Ainda não é Chef Apptite? Transforme sua cozinha em seu negócio. Aproveite 30 dias grátis!

Delivery Pós-Pandemia: Entenda as mudanças

delivery-pos-pandemia

Sabemos que desde o início da pandemia, o serviço de entregas passou a fazer parte do cotidiano das pessoas de forma muito mais intensa, já que diversos bares e restaurantes precisaram fechar suas portas. As vendas por delivery ganharam força e transformaram completamente a jornada de compra dos consumidores. Mas, e no cenário do pós-pandemia, o que acontece?

De acordo com informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico aumentou em 70% a sua base de clientes em apenas 3 meses. Contudo, com a reabertura dos comércios, surgiram inúmeras dúvidas sobre a manutenção ou não do mercado de delivery.

A boa notícia é que o futuro do serviço de entregas no pós-pandemia é bastante otimista. Isso porque, apesar de ter se intensificado em um período de muita tensão, o delivery trouxe inúmeros benefícios tanto para quem pensava em ganhar uma renda extra quanto para os consumidores, transformando suas necessidades. Vamos entender quais foram esses impactos.

Praticidade

Essa talvez tenha sido uma das maiores vantagens trazidas com o delivery. A praticidade de poder pedir a sua refeição favorita, por exemplo, e aproveitá-la no conforto de casa, com certeza, atrai milhões de consumidores. Sem contar nas mais diversas opções disponíveis com as vendas pelo iFood e outras plataformas de delivery.  

Saúde e bem-estar

A rotina dos brasileiros segue cada vez mais acelerada e por muitas vezes não conseguem preparar as refeições como gostariam, com todo cuidado e optando por alimentos mais naturais. Com o delivery de marmitas fitness, por exemplo, tudo se tornou muito mais fácil, já que é possível se alimentar de forma mais saudável de uma forma prática e sem precisar gastar horas e horas na cozinha. 

Vantagens operacionais

Além dos benefícios para os clientes, o delivery também trouxe facilidades aos estabelecimentos, principalmente pensando em questões operacionais. Os pedidos são realizados de forma instantânea, sem ocupar linhas telefônicas e com a redução de problemas de comunicação. 

Além disso, o cliente pode ter acesso ao cardápio completo, incluindo bebidas, sobremesas e adicionais, tendo a liberdade de tempo para escolher o seu prato, tudo isso de um jeito mais simples.

Outra vantagem operacional é a facilidade para gerenciamento, podendo alterar o cardápio quando desejar e de forma instantânea, com novas imagens, preços e lançamentos de pratos.

Tendências do delivery no pós-pandemia

Com os todos os benefícios apresentados e segundo pesquisas realizadas, a tendência é que o delivery continue em alta, mesmo com a reabertura dos estabelecimentos. 

O serviço de entregas foi também uma oportunidade para que novos negócios pudessem surgir e para que bares e restaurantes tivessem a chance de se reinventar em um momento tão crítico.

Contudo, ainda que apresente todos esses pontos positivos, é preciso que o mercado atente-se às tendências e não caia no comodismo de achar que está tudo muito tranquilo. É preciso que as marcas que trabalham com delivery estejam preparadas para investir em melhorias, visando sempre a melhor experiência de consumo de seus clientes. 

1. Otimizar tempo de entrega

Esse é um dos grandes desafios do serviço de delivery, aliar a qualidade dos produtos com um tempo ideal de entrega. Por isso, aposte em ferramentas capazes de ajudar você com a logística e o gerenciamento do seu negócio, além de contar com uma boa equipe de entregadores que estejam comprometidos com um serviço de excelência. 

2. Seja tão criterioso quanto os seus clientes

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), as reclamações nos SACs das organizações cresceram 66% desde o início da pandemia. Ou seja, isso indica que os consumidores passaram a avaliar cada serviço de forma ainda mais criteriosa. Por isso, tenha atenção redobrada na qualidade da entrega e no domínio do segmento de atuação, caso queira ganhar destaque e se manter atrativo neste cenário pós-pandemia. 

3. Traga novidades e personalize o seu negócio

Apostar em pratos novos e novas experiências de consumo pode ajudar você a garantir seu espaço na mente dos consumidores. Descubra quais são os interesses do seu público e invista em formas de atender a essas demandas de forma rápida e inteligente. 

Além disso, é de suma importância que o seu delivery garanta um serviço personalizado, seja com recados feitos à mão, seja com pequenas cortesias. O importante é mostrar ao seu cliente porque o seu estabelecimento vale a pena e porque, com você, a experiência de compra será melhor.

É muito importante ressaltar que nenhuma estratégia será eficiente se você não utilizar a tecnologia a seu favor. Nesta era digital, é preciso garantir as ferramentas adequadas que consigam automatizar alguns serviços, reduzindo custos, desperdícios e tempo gasto com pequenas tarefas, tornando o seu negócio ainda mais eficiente. 

E nós da Apptite podemos te auxiliar nisso! Nossa plataforma de gestão de vendas completa garante mais autonomia, segurança, visibilidade e praticidade para que o seu delivery cresça sem obstáculos. 

Além de ter o seu cardápio digital, se tornando um Chef Apptite, você entra automaticamente no nosso app com mais de 40.000 acessos mensais de potenciais clientes e ainda aproveita benefícios como:

  • Contato direto com os seus clientes;
  • Todos os meios de pagamento integrados;
  • Sem taxas dos aplicativos marketplaces;
  • Garantia dos melhores preços para os seus clientes;
  • Possibilidade de compartilhar todo o seu cardápio com apenas um link pelo Instagram, pelo WhatsApp e Google Meu Negócio.

Não fique de fora e venha fazer parte da família Apptite! 

Bom, como foi possível notar, o mercado do delivery no pós-pandemia é bastante próspero, desde que haja atenção total nas novas demandas dos consumidores, posicionamento correto, garantia da melhor experiência para o cliente e investimento em novas tecnologias, como a plataforma da Apptite, podem ser as melhores maneiras de garantir espaço no futuro do delivery.

Esperamos ter ajudado com este conteúdo e sanado as suas principais dúvidas sobre como o cenário do delivery no pós-pandemia. Em nosso blog, você poderá encontrar outros artigos para conhecer ainda mais sobre esse universo, extremamente rico para aqueles que amam a gastronomia. Aproveite também para acompanhar todas as novidades do mundo da culinária e não deixe de seguir nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.