Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Como o marketing sazonal pode aumentar as suas vendas?

como-o-marketing-sazonal-pode-aumentar-suas-vendas

Trabalhar com vendas no delivery nunca é algo simples e, assim como em qualquer outro modelo de negócio, o objetivo é sempre crescer e aumentar os lucros. Pensando no ramo de comidas, você já decidiu em quais estratégias apostar para garantir mais visibilidade? O marketing sazonal pode ser a melhor alternativa para garantir esse crescimento nas suas vendas pela internet. Quer saber mais? Então, continue a leitura e acompanhe! 

O que é marketing sazonal?

Podemos entender esse conceito sendo o planejamento de marketing voltado para um período ou data específica do ano, como por exemplo, dicas para vender mais na páscoa. Ou seja, você acaba destacando, apresentando e vendendo os seus produtos de modo mais certeiro nas datas comemorativas.

Como aplicar essa estratégia de um jeito simples? 

Pensando em uma forma de ajudar você a executar corretamente essa estratégia de marketing, separamos cinco dicas essenciais para você seguir e alavancar as suas vendas. Veja só:

1. Bom planejamento

Antes de mais nada é preciso contar com um bom planejamento. É de grande importância conhecer o seu público a fundo para entender em qual data comemorativa será mais vantajoso investir.

Datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Páscoa são as principais. Já outras, como Dia das Crianças e Dia dos Namorados, são mais voltadas para nichos específicos do mercado, contudo isso não significa que você não possa adaptá-las ao seu negócio, criando uma nova necessidade no seu consumidor para essas datas.

Além disso, você também pode aproveitar situações pontuais, como Copa do Mundo, comemorações de fim de ano, férias escolares, início do verão ou do inverno e muito mais para elaborar suas estratégias. Por isso, lembre-se sempre de entender quem é o seu público e como a data pode se encaixar na realidade dele.

Outra dica aqui é fazer um panorama histórico sobre como o mercado concorrente se comportou nesses períodos e quais foram as reações dos consumidores. Dessa forma, você saberá como abordar em cada canal e rede social, como é o caso de impulsionar as suas vendas no instagram.

2. Entenda qual o melhor tom de voz

É de suma importância que o seu negócio assuma uma personalidade. Quando a sua marca for se comunicar, é necessário que você defina uma linguagem adequada para ela, assim, em cada campanha, ficará mais fácil fazer associação e fazer com que ela seja lembrada pelo público que deseja atingir.

Para esta dica, é necessário ter claro em mente com quem você deseja conversar. Além disso, caso o seu negócio já tenha quaisquer informações publicadas, é interessante fazer uma avaliação com esses materiais para entender o que funcionou, o que pode ser mantido e o que é preciso reescrever. 

3. Alinhe as estratégias de divulgação 

Com uma boa compreensão do seu nicho de atuação, com quem você conversa, qual seu tom de voz e qual a persona da sua empresa, é hora de definir quais as estratégias de divulgação durante aquela sazonalidade escolhida. 

Além das funcionalidades presentes nas redes sociais, lembre-se de apostar em outras ferramentas, como os conteúdos bem elaborados para o seu site, textos para blog com palavras-chave relevantes, promoções e divulgação adequada dos diferenciais dos seus produtos. 

4. Tenha parcerias e separe os recursos necessários

Depois de tudo organizado, é hora de “colocar a mão na massa”. Faça boas parcerias e lembre-se que um negócio nunca cresce sozinho, por isso conte com a mão-de-obra correta e opte por uma relação saudável com seus fornecedores de confiança.

Além disso, selecione tudo o que será preciso para dar conta das demandas na época do ano escolhida por você. Isso engloba investimentos em decorações e quaisquer outras coisas que você precise para que as ações sejam realizadas.

5. Analise os resultados

Por último, mas não menos importante, é o momento da análise de resultados da campanha desenvolvida. 

Uma grande vantagem do marketing sazonal é que ele possui começo, meio e fim, além de poder ser refeito todos os anos, facilitando a mensuração desses resultados por meio dos indicadores corretos. 

Atente-se, especialmente, ao Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e ao Retorno sobre Investimento (ROI) das campanhas. Dessa forma, você consegue identificar exatamente o que funcionou e o que precisa ser melhorado para que suas próximas campanhas sejam mais assertivas. 

Aproveite também para observar os comportamentos dos seus consumidores com base nas campanhas, levando em consideração fatores como: 

  • Número de acessos;
  • Quantas vendas foi possível a partir dele; 
  • Desistências da compra;
  • Comentários e avaliações sobre a campanha.

Agora que você já conhece algumas dicas de como colocar em prática a estratégia do marketing sazonal, vamos entender quais são as principais vantagens de aplicá-lo e como ele é responsável por impulsionar as suas vendas. 

Benefícios do marketing sazonal 

Crescimento das vendas em períodos estratégicos

Essa é a principal vantagem, garantir um aumento nas vendas em períodos mais lucrativos. Um marketing sazonal bem trabalhado faz da sua loja uma referência para essas datas específicas, trazendo clientes orgânicos em maior volume a cada ano, o que gera previsibilidade para o seu caixa.

Fidelização dos clientes

Nada melhor do que garantir clientes que se tornem advogados da sua marca, certo? Com uma campanha bem elaborada e desenvolvida, não só novos clientes surgirão, como também os clientes que já compravam da sua marca terão uma experiência tão positiva, que serão os maiores divulgadores dos seus produtos. Isso garantirá a você consumidores fidelizados e satisfeitos, o que também ajuda a alavancar as vendas. 

Estreita a relação entre marca e público

Diversas datas comemorativas carregam um peso emocional muito grande, como é o caso do Natal, Dia das Mães, dos Pais, entre outras. E quando a marca consegue transmitir essa mesma emoção, acaba ganhando a empatia do público, criando uma relação muito mais consolidada com a marca em questão. 

Além disso, o estreitamento da relação com a sua marca também contribui para que o seu negócio ganhe mais autoridade no seu nicho de atuação, melhorando o posicionamento e a imagem do estabelecimento. 

Criação do próprio período lucrativo

Por que não aproveitar a data de aniversário da sua loja ou a criação de algum outro evento que faça sentido para o seu estabelecimento? Além de gerar aumento nas suas demandas e mais lucratividade, você também cria maior expectativa nos seus consumidores e os mantém engajados com a sua marca. 

Especialmente quando falamos do setor alimentício, podemos encontrar diversas estratégias que contribuem para o crescimento do seu negócio. E, inclusive, encaixar datas comemorativas com facilidade, com pratos especiais para aquela ocasião. 

De qualquer forma, sabemos que para que isso funcione corretamente, é preciso que você tenha o suporte necessário, desde um planejamento de comunicação eficiente até uma logística adequada e que atenda às suas necessidades. 

Nada adianta preparar uma campanha de excelência, se você não tem uma equipe bem estruturada para dar conta da demanda ou não consegue organizar as entregas de forma correta ou ainda, não está bem posicionado nas plataformas de delivery, tornando a sua marca praticamente apagada no meio de tantos outros estabelecimentos. 

E é pensando nessas questões que a Apptite está aqui para te ajudar! 

Sabemos da dificuldade ao começar a empreender de casa e foi por isso que desenvolvemos nossa plataforma, com o intuito de contribuir com os Chefs que querem consolidar suas marcas no delivery. 

Ajudamos você com todas as ferramentas para uma gestão mais centralizada do seu negócio, além de garantir mais visibilidade nas principais plataformas, como iFood, Rappi e Google Meu Negócio, sem precisar se preocupar com as taxas sufocantes. Cuidamos de tudo para que você possa se preocupar com o que mais gosta de fazer: cozinhar!

Venha se tornar um Chef Apptite e aproveite diversos benefícios incríveis como:

  • Tenha contato direto com os seus clientes;
  • Ofereça todos os meios de pagamento integrados;
  • Não precisa enviar maquininha para os seus clientes;
  • Fuja das taxas dos aplicativos marketplaces;
  • Compartilhe todo o seu cardápio com apenas um link pelo Instagram, pelo WhatsApp e Google Meu Negócio;
  • Ofereça melhores preços aos seus clientes diretos.

O que você está esperando para vir fazer parte da maior rede de Home Chefs do Brasil?  Venha se juntar aos mais de 10.000 empreendedores e cozinheiros que transformaram a sua operação de delivery em um grande negócio. Acesse nosso site e faça o seu cadastro agora mesmo de forma gratuita! 

Depois de todas essas dicas, esperamos ter te inspirado a correr atrás dos seus sonhos de crescer no ramo da culinária, contando com as ferramentas adequadas e empreendendo, até mesmo, em casa.

Agora que você já está ciente de como o marketing sazonal pode aumentar as suas vendas, esperamos que você tenha muito sucesso com o seu empreendimento e não se esqueça de contar com a Apptite para o que precisar em todas as etapas de desenvolvimento do seu negócio. Aproveite também para acessar outros artigos disponíveis em nosso blog! Além disso, em nossas redes sociais você também pode ficar por dentro das principais dicas e tendência do universo gastronômico:  Facebook | Instagram | LinkedIn.