Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Dia Mundial do Chocolate: a versatilidade em forma de doce!

A chance de o chocolate ser um dos seus doces favoritos é altíssima – afinal, ele está entre os queridinhos de quase todo mundo. Não é à toa que ele conquistou um dia para ser celebrado no mundo inteiro, e sim, esse dia é hoje (7 de julho)!

Depois de descobrir isso, com certeza a sua primeira vontade é ir comemorar a data degustando a sua variação favorita desse sabor. Mas espera aí! Que tal descobrir algumas curiosidades do chocolate enquanto isso? Então continue aqui!

Derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau, apesar de natural, o chocolate sofreu uma certa resistência da população até cair nas graças de todo mundo. É difícil de acreditar, sabemos. Mas isso acontece porque os produtores levaram um bom tempo até chegar à irresistível receita que consumimos hoje em dia!

E apesar de seus ingredientes principais serem mais cultivados em locais de clima tropical, como a América Latina, a região que deu força à criação desse hábito de consumo foi a Europa – mais especificamente a Suíça. Agora dá pra entender porque até hoje esse país é considerado especialista no doce, né?

Sem dúvidas, um dos principais motivos da popularização do chocolate são as diversas possibilidades de consumo deste alimento e os diferentes sabores que ele pode proporcionar: líquido, em barra, cremoso, ao leite, amargo, meio amargo, branco, ruby, como ingrediente principal ou toque final, etc.

Outro fator que conta muitos pontos pro derivado do cacau é a facilidade de combinar seu sabor com tantos outros. Quem nunca se deliciou com um bolo de cenoura com cobertura de chocolate que atire a primeira pedra! E essa é só a mais comum das misturas. Outros exemplos são as receitas de chocolate com laranja, pimenta, baunilha, morango, amendoim, café, licor, menta… enfim, aqui a imaginação é o limite; algumas variações mais caras da sobremesa usam até mesmo ouro na sua composição. Isso mesmo, OURO! Realmente, existe gosto pra tudo.

E se você é daqueles que vivem buscando uma desculpa pra comer só mais um bombom  ou incluir o chocolate no cardápio do dia, aqui vão algumas informações nutricionais pra te ajudar a convencer todo mundo que o chocolate é a melhor opção de doce:

Seu consumo moderado pode contribuir para

  • circulação sanguínea;

  • hidratação da pele;

  • redução de danos causados por AVC;

  • alívio de dores;

  • diminuição do estresse;

  • no caso do chocolate amargo ou meio amargo, um pequeno consumo diário também pode proporcionar aceleração no metabolismo e aumento dos níveis de colesterol bom.

Chocolate branco e a polêmica – é chocolate ou não?

Muitas pessoas já se depararam com esse eterno debate; os menos afeiçoados pelo chocolate branco costumam alegar que ele seria uma versão fajuta do doce, já que não traz o cacau como seu principal ingrediente, como as outras variações.

Mas o que é pouco falado é que a gordura que carrega a maior parte da composição do chocolate branco é justamente a manteiga de cacau, ingrediente sem o qual nenhuma outra espécie de chocolate teria o sabor conhecido por nós. E que não deixa de ser derivado do mesmo fruto, correto?

Então fica aqui um ponto de argumentação para os amantes do chocolate branco. Seu sabor favorito também é chocolate legítimo! O que ocorre é a diferenciação do teor de cada ingrediente, mas isso pode acontecer até mesmo com dois chocolates meio amargos de marcas diferentes, por exemplo.

Mais uma informação favorável pra essa espécie de chocolate é que sua composição não contém cafeína – o que pode ser interessante se você pretende evitar o elemento na sua dieta.

Eu só quero chocolate!

Finalmente, vamos ao que interessa. Todo esse papo deu uma vontade de explorar novas sobremesas com chocolate, né? E provavelmente, a essa altura do texto, aquele pedaço que você pegou para degustar enquanto lia, já acabou. Mas hoje tá liberado comer uma porção mais generosa dessa delícia, afinal, é o Dia Mundial do Chocolate! Então, caro leitor chocólatra, se liga nesse top 5 sobremesas com chocolate preparadas pelos Chefs Apptite que vão fazer você salivar só de ver:

  1. Bolo Mousse de chocolate com amêndoas, por Chef Patricia Bertola

Bolo Mousse de chocolate com amêndoas, por Chef Patricia Bertola

Bolo Mousse de chocolate com amêndoas, por Chef Patricia Bertola

2.HARUMAKI DE CHOCOLATE, por Chef Nathan Natsushi temakeria

HARUMAKI DE CHOCOLATE, por Chef Nathan Natsushi temakeria

HARUMAKI DE CHOCOLATE, por Chef Nathan Natsushi temakeria

3.Torta pavlova – banoffe & chocolate, por Chef Bruna – Tout Tarte

Torta pavlova - banoffe & chocolate, por Chef Bruna - Tout TarteTorta pavlova – banoffe & chocolate, por Chef Bruna – Tout Tarte

4.Bolo Nuchi (2 chocolates), por Chef Elisa Adda – Viva Kürtős! Culinária Húngara

Bolo Nuchi (2 chocolates), por Chef Elisa Adda - Viva Kürtős! Culinária HúngaraBolo Nuchi (2 chocolates), por Chef Elisa Adda – Viva Kürtős! Culinária Húngara

5.Crepe Francês – Ganache de Chocolate, por Chef Patrick Nascimento

Crepe Francês - Ganache de Chocolate, por Chef Patrick NascimentoCrepe Francês – Ganache de Chocolate, por Chef Patrick Nascimento

Difícil é decidir por qual dessas vai começar, né? Mas o importante é saber que os nossos incríveis Chefs estão sempre trazendo novidades e aprimorando seus clássicos com chocolate pra deixar as receitas cada vez mais saborosas e irresistíveis! O que não falta por aqui é opção, inclusive pra quem tem algum tipo de restrição alimentar. O Sorvete de Chocolate Vegano da Chef Amanda Freires é um ótimo exemplo disso (considere essa dica bônus como o item 6 da nossa lista).

Se você quer continuar conferindo as opções com chocolate do Apptite, que tal ler este outro artigo do nosso blog que fala sobre os melhores brownies de São Paulo? Mas se você quer mesmo é pedir agora a sua delícia, é só clicar aqui e ir direto pra nossa plataforma!

Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais pra ficar por dentro de todas as promoções e novidades que vivem bombando por aqui: Facebook | Instagram | LinkedIn. Bom Apptite e um feliz Dia do Chocolate pra você!