Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Como montar seu cardápio online?

Exemplo de cardápio digital otimizado pela equipe Apptite

Provavelmente, a primeira coisa que vem na sua cabeça quando falamos no termo “cardápio online” são aqueles mostruários do menu do estabelecimento que são apresentados na tela do seu celular ao apontar um QR code para ele. O uso dessa modalidade de cardápio se popularizou bastante após a pandemia, pois é também uma forma de evitar a transmissão do vírus através da diminuição do contato físico do cliente com objetos em locais públicos. Mas é importante ressaltar que o cardápio online vai muito além desse conceito.

Aqui, quando falamos em cardápio digital, online, virtual ou qualquer outra variação do termo, estamos nos referindo àquele em que os clientes podem acessá-lo de qualquer lugar em que eles estejam, desde que tenham acesso à internet.

Esse conceito ainda não ficou muito claro pra você? Calma que a gente explica melhor!

Outra tendência que bombou com o isolamento social decorrente da pandemia de covid-19 foi o aumento no consumo de delivery. Afinal, não há lugar mais seguro do que o seu próprio lar, né? E como as pessoas escolhem os seus pedidos no delivery? Isso mesmo, através do cardápio online dos estabelecimentos.

Se você já vende ou quer vender comida online, saiba que o seu cardápio não precisa ser exclusividade dos apps de delivery em que você decidir anunciar os seus pratos. Isso quer dizer que, além de expor seus produtos nas plataformas de entrega de comida, você pode ter o seu próprio cardápio para distribuir aos clientes da forma que preferir. Ao criar um cardápio digital, você ganha ainda mais autonomia para divulgar as suas especialidades onde quiser. As redes sociais, por exemplo, são um ótimo recurso para se aproveitar essa vitrine virtual. Além disso, essa modalidade de cardápio pode possuir integração com o WhatsApp, permitindo que o cliente entre em contato diretamente com você e/ou sua equipe, o que faz com que todos os processos do pedido se tornem mais orgânicos (ajudando a dar ao seu estabelecimento, o aspecto artesanal que é tão valorizado atualmente).

Como montar um cardápio online?

O cardápio digital é muito intuitivo e visual

Além de se preocupar com modelos de cardápio, este é o momento de entender quais informações você não pode deixar de fora na hora de idealizar o seu menu. Mais importante do que o layout do seu cardápio é o conteúdo que ele contém. Por isso, mantenha em mente que aquele será o primeiro contato do cliente com o seu estabelecimento. E sabe aquela frase que diz “a primeira impressão é a que fica”? Aqui, ela deve ser levada muito a sério.

Para passar uma boa impressão, portanto, é imprescindível que as informações sejam transmitidas de forma organizada, honesta e de um jeito que permita a fácil compreensão de qualquer potencial cliente.

Citar todos os ingredientes utilizados no prato, por exemplo, é muito importante para evitar incidentes com alérgicos e intolerantes a determinado alimento. Esse é o tipo de detalhe que transmite a credibilidade do seu estabelecimento para os consumidores.

Outra coisa que pode fazer toda a diferença na percepção do cliente para os seus pratos é a utilização de fotos (reais!) para ilustrar ao consumidor o que ele deve esperar ao encomendar determinado produto. E não basta que as imagens sejam verdadeiras, elas também precisam ser convidativas: outra frase clichê que faz muito sentido neste momento é a metáfora “comer com os olhos”. Por isso, caprichar nas imagens das suas especialidades ajuda a agregar valor ao seu cardápio. Vale a pena investir num ensaio fotográfico profissional para mandar bem no visual do seu restaurante virtual.

Manter as informações sempre atualizadas também é de extrema importância para criar essa relação de confiança com os clientes, que podem se sentir enganados caso sejam cobrados por um valor diferente do que o apresentado no seu menu, por exemplo.

Quer ganhar ainda mais a credibilidade e simpatia do seu consumidor em potencial? Que tal incluir uma foto sua e uma pequena descrição do seu trabalho para permitirem que ele faça a encomenda com a sensação de já te conhecer? Informações como o seu tempo de experiência na cozinha, as suas principais especialidades e o seu diferencial na culinária são suficientes para gerar uma possível preferência pelo seu cardápio ao invés da concorrência.

E por onde eu consigo fazer um cardápio digital?

Aqui pelo Apptite! O cardápio online dos nossos Chefs é apenas um dos diversos benefícios oferecidos pelo nosso plano Pro, que permite que você foque apenas em preparar as suas deliciosas receitas, deixando toda a parte burocrática do seu negócio gastronômico com a nossa equipe.

E o cardápio de um Chef Apptite não é qualquer cardápio virtual. Além da integração com o WhatsApp, ele fica disponível no seu card do Google Meu Negócio, aumentando as possibilidades de ser encontrado pelos clientes que fizerem buscas referentes ao seu estabelecimento na internet.

Outra vantagem é que, apesar de possuir o layout bem semelhante ao cardápio do Chef que fica hospedado no nosso marketplace, o nosso painel permite que você edite as informações dos pratos da forma que for mais conveniente, tanto entre o nosso app e o cardápio digital, quanto nos outros aplicativos em que você pode vender como Chef Apptite. Isso significa que você pode manter um preço em cada canal de venda, se fizer sentido para o seu negócio.

É isso mesmo! Caso ainda não saiba, os Chefs Apptite agora podem vender seus pratos pela Uber Eats, Ifood e em breve virão outras parcerias por aí, permitindo que os produtores locais entrem nas grandes plataformas com maior visibilidade e que os seus pratos sejam encontrados por cada vez mais clientes da sua região.

Viu só como ser Chef Apptite Pro só tem vantagens? E isso não é tudo o que o nosso plano oferece, hein! O cardápio online do Chef é só o começo dos benefícios encontrados por aqui. Acompanhe as nossas redes sociais e saiba como ser um dos nossos Chefs artesanais: Facebook | Instagram | LinkedIn.