Ainda não é Chef Apptite? Transforme sua cozinha em seu negócio. Aproveite 30 dias grátis!

Desmistificando o glúten

Existem muitos tabus sobre o glúten, entre eles: se o seu consumo faz mal à saúde e se a adoção de uma dieta totalmente restritiva a esse elemento realmente emagrece, promove mais saúde e até mesmo contribui para o tratamento de algumas doenças. Um grupo de pessoas defende até mesmo uma relação entre o glúten e o desempenho esportivo, alegando que a retirada do ingrediente de sua dieta contribui para uma melhor performance. Mas será que o glúten é mesmo esse vilão todo? Descubra a seguir!

O que é glúten?

É uma proteína encontrada principalmente nos cereais como trigo, centeio e cevada. Sua composição permite a produção de diversos alimentos, como pães e bolos, pois ele é o que “dá a liga” para que se obtenha a consistência ideal nas massas. Ele também contribui para a renovação das “boas bactérias” no nosso intestino, o que facilita o processo de digestão alimentar. É importante ressaltar que isso é o que ocorre nos organismos que não possuem alergia a essa proteína.

Quais alimentos contém glúten em sua composição?

Por estar muito presente na composição dos cereais citados acima, o glúten é encontrado em vários alimentos presentes na dieta da maioria das pessoas, entre eles, estão:

  • Pães;

  • Bolos;

  • Biscoitos;

  • Macarrões;

  • Sorvetes industrializados;

  • Molhos para salada;

  • Embutidos (salsicha, linguiça, presunto, etc.);

  • Aveia;

  • Cerveja.

Vendo essa lista, dá pra imaginar que uma dieta sem glúten provavelmente é uma mudança abrupta para o organismo, não é mesmo? Então será que vale a pena refazer todos os hábitos alimentares pra eliminar o glúten das suas refeições? Primeiro, vamos entender quando o glúten pode ser prejudicial à saúde.

Doença celíaca – o que é?

É um estágio avançado da alergia ao glúten que pode acometer crianças e adultos, e causar outras complicações de saúde. Isso acontece quando o organismo encontra dificuldade em fazer a correta digestão do glúten.

Nesses casos, a pessoa sente dores no estômago e tem outros sintomas como problemas gastrointestinais, enxaquecas frequentes após as refeições, dores musculares ou nas articulações, irritabilidade, etc.

Pra saber se a pessoa realmente é intolerante ao glúten, são feitos exames de sangue e biópsia do intestino delgado (órgão onde a ação dessa proteína é mais evidente).

Outras situações em que o consumo do glúten não é indicado

Além da doença celíaca, também existe uma sensibilidade ao glúten não celíaca, que possui sintomas semelhantes com o diagnóstico anterior, mas sem uma ação autoimune do organismo. Da mesma forma, basta retirar o glúten da dieta para parar de sofrer com os sintomas.

Por fim, o que também pode restringir o consumo do glúten é a alergia ao trigo, que é um dos cereais mais ricos nessa proteína. Nesse caso, o tratamento consiste em interromper o consumo do próprio trigo.

São diversas as possibilidades, por isso o melhor é sempre contar com profissionais indicados pra te ajudar a traçar corretamente seus hábitos alimentares, pois o consumo do glúten pode ser prejudicial, mas a sua falta no organismo também pode fazer mal, sabia?

Então tirar o glúten da dieta é saudável?

A verdade é que não existe nenhum estudo conclusivo que comprove que o glúten faz mal pra todo mundo, nem mesmo nenhuma pesquisa confirmando o emagrecimento de quem aderiu à dieta sem glúten. Inclusive, existem profissionais da nutrição que acreditam que o prejudicial, nessa história, é a remoção desnecessária desse componente nas refeições, já que ele contribui com o funcionamento do intestino delgado (em casos onde não há intolerância à proteína).

No caso do suposto emagrecimento depois de cortar o consumo do glúten, o que geralmente ocorre é que, ao parar de consumir massas como pães, macarrão, bolos, etc., os índices de carboidrato ingeridos são muito reduzidos, o que explica a perda de peso.

Mas atenção! Como falamos no tópico acima, precisamos lembrar que existem algumas pessoas que possuem intolerância ao glúten. Nesses casos, é absolutamente necessária a retirada desse ingrediente da alimentação.

Então, o indicado é consultar um profissional da saúde antes de realizar qualquer grande alteração nos seus hábitos alimentares. Se for preciso, esse nutricionista ou médico irá solicitar exames que ajudarão a definir a dieta ideal para o seu caso específico.

Pra facilitar a vida de quem é intolerante ao glúten ou, por outro motivo, opta pela dieta restritiva desse ingrediente, em 2003 foi criada uma lei que obriga os rótulos dos alimentos a informarem a presença – ou ausência – do glúten em suas composições*. Interessante, né?

Seja qual for a sua situação, no Apptite você encontra deliciosas opções de comida artesanal com e sem glúten. Aqui nós levamos a sério a missão de levar comida de verdade pra todo mundo!

Quer ou precisa evitar o consumo de glúten? A Chef Larissa Alves | True Food é especialista em receitas sem glúten! Confira alguns dos saborosos pratos produzidos por ela:

  1. Almôndega de frango com penne sem glúten

Almôndega de frango com penne sem glúten, por Chef Larissa Alves | True FoodAlmôndega de frango com penne sem glúten, por Chef Larissa Alves | True Food

2. Quiche de cebola roxa vegano, sem glúten e lactose

Quiche de cebola roxa vegano, sem glúten e lactose, por Chef Larissa Alves | True FoodQuiche de cebola roxa vegano, sem glúten e lactose, por Chef Larissa Alves | True Food

3. Coxinha de batata doce Sem glúten e Sem lactose

Coxinha de batata doce Sem glúten e Sem lactose, por Chef Larissa Alves | True FoodCoxinha de batata doce Sem glúten e Sem lactose, por Chef Larissa Alves | True Food

4. Bolo de milho sem glúten, sem lactose e sem açúcar

Bolo de milho sem glúten, sem lactose e sem açúcar, por Chef Larissa Alves | True FoodBolo de milho sem glúten, sem lactose e sem açúcar, por Chef Larissa Alves | True Food

5. Cheesecake Saudável Sem glúten

Cheesecake Saudável Sem glúten, por Chef Larissa Alves | True FoodCheesecake Saudável Sem glúten, por Chef Larissa Alves | True Food

6. Brownie Sem Glúten e sem Lactose

Brownie Sem Glúten e sem Lactose, por Chef Larissa Alves | True FoodBrownie Sem Glúten e sem Lactose, por Chef Larissa Alves | True Food

7. Torta de Maçã Sem glúten e Sem lactose

Torta de Maçã Sem glúten e Sem lactose, por Chef Larissa Alves | True FoodTorta de Maçã Sem glúten e Sem lactose, por Chef Larissa Alves | True Food

Gostou de entender melhor todas as questões polêmicas que envolvem o glúten? Deixe um comentário contando se você já experimentou alguma dessas receitas glúten free!

Se quiser continuar lendo sobre os hábitos alimentares que dão o que falar por aí, confira esse post sobre dieta low carb e nossas marmitinhas fit! E não esquece de seguir a gente nas redes sociais pra não perder nada do que preparamos pra você: Facebook | Instagram | LinkedIn <3

*Fonte: Governo Federal – Planalto.