Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Criar cardápio digital: Melhores ferramentas [Guia Completo]

homem segurando celular com cardapio digital aberto

O número de pessoas conectadas à internet está aumentando o tempo todo. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de ferramentas e aplicativos para criar cardápio digital tem auxiliado o crescimento da indústria alimentícia, principalmente como resultado da introdução de novos canais de vendas como delivery e takeout.

Nesse sentido, criar um cardápio digital é uma forma simples de fidelizar os clientes, modernizando e agilizando o atendimento. 

E se você acha que conseguir um desses exigirá uma grande soma de dinheiro, fique tranquilo. Você aprenderá que existem formas gratuitas de criar um cardápio moderno. 

Confira neste artigo mais detalhes sobre as melhores ferramentas para a confecção do seu cardápio.

Ferramentas para criar um cardápio digital 

Qualquer pessoa com um computador, smartphone ou tablet conectado à internet pode criar um cardápio digital de forma prática e em poucos passos. 

Não importa se o seu bar ou restaurante oferece serviço de mesa, delivery, take away ou operação mista. 

Tudo o que você precisa é de um sistema para que seus clientes saibam o que você tem a oferecer.

Além de ser uma ferramenta visual de vendas, um cardápio digital pode ser uma forma prática e direta de auxiliar na tomada de decisões ou até mesmo no recebimento de pedidos. 

No entanto, o que funciona para um tipo de negócio nem sempre se aplica a outro. Dessa forma, você deve determinar qual opção melhor atende às suas necessidades. 

Veja agora algumas opções para você criar o seu cardápio digital.

Sites 

Quando usados ​​corretamente, os sites são sinônimos de sucesso comprovado na apresentação de um negócio. 

No caso de empresas de alimentação, além do cardápio, também é possível divulgar o restante das atrações, eventos e novidades da casa, por exemplo, divulgando o espaço como um todo. 

Confira alguns sites que podem te ajudar a criar o seu cardápio digital.

Wix 

O Wix.com é uma plataforma de desenvolvimento web baseada em nuvem com milhões de usuários em todo o mundo. Através dele você pode criar o seu cardápio digital de uma forma fácil e intuitiva. 

Nesse sentido, a plataforma oferece mais de 50 templetes diferentes para sites de restaurantes diferentes, em diversos segmentos diferentes.

Dessa forma, você pode escolher aquele que mais tem a ver com a sua marca e adicionar imagens, textos, ícones e tudo que deixe seu cardápio digital ainda mais personalizado. 

Além disso, no Wix você pode configurar os recursos de reserva de mesa e utilizar diversas ferramentas de marketing para atrair clientes.

Google Sites

O Google Sites é uma ferramenta desenvolvida para ajudar você a criar websites de maneira rápida e fácil. 

É uma ferramenta útil para automatizar questões técnicas e permitir que as empresas deem os primeiros passos em direção às estratégias digitais eficazes.

A única necessidade é que você tenha um perfil comercial do Google, ou uma conta do Google Meu Business.

Assim, o Criador do Site coleta as informações de lá para criar o site automaticamente.

Depois de criá-lo, você pode personalizá-lo da maneira que quiser, seja adicionando fotos, editando bots ou enfatizando a descrição da sua empresa.

WordPress

De forma geral, o WordPress funciona como um sistema para gerenciamento de sites, blogs, lojas virtuais, portais de notícias, e outros tipos de páginas. 

O principal objetivo da plataforma é gerenciar o conteúdo de maneira direta e prática.

Mais especificamente, ele age como um facilitador da criação e edição de conteúdo em um site sem exigir o uso de uma linguagem de programação. 

A ideia é possibilitar que mesmo um criador de conteúdo sem conhecimento prévio de programação gerencie todo o seu site, loja ou blog de forma intuitiva. 

Isso inclui a criação de texto, o uso de imagens e vídeos e a criação de formulários, sem contar as inúmeras opções de personalização do layout do site e muitas outras funcionalidades.

Editores de imagens

Existem alguns aplicativos e plataformas gratuitos de edição de imagens disponíveis online, como Canva, Crello e Trakto.io. 

Com essas ferramentas, criar um cardápio digital online gratuito fica muito mais fácil. 

Essas ferramentas são bastantes intuitivas de mexer, principalmente porque qualquer trabalho pode ser criado usando modelos prontos.

O conteúdo pode ser salvo e compartilhado na nuvem. 

O documento final também pode ser exportado em diversos formatos (PNG, JPEG, PDF), facilitando a distribuição e, por exemplo, criando um cardápio em PDF.

Contudo, existe uma certa limitação dos modelos que podem ser utilziados, visto que algumas opções mais robustas podem ser pagas. 

No entanto, para quem não deseja pagar, eles podem suprir todas as necessidades de criar um cardápio digital.

Canva

O Canva é uma das maiores ferramentas digitais de design. 

Nesse site é possível criar diversos tipos de visualizadores diferentes, como cardápios, posts para Instagram, cards, folhetos e muito mais.

Dessa forma, o primeiro passo é fazer uma conta no Canva, podendo ser feito no site pela Web, ou no aplicativo disponível para sistema iOS e Android. 

Depois disso, você poderá acessar todos os templetes prontos de cardápios dos mais diferentes tipos de estabelecimentos alimentícios.

Quando você achar aquele que mais tem a ver com o seu negócio, é só selecionar e começar a personalizá-lo. 

A própria plataforma oferece ícones e imagens, no entanto, você também pode exportar imagens externas, como as fotos dos pratos do seu menu. 

Além disso, ele oferece também filtros, molduras, ilustrações 3D e muito mais. 

Ao final, basta escolher a forma como gostaria de baixar a imagem e ela estará pronta para fazer parte do seu cardápio digital.

Trakto.io

O Trakto.io também é uma excelente opção para aqueles que não tem muito costume em usar aplicativos mais avançados de design, mas gostaria de ter um cardápio digital funcional e atrativo. 

Nesse sentido, depois de fazer o cadastro na plataforma, você poderá começar a montar o seu cardápio do zero ou então com modelos prontos.

Dessa forma, as medidas 23 x 30 cm são as mais utilizadas para cardápios, visto que facilitam a visualização do consumidor. 

Depois de transformá-lo da forma que preferir, é só baixar a imagem e pronto!

Crello

A interface do Crello é bastante intuitiva e oferece aos usuários as opções mais utilizadas para começar a criar o seu cardápio digital. 

A aba “Modelos” na parte superior do menu principal apresenta vários modelos disponíveis e separados por categorias. 

Esse recurso facilita que você encontre diversos templetes de cardápios prontos, com tamanhos e layouts diferentes.

Um dos recursos mais interessantes do Crello é “Os Meus Designs”, que permite ver qualquer coisa que você já criou e renomeá-la ou excluí-la. 

Algumas funções estão incluídas no pacote pago, enquanto outras devem ser pagas separadamente ao final do processo de exportação da arte, sendo necessário o registro de um cartão de crédito.

homem come em mesa com celular e um cardapio online aberto ao lado

Tenha o seu próprio e-commerce para vender direto por delivery com plataformas online 

Alguns aplicativos incluem um serviço gratuito de criação de cartões digitais, além de outros recursos, como canais de vendas e gerenciamento de pedidos online, entre outros. 

Confira uma ótima opção de plataforma online para criar cardápio digital.

Apptite

De forma geral, podemos dizer que o Apptite é um aplicativo que conecta usuários com pessoas que praticam culinária de alta performance, de acordo com o local onde estão localizados. 

No entanto, o que algumas pessoas podem não saber é que essa plataforma também oferece aos empreendedores o cardápio digital super personalizado e com diversos benefícios.

Com o Apptite, o seu negócio terá diversas vantagens, como nome de site personalizado; meios de pagamentos integrados (inclusive voucher de alimentação VR, Alelo, Sodexo e Ticket) além de carteiras digitias – PicPay, AME e os meios de pagamento mais conhecidos, como cartão de crédito e PIX.

A plataforma também possui a funciondalidade de pedidos imediatos e agendados; opção take Away; logística integrada, com integração ao Lala Move e Google Meu Negócio.

Apptite também permite criar promoções e cupons personalizados, assim, você também consegue trabalhar a fidelização de seu consumidor.

Para ter acesso a todos esses benefícios, confira o site do Apptite!

Plataformas de delivery 

As plataformas de delivery são essenciais para qualquer negócio alimentício, principalmente depois do ápice da pandemia. Nesse sentido, existem algumas que são destaque no mercado que você deve conhecer. Confira!

iFood

O IFood é um dos mais conhecidos e maiores aplicativos de delivery do Brasil. É possível solicitar refeições e, em alguns locais, pedidos de compras em supermercados e farmácias. Para empresas, a plataforma oferece duas opções de pagamento: com e sem distribuidores Ifood.

O plano com delivery do restaurante é o iFood Básico. O estabelecimento paga uma comissão de 12% em todos os pedidos e um bônus de 3,5% se o pagamento for feito dentro do aplicativo. O custo mensal é de R $100,00.

No caso do Ifood Entrega, a entrega é feita pelo iFood. Por isso, há um desconto de 27% em todos os pedidos feitos. Nesse caso, a mensalidade custa R $130,00.

Rappi

De forma geral, este aplicativo é responsável por entregar qualquer coisa: alimentos, mantimentos e medicamentos, além de transportar pacotes de um local para outro. Com isso, para as empresas que optam por utilizá-lo, é cobrada uma taxa única de R $40 , que é dispensada na primeira transação. Depois disso, uma taxa de 3,5 % é cobrada por cada transação concluída.

5 dicas básicas para criar um cardápio digital online 

Ter um cardápio digital é muito importante para um negócio que deseja estar atualizado e entregar o melhor serviço de atendimento para o seu cliente.

No entanto, é preciso saber fazer para não gerar um efeito contrário, ao invés de atrair e reter, acabar afastando o cliente.

Por isso, confira algumas dicas para você criar um cardápio digital de forma eficaz.

1. Legibilidade

Um cardápio não é apenas uma coleção de descrições relacionadas a alimentos. Por isso, Ele deve instigar, ser equilibrado e apresentar um senso de coerência.

Portanto, o primeiro passo é se concentrar na redação do seu cardápio, lembrando que ele deve ser legível.

Ou seja, não seja muito exigente ao escolher as fontes; combine não mais que três tipos de letra e, claro, escolha um tamanho de fonte apropriado.

2. Escolha as cores certas

Harmonizar as cores também é um passo importante para fazer um cardápio online. Não é à toa que uma combinação incorreta pode ser desastrosa e causar perda de interesse.

No entanto, não é só isso, as cores devem estar associadas aos alimentos e simbolizar a identidade visual do seu negócio.

3. Imagens de qualidade

Para manter seus clientes com vontade de consumir os seus produtos, certifique-se de que seu cardápio inclua ótimas imagens que descrevam com precisão cada prato.

Dessa forma, vale a pena investir em fotógrafos gastronômicos especializados. Eles conseguiram deixar os seus pratos ainda mais atrativos.

Perguntas frequentes 

Quando o assunto é criar cardápio digital, muitas pessoas ainda ficam com algumas dúvidas. Tendo em vista que esse é um ponto muito importante para a estratégia de marketing de estabelecimentos alimentícios, não podem restar dúvidas algumas. Veja as respostas para questionamentos frequentes sobre o tema.

Como criar cardápio digital grátis? 

Existem algumas plataformas que oferecem diversos modelos para cardápio digital de graça, como o Canva e Crello. No entanto, vale ressaltar que mesmo alguns recursos só estão disponíveis para os usuários premium, esses aplicativos não deixam na mão na hora de fazer a produção do seu cardápio do jeito que você desejar.

Como criar um cardápio digital para WhatsApp

É possível compartilhar os produtos do seu serviço de alimentação usando o recurso de catálogo do WhatsApp Business.

Dessa forma, o cliente pode acessar o cardápio sem precisar baixar nenhum outro aplicativo, selecionar os produtos que deseja e enviar o pedido para a conta do WhatsApp do restaurante.

O primeiro passo para criar seu cardápio digital é baixar o aplicativo gratuito WhatsApp Business. Depois disso, basta entrar no menu do aplicativo, ir em ferramentas comerciais e clicar em “Catálogo”.

Assim, você deve adicionar o produto ou serviço que seu estabelecimento oferece. Depois disso, será possível adicionar todos os pratos disponíveis por meio de imagens, informando o preço e detalhando cada um.

Por fim, é só salvar e o seu cardápio estará pronto para ser compartilhado pelo WhatsApp.

Um recurso interessante do cardápio digital do WhatsApp é que uma vez que o food service toma conhecimento dos hábitos do cliente, ele pode informá-lo sobre determinados produtos que ele normalmente consome.

Quais são as etapas de um cardápio?

Existem algumas etapas que devem ser respeitadas na elaboração de um cardápio, sendo elas:

1. Deixar claro para os clientes quais são os produtos que são servidas no seu estabelecimento comercial;

2. Ser o principal meio de comunicação entre o estabelecimento e seus clientes.

3. Respeitar as preferências da clientela local;

4. Estar de acordo com as características individuais e as diversas etapas da vida, como infância, adolescência, adultos e idosos.

5. Oferecer benefícios à saúde e bem-estar dos indivíduos.

Que programa usar para fazer um cardápio?

Para fazer um modelo de cardápio, você precisará decidir o aplicativo ou programa que deseja usar. As melhores opções incluem Canva, Word, CorelDraw e PowerPoint. Depois disso, selecione as informações importantes para o seu cardápio e produza a sua arte.

Conclusão

Criar um cardápio digital não precisa ser tão difícil como parece. Ao saber exatamente o que colocar, a forma de fazer e a ferramenta ideal, qualquer pessoa será apta para fazer um cardápio digital de uma forma eficiente.

No entanto, como ao longo deste artigo, é preciso primeiro se planejar antes de começar a por a mão na massa. 

Afinal, o cardápio é um dos primeiros contatos que o cliente terá com o seu estabelecimento, por isso, ele precisa ser convidativo e informativo.

No entanto, se você está buscando uma solução que vai muito além de um cardápio digital, uma solução de entrega totalmente ingrada, conte conosco, o Apptite

Com o Apptite você terá todo o suporte necessário para criar um cardápio digital eficaz, assim como poderá usufruir de outros benefícios essenciais para o sucesso do seu estabelecimento.

Sobre o Apptite: Apptite é uma rede de alimentação formada por Home Chefs, micro dark kitchens e pequenos estabelecimentos locais aprovados e verificados com selos de Boas Práticas, que leva experiências gastronômicas na sua casa, trabalho ou onde você estiver (desde que dentro de nosso raio de alcance).