar a melhor mensagem possível, relacionada aos valores que você quer destacar da sua marca.

Quais são os tipos de embalagens de alimentos?

E um dos pontos que devem ser levados em consideração na hora da escolha é o material das embalagens. 

Dependendo do tipo do material e do tamanho dos recipientes disponíveis, eles podem favorecer ou prejudicar enormemente seu trabalho. 

Embalagens de papel para sorvete, por exemplo, sem nenhum tratamento térmico, serão uma escolha desastrosa. 

Conheça os principais materiais e saiba tirar o melhor proveito de cada um deles!

Alumínio

Embora pouco versáteis, as embalagens de alumínio já que você não poderá inserir muito da identidade visual do seu negócio, elas são bem práticas e funcionais. 

Uma das grandes vantagens é que conservam bastante a temperatura da comida, especialmente aquelas para serem consumidas quentes. 

Em caso de preparação de alimentos que vão ao forno, como lasanhas, por exemplo, elas podem ser bem úteis até para você, que poderá preparar já na embalagem. 

Além disso, você pode orientar o cliente de que ele pode reaquecer no forno. Só lembre de avisar que elas não podem ser levadas ao microondas. 

Papelão

Uma boa opção para o transporte de grande quantidade de comida, como pizzas grandes, bolos, tortas e salgados. 

Além de conservar bem o calor dentro do recipiente, as embalagens de papelão são bastante resistentes. 

Elas são bastante seguras, também, evitando que as coisas se desmanchem até serem entregues. 

Plástico

As embalagens de papelão podem ser bastante práticas, bonitas e resistentes. Úteis para praticamente todos os tipos de alimentos a serem transportados. 

Um único ponto pode contar a favor, o fato de que o plástico é um grande poluente e as pessoas se preocupam com isso cada vez. Inclusive, a maioria prefere não receber embalagens plásticas em casa.

Contudo, você pode investir no polipropileno, já que ele é reciclável. E não esqueça de informar isso ao seu cliente, na hora de enviar. 

As embalagens para delivery feitas com esse material têm um triângulo com o número 5 dentro, além de trazer a sigla “PP”. Normalmente o inscrito fica no fundo do recipiente. 

Isopor

Certamente uma das melhores opções, pois além de ter baixo custo, pode ser reciclado, lavado e reutilizado. 

O isopor ainda tem a vantagem de ser bastante versátil, já que pode ser usado tanto para produtos quentes quanto frios, como doces e sorvetes. 

A grande vantagem é certamente a grande capacidade de conservar bem a temperatura dos alimentos. 

Papel cartão resinado

É um material que exige que sejam seguidas certas normas da Anvisa, pois precisam ter pelo menos 97% de papel biodegradável. 

Podem ser de diferentes tamanhos e formatos e, embora menos resistentes que as de papelão, as embalagens de papel resinado podem ser bem bonitas. Principalmente porque podem ser personalizadas mais facilmente. 

Elas são fechadas por selamento e garantem segurança no transporte. 

Tamanho e praticidade

Na hora da escolha, pense bem nas opções de tamanho para adequar ao seu produto. 

Uma embalagem grande demais para pouca comida, além de dar uma impressão de prato “vazio” ainda vai facilitar que tudo se misture na hora da entrega.

Por outro lado, um recipiente pequeno demais pode permitir vazamentos e outros problemas. 

Temperatura

Aqui é fundamental que você conheça bem seu produto, seu público e o seu produto. 

A melhor opção é sempre escolher materiais com a maior capacidade de isolamento térmico, como o isopor, principalmente se você trabalha com uma grande variedade de produtos. 

Entregar um bolo frio junto de uma torta salgada quente pode tanto esquentar o bolo quanto esfriar a torta. Definitivamente não é isso que seu cliente e nem você querem. 

Dicas para manter a conservação do alimento

  • Converse com seus fornecedores. Eles poderão dar boas dicas de materiais feitos pensando especialmente no seu tipo de alimento. 
  • Tenha atenção às texturas dos alimentos e tipos de embalagens. Pratos com molhos de forma alguma podem ir em embalagens abertas. 
  • Ainda falando de texturas, nunca feche totalmente a embalagem de alimentos fritos, que podem murchar ao ficar abafados. 
  • Na hora da entrega, se puder separar os alimentos de temperaturas diferentes na bolsa do entregador, melhor ainda.
diferentes tipos de embalagem de delivery de comidas sortidas
Foto: FreePik

Como embalar para delivery?

Reunindo as dicas que citamos anteriormente, você deve ter atenção a diversos detalhes na hora de adquirir embalagens e montar as entregas dos pedidos. 

  • Tenha muito cuidado com alimentos líquidos ou com molhos, que podem vazar. Reforce os lacres e evite embalagens que não podem ser completamente vedadas. 
  • Atenção à conservação da temperatura dos alimentos. Alguns produtos podem chegar em temperatura ambiente, outros não. Quanto a esses últimos, é fundamental investir em materiais térmicos. 
  • Não se esqueça também de observar a quantidade de comida a ser enviada, para que a embalagem seja perfeitamente adequada à quantidade. 
  • Por fim, monte o alimento com cuidado, não esqueça de fazer uma apresentação esteticamente agradável e de dispor de embalagens ou lacres com a sua marca. 

Identidade visual e design das embalagens de delivery

É muito importante pensar sob a perspectiva do seu consumidor no momento de desenvolver ou adquirir uma embalagem para delivery. 

Primeiro, alguns pontos importantes: as pessoas querem embalagens nas quais possam consumir diretamente o alimento, que possam aquecer se necessário e nas quais possam guardar sobras, por exemplo.

Está mais que evidente, assim, que as pessoas buscam praticidade. Embora uma embalagem possa ter diferenciais de estética e design, a prioridade para o ramo da alimentação certamente deve ser a funcionalidade. 

Não esqueça também da importância de investir em materiais e práticas sustentáveis, como reduzir o envio de talheres e de canudos de plástico. Você pode optar por opções de outros materiais disponíveis no mercado. 

Inspirações para embalagem de delivery

Há diversos modelos disponíveis no mercado que vão desde os mais diferentes e criativos até o mais simples ou sofisticados. 

Na hora de escolher inovar nas embalagens, só não esqueça que as prioridades devem ser a limpeza, higiene e funcionalidade. 

Abaixo, traremos algumas boas opções para você se inspirar, que podem fazer a diferença na experiência do seu cliente ao fazer um pedido com você. 

Contudo, você pode sempre recorrer às redes sociais, em especial ao Instagram e Pinterest, para buscar inspirações. 

Neste link, por exemplo, são mais de 50 ideias para você adaptar às necessidades e características do seu negócio!

Alguns dos modelos mais criativos são os mais personalizados, com cores e impressões que destaquem sua marca. 

Outros modelos que merecem destaque são as embalagens “adaptadas”, como o uso de copos de suco ou milk shake transparentes para armazenar saladas. 

Você pode usar ainda modelos diferenciados feitos de papel, com formatos criativos, para enviar salgados, doces e outros alimentos que possam “misturar” dentro da embalagem. 

Embalagem de papel, com tampas “vitrine” de plástico

As embalagens são potes de papel com tampas de plástico transparente que deixam que o alimento seja visto antes mesmo de o recipiente ser aberto. 

Tem uma excelente apresentação e pode ser totalmente personalizada, trazendo informações sobre a sua marca. 

O material transparente da tampa deixa mais claro também o aspecto de limpeza e higiene que devem ser prioridade para quem trabalha com alimentos. 

Recipiente com um material personalizado com a sua marca

O investimento nem precisa ser tão alto e você pode tanto encomendar a embalagem pronta personalizada ou recorrer a adesivos, por exemplo. 

A ideia é popularizar sua marca, tornar o seu produto mais conhecido pelo público e fazer com que sua empresa fique conhecida no mercado. 

Como já citamos, enxergar a embalagem como uma forma de comunicação é uma excelente oportunidade de se aproximar do público. 

Embalagem com mensagens para seus clientes

Ainda utilizando-se da personalização, você pode deixar mensagens para o seu cliente, seja por meio de dicas, cuidados, orientações… 

Você pode ainda deixar recados, mensagens positivas e que tenham a ver com sua marca, reforçando ideias e valores do seu negócio. 

Dicas de como consumir o alimento, facilitando a vida do cliente, é uma boa ideia. Você pode também informar sobre o fato de a embalagem ser totalmente biodegradável, se for o caso. 

Recadinhos fofos, engraçados ou motivacionais também podem criar um bom vínculo entre sua marca e o consumidor. 

Mensagens escritas à mão na embalagem

Escrever mensagens à mão na sua embalagem pra delivery é outra opção para aproximar seu consumidor da sua marca. 

Nesse caso, valem recadinhos simples, como “bom dia!”, “bom apetite” e “obrigada pelo pedido!”. 

Aqui, é muito importante conhecer bem seu público para entender se esse tipo de mensagem será bem-vinda ou não. 

Além disso, esse conhecimento é fundamental para saber que tipo de mensagem enviar. 

Qual melhor embalagens para delivery?

Com todas as dicas que trouxemos, fica claro que a melhor embalagem para delivery é aquela mais indicada para o tipo de alimento que você produz e comercializa. 

Se você tem uma sorveteria, provavelmente a maioria dos seus produtos serão gelados, então investir em embalagens de isopor ou com alguma resistência térmica é fundamental. 

Já se você oferece massas, como lasanhas e macarronadas, seu alimento deve ser entregue quentinho. Logo, embalagens de alumínio podem ser bastante úteis. 

Caso seu negócio seja uma confeitaria, a maioria dos produtos pode ser entregue em temperatura ambiente, assim o foco não é tanto na temperatura, mas na conservação do produto sem que desmanche no transporte. Embalagens de papel ou plástico podem servir bem.

Por fim, vale ficar atento ao que o consumidor quer. E eles vão dizer a você. Peça feedbacks e fique atento aos comentários e avaliações. 

Aqui vão alguns dos itens considerados prioridades pelo público quando o assunto é embalagem para delivery, segundo a Fispal Food Service:

Em ordem de prioridade, as pessoas elegeram os seguintes pontos como mais importantes a serem garantidos pelas embalagens dos alimentos que pedem por delivery:

●     manter a higiene

●     devem ter boas qualidade térmicas

●     devem ser sustentáveis

●     ter ser funcionais e fáceis de abrir

●     devem permitir o reaquecimento do alimento na própria embalagem

●     além de serem reutilizáveis

Em ordem de prioridade, as pessoas elegeram os seguintes pontos como mais importantes a serem garantidos pelas embalagens dos alimentos que pedem por delivery:

  • manter a higiene
  • devem ter boas qualidade térmicas
  • devem ser sustentáveis
  • ter ser funcionais e fáceis de abrir
  • devem permitir o reaquecimento do alimento na própria embalagem
  • além de serem reutilizáveis
diferentes tipos de embalagens de delivery sustentáveis
Freepik

Conclusão

Como você viu nesse texto, há alguns detalhes fundamentais aos quais você deve se atentar ao comprar ou produzir embalagens para o seu delivery de alimentos. 

Os consumidores priorizam alguns pontos como limpeza, temperatura, funcionalidade e preocupação com o meio ambiente, com embalagens sustentáveis. 

Você aprendeu também que é importante lembrar que a embalagem, principalmente no caso do delivery, funciona como um meio de comunicação da sua empresa.

Assim, é fundamental que você invista em um design que favoreça sua marca e que transmita o seu posicionamento de marca. Uma das formas é investindo em embalagens para delivery personalizadas. 

Junto disso, você pode garantir identificação e engajamento do seu público apenas com algumas modificações e incrementos simples nos recipientes que chegam ao cliente. 

Para isso, trouxemos inspirações e exemplos bastante aplicáveis em vários estabelecimentos que atuam na entrega de alimentos. 

Você aprendeu, por fim, neste artigo, como escolher o melhor tipo de embalagem e qual o material – alumínio, isopor, papelão, papel ou plástico – é o mais indicado para o seu negócio. 

E não esqueça: tudo isso são iniciativas e investimentos, muitas vezes simples, que farão toda a diferença para fidelizar seu cliente!

Para ler mais artigos como esse e ficar por dentro das novidades quanto às mudanças no ramo de alimentação por delivery, acesse nosso site!