Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Como funciona uma Dark Kitchen?

Apesar de sempre sofrer alterações, a área de food service é muito resistente às crises econômicas, afinal de contas, todos precisam comer. Com as grandes mudanças que toda a sociedade passa desde o ano passado, com o início da pandemia de covid-19, o segmento alimentício precisou se reinventar, e foi aí que a dark kitchen se popularizou.

Mas não pense que essa é uma febre que logo vai passar: apesar de ter bombado pelas questões de isolamento social, a preferência pelo delivery é o futuro dos food services, já que as entregas ampliam as possibilidades dos clientes e dos produtores, além de sair muito mais barato também para os dois!

Qual o conceito de dark kitchen?

Qual o conceito de dark kitchen?

Qual o conceito de dark kitchen?

Também conhecido como cozinha fantasma, cozinha virtual ou até mesmo cozinha escondida, esse tipo de negócio nada mais é que um ambiente apropriado para a produção de refeições que serão vendidas via delivery. O que difere a dark kitchen de um restaurante físico, por exemplo, é que esse novo conceito não traz consigo um salão para consumo no local. São chamadas de “escondidas” ou “fantasmas” justamente por isso: elas são focadas em produção para entrega. Então o consumidor não tem contato direto com a cozinha, fisicamente.

E se a marca não possui endereço físico, o segredo para garantir o sucesso à distância é manter o aspecto pessoal em cada entrega, fazendo com que os clientes sintam que o restaurante foi até eles, e que seus pedidos foram atendidos com a mesma atenção que teria um atendimento presencial. São os detalhes que fazem toda a diferença na fidelização dos clientes.

Como funciona a cozinha fantasma?

Como funciona a cozinha fantasma?

Como funciona a cozinha fantasma?

Essa nova maneira de vender comida é mais simples do que se pensa. O produtor só precisa de um espaço adequado para cozinhar – e, é claro, contar com plataformas de entrega para fazer o trâmite entre Chef e consumidor. Mas muito se engana quem pensa que esse estabelecimento não está submetido às regras de vigilância sanitária: assim como qualquer comércio que se disponha a vender comida, é necessário obter as licenças dos órgãos competentes para garantir a segurança de quem trabalha e de quem consome as produções das dark kitchens.

Quanto custa montar uma dark kitchen?

Quanto custa montar uma dark kitchen?

Quanto custa montar uma dark kitchen?

Sem dúvidas, reduzir custos é a maior vantagem para o empreendedor gastronômico que investe nesse modelo de negócio. E ainda falando em vantagens, para o cliente, a dark kitchen é uma alternativa muito mais segura que bares e restaurantes, quando se pensa nos riscos que se tornaram grande preocupação durante a pandemia, já que, no conforto de seu lar, o consumidor tem muito menos exposição a agentes externos.

Voltando aos valores, os principais custos do empreendedor aqui são o aluguel de um espaço para a produção das refeições, o pagamento dos colaboradores que estarão envolvidos nessas produções e a aderência aos aplicativos de entregas – o que te confere mais estabilidade na questão do delivery. A boa notícia é que o Apptite pode te ajudar com grande parte desses assuntos! Mas nós já trataremos de cada um dos pontos.

O que não podemos esquecer é que, para colocar uma dark kitchen pra funcionar, precisamos estar de acordo com todas as legislações locais que dizem respeito à comercialização de alimentos, como a Portaria 2619, que é o Regulamento de Boas Práticas e de Controle de condições sanitárias e técnicas das atividades relacionadas à produção, manipulação, transporte, armazenamento, distribuição, embalagem, comercialização e uso de alimentos, entre outras questões.

A solução do Apptite nesse quesito é a assistência fornecida aos Chefs e produtores locais: desde a associação do cozinheiro à nossa comunidade, seu estabelecimento é submetido a uma análise da nossa nutricionista, que observa e aponta as melhorias necessárias para adaptar sua cozinha às exigências da Anvisa. Depois disso, é conferido o nosso Selo de Cozinha Verificada, o que fornece credibilidade aos produtores e segurança aos clientes de delivery.

Custos:

O espaço físico da dark kitchen

Esse tema é amplamente relativo pois a cozinha fantasma abrange desde produtores renomados e que já possuem um grande público (e portanto, precisam de uma grande equipe e cozinha espaçosa) até as pessoas que estão ingressando no mercado gastronômico e podem iniciar suas atividades na própria cozinha de casa. É isso mesmo! Se você quer começar a vender por delivery e não tem um grande capital pra investir, adapte a sua cozinha e comece a comercializar seus pratos sem sair de casa.

O gasto aqui, então, vai depender da estrutura que o empreendedor já possui ou se interessa em obter e também da sua expectativa quanto ao volume do público.

Quer economizar ainda mais? As “cozinhas escondidas” podem dividir seu espaço para mais de uma marca. Como assim? Se você quer produzir e vender hambúrgueres artesanais, por exemplo, e conhece alguém que está no mesmo caminho, mas querendo comercializar seus bolos ou qualquer que seja a especialidade culinária, vocês podem se unir e investir numa cozinha que seja útil para os dois (ou mais) tipos de comida.  Assim todo mundo sai ganhando!

Equipe

Este tópico segue a lógica do anterior, no que diz respeito ao capital disponível pra investimento e a quantidade de clientes que pretende atender simultaneamente. O mais importante é saber que é possível produzir sem contar com diversos ajudantes.

No Apptite, por exemplo, nós valorizamos a culinária artesanal, e por isso a nossa plataforma possibilita que os Chefs fiquem disponíveis apenas para pedidos agendados, além de estabelecer seu horário de funcionamento de acordo com o que for mais conveniente. Dessa forma, você consegue gerenciar as suas encomendas de acordo com o que sua pequena equipe é capaz de entregar – mesmo que essa equipe seja apenas você.

Logística

Aqui no Apptite, além de disponibilizar embalagens adequadas para o transporte de cada tipo de refeição, os Chefs contam com motoboys devidamente treinados, o que impacta diretamente na impressão que seus pratos passam para os clientes e mesmo na qualidade da entrega, tanto pela temperatura da refeição quanto pela conservação da aparência do prato, cuidadosamente montada pelos cozinheiros.

Quer mais? Então conheça a nossa associação com os principais apps de delivery, como a Uber Eats! Pois é, os Chefs Apptite também podem vender em outras plataformas de entrega, o que amplia sua carteira de clientes.

Outras vantagens financeiras em se tornar um Chef Apptite

Outras vantagens financeiras em se tornar um Chef Apptite

Outras vantagens financeiras em se tornar um Chef Apptite

Além de economizar e padronizar as entregas ao contar com essa assistência logística, no Apptite os meios de pagamento mais usados são integrados ao nosso sistema, assim você passa a aceitar diversas bandeiras de cartões de crédito, débito, vale refeição, entre outros, sem ter que se preocupar com as taxas, por exemplo.

Os Chefs Apptite também possuem tarifas diferenciadas para vender por outros aplicativos. Então, além de entrar nos principais apps de delivery com maior visibilidade (pois o selo “Chef Apptite” é uma categoria dentro dos demais apps), a taxa de adesão é reduzida pra quem faz parte da nossa comunidade. Incrível, né?

Além disso, ser reconhecido como Chef Apptite traz benefícios também pra sua visibilidade on-line: a criação e otimização do perfil do Google Meu Negócio de cada Chef Apptite é um privilégio oferecido no nosso plano, contando também com a integração dos pedidos no seu painel. Ou seja, quem é Chef Apptite também simplifica a gestão do seu negócio.

Em resumo, o Apptite está para as dark kitchens, home Chefs, in home dark kitchens e todas as modalidades de produtores locais da gastronomia, assim como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes está para os comércios físicos deste segmento. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais oportunidades aos micro e pequenos empreendedores gastronômicos que desejam vender on-line!

Como abrir uma cozinha virtual?

Como abrir uma cozinha virtual?

Como abrir uma cozinha virtual?

Se você se interessou por essa oportunidade de negócio mas não sabe por onde começar, a gente te ajuda! O primeiro passo é se informar junto à prefeitura do seu município sobre quais são os documentos necessários pro funcionamento do seu negócio dentro da legislação. Não se esqueça que, apesar de não ser aberta ao público, a sua cozinha ainda é um estabelecimento comercial e precisa estar de acordo com as regras legislativas do município.

Geralmente os primeiros passos são a regularização do empreendedor como MEI, isso é, gerar seu CNPJ e se habilitar para emitir nota fiscal. Apesar de parecer muito burocrático, isso é bem simples. Graças aos tempos modernos, a maior parte do procedimento é feita on-line e de maneira quase que imediata.

Se você precisa de mais orientações sobre essa parte inicial da abertura da sua cozinha fantasma, navegue pela categoria Chef Empreendedor do nosso blog e confira outros artigos que já publicamos com dicas referentes ao tema.

Para todos os passos seguintes, entrar para a comunidade Apptite é uma verdadeira mão na roda nas suas tarefas administrativas, de logística, marketing e até mesmo gestão financeira. Como o nosso foco são os produtores artesanais, temos o objetivo de facilitar tudo o que pudermos, para que os Chefs possam dedicar toda a sua energia na cozinha, caprichando na produção das suas especialidades!

O que você achou desse nosso papo sobre dark kitchen? Você já conhecia o termo? Se interessou em abrir a sua própria cozinha fantasma? Conta pra gente aqui nos comentários! E não se esqueça, o Apptite é a maior rede de dark kitchens do país e pode te oferecer todo o apoio necessário pra te levar mais longe! Conheça nosso app e redes sociais para conferir um pouquinho mais do que podemos fazer por você: Facebook|Instagram |LinkedIn. Não deixe de acompanhar as publicações do nosso blog e interagir com a gente! A sua opinião é muito importante por aqui.