Quer se trate de uma “dieta da moda” ou de um plano alimentar acompanhado por um profissional especializado, todos têm ou tiveram o desejo de melhorar a saúde através da alimentação.
No entanto, nada de atalhos. É preciso ter muito cuidado quando se trata de certos tipos de dietas amplamente divulgadas.
Veja a seguir detalhes sobre a dieta Low Carb, famosa por propor baixo teor de carboidratos. E veja como esse planejamento alimentar prático, também pode ser seguro e saboroso.
Veja também:
Ah! E saiba mais também sobre os benefícios que ela pode oferecer à sua saúde!
O que é a dieta Low Carb?
A dieta com baixo teor de carboidratos é mais comumente conhecida como “dieta com proteínas” ou “dieta da idade da pedra”.
Sabemos, são nomes curiosos, mas ao contrário do que muitos pensam, o cardápio não se restringe ao consumo de carne.
Em resumo, a dieta pobre em carboidratos é baseada em uma variedade de vegetais também. Sem deixar de incluir carnes, ovos, peixes, aves, laticínios, carboidratos complexos e frutas indicadas.
Legal, né?
Ao mesmo tempo, evita a lista de alimentos permitidos exclui todo e qualquer alimento altamente processado. E nessa lista entram os açúcares, doces (mesmo que pareçam naturais) e farinhas, salsichas, e outros embutidos, que são industrializados.
É uma dieta bem leve e relativamente fácil. Alternativa perfeita para quem quer perder peso de forma saudável e ganhar ou manter a massa muscular – combinando alimentação com atividade física regular, é claro!
Mas Funciona?
SIM!
A dieta Low Carb é saudável e representa ajuda para quem precisa começar a investir na reeducação alimentar. Por isso garante inúmeros benefícios além da perda de peso corporal, entre eles:
-
A redução de peso é maior e mais ligeira do que em dietas em que se elimina as gorduras, as Low Fat;
-
A dieta Low Carb melhora a glicemia e diminui a insulina, por isso é muito recomendada para tratar diabetes e pré-diabetes;
-
Tem um enorme potencial de saciedade: satisfação por mais tempo e consequentemente diminui a fome e a tentação de petiscar o tempo todo;
-
Ajuda a regular a pressão arterial, os triglicerídeos e os níveis de colesterol;
Aqui no Apptite contamos com uma ampla variedade no cardápio, justamente para atender quem segue o plano alimentar sem carboidrato. Você já viu?
Pois deveria, é maravilhoso!
Quais alimentos a dieta sem carboidrato permite consumir?
Para ser possível entender melhor, vamos informar quais são os tipos de alimentos recomendados para as pessoas que seguem a dieta a base de proteínas:
Frutos do mar e peixes: todos os tipos são permitidos. Peixes gordurosos como cavala, arenque e salmão são ricos em ômega-3. Mas não coma à milanesa, por causa do trigo!
Ovos: são aceitos em todas as suas diferentes formas: mexidos, fervidos, omeletes. Aliás, ovos são considerados um dos alimentos mais completos e saudáveis.
Gordura natural: óleo de coco, manteiga e azeite de oliva.
Carnes: Quando o assunto é carne, é autorizado consumir qualquer tipo. De porco, gado, de caça e aves. A gordura da carne não é um malefício, assim como a pele do frango.
Vegetais (saladas): tomate, alface, couve-flor, couve, brócolis, couve de bruxelas, abobrinha, aspargos, espinafre, azeitonas, berinjelas, cogumelos, cebola, pimentão, pepino, e muito mais. Enfim, consuma de forma livre os vegetais verdes até a sua saciedade.
Nozes: ótimo substituto para pipoca e salgadinhos. Inclua castanha-do-pará, noz pecan, pistache, castanha de caju. Tais alimentos possuem algum carboidrato, então você já sabe, nada de excessos! Ah! E sempre dê prioridade às nozes in natura.
Laticínios: a lactose é uma espécie de açúcar que, mesmo não sendo doce, aumenta a insulina e quebra a sua dieta. Sendo assim, deve ser evitada sempre.
Os produtos fermentados (iogurte natural, queijo, manteiga e coalhada) merecem atenção. Alimentos ricos em gordura (preferencialmente com teor maior que 40% como a manteiga e a nata) podem ser consumidos por aqueles que não possuem intolerância.
Frutas: são ricas em nutrientes e fonte de antioxidantes, elas ajudam a preencher aquele desejo de um docinho, sabe? E podem ser consumidas com pasta de amendoim integral, iogurte natural, ou com as oleaginosas.
Mas e você, conta pra gente! Vai começar a dieta Low Carb? Se quiser ajuda estamos prontos! Peça já a sua comida saudável 100% artesanal no conforto da sua casa!
E siga as nossas redes sociais para contar o que você está achando dos pratos! Queremos ouvir a sua opinião!
Deixe uma Resposta