Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Como o cardápio digital otimizado ajuda os Home Chefs?

Chef Samir Cauerk Moysés tem excelente performance no cardápio digital
Chef Samir Cauerk Moysés tem excelente performance no cardápio digital

Nós conversamos com o Chef Samir Cauerk Moysés, do Restaurante Folha de Uva, para te trazer algumas dicas de como melhorar a performance do seu cardápio digital!

Como já mostramos nesse artigo anterior, o cardápio digital traz um universo de possibilidades para os restaurantes que vendem por delivery. E como a tendência do mundo gastronômico é a de continuar crescendo nos espaços on-line, é cada vez mais importante saber, além do que é e como montar o seu menu digital, o que você pode otimizar nessa ferramenta que te ajuda a apresentar os seus pratos a muitas pessoas.

Para te ajudar nessa missão, falamos com um dos Chefs Apptite que mais têm se destacado na divulgação do cardápio on-line: Samir Cauerk Moysés, Chef do Restaurante Folha de Uva. Com três décadas de experiência na gastronomia árabe e cozinha capixaba, o Chef valoriza a importância de sempre se adaptar às novas maneiras de destacar as suas especialidades. Por isso, ele acredita que a pluralidade de canais de venda é a melhor opção para alcançar um bom número de potenciais clientes.

Onde divulgar seu cardápio digital?

Por ser sinônimo de tecnologia e possuir até mesmo integração com o WhatsApp, essa ferramenta é muito bem recebida nas redes sociais. Por isso, é legal apostar numa boa presença on-line, além das plataformas tradicionais de delivery. O Chef Samir, por exemplo, possui autoridade no segmento e, assim, uma simples busca pelo seu nome traz uma série de materiais como entrevistas e vídeos das suas famosas receitas. Isso com certeza contribui para dar aos novos clientes aquela vontade de provar também, né?

Samir também aproveita as redes sociais para divulgar um e-book com receitas exclusivas e histórias da culinária libanesa. Esse tipo de conteúdo interativo e didático é muito válido para dar relevância às suas especialidades na cozinha. Lembre-se: tudo isso conta pontos na hora de apostar na divulgação on-line dos seus pratos.

Então, uma dica do Chef para uma divulgação bem sucedida do seu cardápio digital é a criação e o impulsionamento de posts no Instagram e Facebook, por exemplo. Dessa forma, além de atingirem os atuais seguidores das páginas, as postagens também podem chegar até pessoas que estão buscando por opções dos pratos anunciados ali.

O que fazer antes de colocar o seu cardápio à disposição de tantas pessoas?

Mas atenção! Antes de divulgar os seus pratos, é importante se dedicar para torná-los atrativos. Como diz o próprio Chef Samir, “O mais importante para o cardápio digital são as fotos profissionais dos pratos”. Aquela frase “comer com os olhos” nunca fez tanto sentido! E por falar nisso, a apresentação de cada encomenda também não fica para trás na lista de prioridades, afinal, você não pode correr o risco de transformar os seus pratos num verdadeiro meme de “expectativa x realidade”. Portanto é mais indicado usar fotos reais – e bem produzidas – na hora de mostrar as opções do seu menu.

Ceia do Chef Samir Rest. Folha de Uva, disponível em seu cardápio digital
Ceia do Chef Samir Rest. Folha de Uva, disponível em seu cardápio digital

Outra alternativa para deixar os clientes com água na boca antes mesmo de conferir pessoalmente as suas especialidades é caprichar na hora de descrever cada prato do cardápio. Acredite, existe uma grande diferença entre simplesmente citar os ingredientes presentes em cada receita e colocar um toque final na descrição delas. Para te dar um exemplo, um prato de strogonoff pode ser descrito de duas formas:

  1. “Strogonoff feito com peito de frango em cubos, champignon, creme de leite, molho inglês, ketchup, mostarda, cebola e alho, acompanha arroz e batata palha.”
  1. “Suculentas tiras de peito de frango, banhadas na mistura composta por molho inglês, creme de leite, ketchup e mostarda, levemente temperada com cebola e alho. Acompanha uma porção de arroz soltinho e batata palha crocante.”

Nem parece a mesma receita! Agora responda, qual dessas opções você escolheria para o seu almoço?

Qual é a importância de ter um cardápio digital otimizado?

A criação correta do seu cardápio digital, além de possibilitar a integração com o seu WhatsApp (o que simplifica a comunicação com os clientes), permite que seus pratos sejam vistos por mais pessoas que buscarem por termos específicos on-line. Por exemplo, se você vende pizzas artesanais no bairro do Cambuci, em São Paulo, as pessoas da região que buscarem por “pizza artesanal” no Google, visualizarão o seu cardápio digital.

Nesse momento é importante que ali tenham todas as informações que o cliente precisa para decidir se vai optar pelo seu estabelecimento ou pela concorrência. E é aí que voltamos ao tópico anterior. O cardápio digital otimizado faz o trabalho de levar até você um maior número de potenciais clientes, mas você precisa tornar o material atrativo para converter essas visitas em vendas.

Os Chefs Apptite contam com a criação e otimização do menu digital por profissionais especializados

Conte com a nossa equipe de marketing digital para te auxiliar em todas as etapas da criação do seu cardápio digital e leve os seus pratos a mais pessoas!

E se você é novo no ramo da gastronomia por delivery, aqui vai uma dica do Chef Samir para realizar um trabalho de qualidade: “Para os iniciantes na gastronomia, é essencial uma boa formação técnica com o domínio do básico na cozinha. Também precisamos ter determinação, organização e métodos para uma produção de pratos com qualidade”.
Quer aprender mais sobre esse universo? Continue navegando em nosso blog: aqui você encontra diversos materiais que podem enriquecer o seu conhecimento sobre empreendedorismo, gastronomia e delivery. Siga as nossas redes sociais para conhecer mais da Apptite e descobrir tudo o que podemos fazer pelo seu negócio: Facebook | Instagram | LinkedIn.