Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Como montar um restaurante delivery caseiro?

Muitas pessoas têm o sonho de abrir um restaurante e passar a trabalhar por conta própria e com o que realmente amam: a culinária. Sabemos que, pra isso, é essencial que se tenha um capital pra começar a investir no seu negócio e dar os primeiros passos rumo à realização dessa conquista. Mas será que essa quantia é muito alta? Descubra como montar um restaurante delivery e veja que abrir o seu próprio negócio pode estar mais perto do que você imagina!

Se você pretende montar um restaurante, veio à página certa! Aqui, além de encontrar algumas dicas sobre como fazer isso, você conhece a comunidade Apptite, o maior facilitador de empreendimentos gastronômicos locais do Brasil. Então vamos ao que interessa.

Começar o seu restaurante delivery se tornou uma solução inteligente pra driblar a crise que surgiu com a pandemia de coronavírus em 2020, mesmo porque os pedidos de entrega de comida passaram a ser identificados como alternativas mais seguras do que o até então tradicional self service, por exemplo. Até hoje, mesmo com os avanços da imunização, muitas pessoas se recusam a frequentar restaurantes presenciais – especialmente os que seguem esse modelo, onde todos os clientes têm contato direto com a comida, que fica exposta de maneira vulnerável. É impressionante como a nova realidade que o isolamento social nos trouxe foi capaz de transformar definitivamente algumas percepções sobre o que antes era considerado absolutamente normal, não é mesmo?

Mas um empreendedor se difere dos demais trabalhadores justamente por enxergar soluções em meio à crise. E isso explica o sucesso que os restaurantes por delivery estão obtendo, cada vez mais.

Como montar um delivery de comida?

Na nossa categoria Chef Empreendedor, sempre trazemos esse assunto em busca de reunir os melhores incentivos a quem está começando agora sua carreira na gastronomia ou pensa em ampliar o seu pequeno negócio local. Nessa postagem, por exemplo, a gente conversou sobre o novo modelo de negócio que tem dado o que falar no ramo: as dark kitchens. Inclusive, pra quem busca economizar ao máximo na hora de abrir seu delivery, essa é a melhor alternativa atualmente. Recomendamos a leitura!

Mas é hora de começar o passo a passo pra trilhar o seu caminho rumo ao sucesso na culinária regional. A primeira informação que é fundamental aqui é: o seu plano de negócios deve estar de acordo com o tipo de restaurante que você planeja manter. E o foco aqui são os deliveries caseiros, então vamos nos atentar aos diferenciais desse segmento.

Leve o “caseiro” ao pé da letra; mas lembre-se: você ainda representa uma empresa

Quem disse que os Chefs não podem trabalhar de home office? Brincadeiras à parte, a produção do seu negócio pode sim se limitar à sua própria cozinha, o que facilita a adaptação com o ambiente e a otimização do seu tempo. Além disso, é extremamente econômico, permitindo que você invista no que realmente importa pra fazer a diferença em cada prato. Quer saber melhor sobre essa possibilidade? É só conferir aquele texto mencionado anteriormente!

Apesar da importância de manter o caseiro muito presente em cada produção, isso deve se limitar ao aspecto artesanal dos seus pratos. Como assim? Mesmo que trabalhe da sua própria casa, é muito importante que o seu negócio seja regularizado. Procure saber como se tornar MEI (microempreendedor individual) de acordo com as regras do seu município e esteja sempre com as documentações em ordem. E por falar nisso…

Sempre siga as normas

O seu estabelecimento não precisa contar com uma grande estrutura física nem um amplo quadro de funcionários e departamentos pra obter sucesso. Mas isso não significa que você deve ignorar todas as legislações que regem o funcionamento de um micro ou pequeno negócio gastronômico. Saber onde e quando economizar é necessário pra não comprometer sua empresa definitivamente. Se lembra do ditado “o barato sai caro”? É essa a linha de raciocínio que deve ser seguida por aqui.

O que isso tudo quer dizer? Contar com um departamento de recursos humanos logo no início do seu negócio pode não ser necessário (principalmente nos casos de micro e pequenas empresas, como estamos abordando). Já deixar de seguir as regras estabelecidas pela vigilância sanitária, por mais que demandem um gasto extra no seu orçamento, é impensável! Se você quer obter sucesso e consolidar a sua carreira, os seus pratos devem ser sinônimo de qualidade, saúde e segurança pra todos os clientes. E isso é impossível de ser alcançado se o estabelecimento ignora as normas da Anvisa.

Defina seu público alvo

Pra entregar as melhores opções, é muito importante saber quais são as principais necessidades dos clientes. E como fazer isso sem saber exatamente qual é o perfil do seu público? Um bom exemplo disso na prática é o sucesso das marmitas low carb e comida fitness, no geral. Você sabe por quê essa acaba sendo uma excelente alternativa de negócio no ramo gastronômico? Justamente por entender que as pessoas estão em busca de opções saudáveis e práticas para manter a dieta na linha, e unir essas soluções num só produto.

Outra maneira de enxergar a relevância da definição da sua clientela é a identidade do seu estabelecimento. Não pense que só porque o restaurante é unicamente delivery que ele não precisa manter um padrão na apresentação dos pratos, embalagens e outras características que remetem o cliente instantaneamente ao seu tempero!

A definição do público alvo na hora de abrir seu restaurante delivery também te ajuda a estabelecer quais são as promoções pertinentes a oferecer; se a sua especialidade é comida caseira, que tal trazer as opções de PF todos os dias, mas manter o “prato do dia” sempre mais barato que os demais?

Você já percebeu como é bom encomendar um prato (ou mesmo outro produto artesanal, não necessariamente comida) e receber exatamente aquilo que estava esperando? Se você percebe que a sua encomenda atingiu ou superou as suas expectativas sobre aquele estabelecimento, é porque naquele momento, você se encaixou no público alvo dele. Proporcione isso para os seus clientes e se destaque diante da concorrência!

Como montar um restaurante delivery pode ser mais fácil com o Apptite?

Ter um certo medo de arriscar dar esse primeiro passo para abrir o seu próprio negócio e ser independente de uma vez por todas é muito comum. Mas isso não pode te parar. É pra tornar essa caminhada mais simples que nós estamos aqui!

Somos parceiros dos micro e pequenos empreendedores culinários e oferecemos a estrutura necessária pra levar os seus pratos até o maior número de clientes da região. Por isso, a plataforma Apptite oferece aos Chefs:

  • Embalagens padronizadas e pensadas 100% para delivery;

  • Um painel de gestão otimizada que contém todas as informações necessárias numa única tela (incluindo os pratos mais buscados do mês e outros tipos de insight que podem servir de inspiração pra bombar o seu negócio dentro do app);

  • Pagamento pelas principais bandeiras e meios digitais integrados (sem que você se preocupe com essas taxas);

  • Possibilidade de venda em outras plataformas on-line (como Uber Eats e também o seu próprio cardápio digital anexado no card do Google Meu Negócio);

  • Logística integrada, contando com entregadores devidamente equipados e preparados (a depender da localidade do seu negócio);

  • Entre outras inúmeras vantagens que provam que você não está sozinho nessa jornada!

Sabe qual é a principal vantagem de se tornar um Chef Apptite? Aqui, você faz parte de uma comunidade, mas permanece sendo independente. Sim, isso é bem diferente de trabalhar para outras pessoas (o que você provavelmente não quer mais!).

Pra explorar tudo o que te espera nesse universo dos produtores locais, continuar conferindo dicas de como montar um restaurante delivery e entender melhor a proposta do Apptite, acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn. Nós queremos muito saber o que você achou deste conteúdo! Que tal deixar um comentário aqui embaixo contando a sua opinião?