Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Como fazer marmita fitness para vender: dicas essenciais!

como-fazer-marmitas-fitness-para-vender

Atualmente, as pessoas se preocupam muito com uma alimentação saudável, contudo se encontram cada vez mais ocupados e sem tempo para realmente cozinhar suas refeições. A partir desse cenário, temos um ambiente perfeito para você que quer começar a fazer marmita fitness para vender.

Se você pensa em investir nesse ramo e quer saber tudo sobre como ganhar dinheiro vendendo marmitas sem precisar sair de casa, nós podemos te ajudar! Continue a leitura deste artigo para saber mais.

O que entender sobre o ramo gastronômico antes de pensar em fazer marmita fitness para vender?

Antes de mais nada, paixão pela cozinha é critério número um para investir nesse universo gastronômico. Seja como hobbie, renda extra ou adotar realmente como uma profissão, trabalhar como chef é algo que exige muita dedicação e cuidado.

E será que você já parou para pensar no porquê optar por esse caminho culinário? Ou talvez quando surgiu o chef de cozinha? Quem foi a primeira chef de cozinha? Ou ainda como surgiu o Dia do cozinheiro? – Que por curiosidade é celebrado no dia 13 de maio, data criada através da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA), em 1999.

São indagações como essas que tornam a sua trajetória gastronômica ainda mais rica e fazem com que você se destaque no mercado.

De maneira geral, podemos entender que a profissão de chef de cozinha está associada à  evolução das sociedades e ao desenvolvimento da culinária. Com o passar do tempo, até chegarmos nos dias de hoje, a alimentação saudável foi ganhando espaço na vida das pessoas. E dessa forma, os chefs também começaram a se especializar nesse nicho, criando linhas de pratos fitness e low carb.

Conheça sobre o mercado de marmitas fitness

Segundo informações disponibilizadas pelo Sebrae, o setor de alimentação saudável cresceu 98% nos últimos anos no Brasil, criando ótimas oportunidades de negócio. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 15,2 milhões de brasileiros são adeptos ao vegetarianismo e dois milhões de pessoas são afetadas pela intolerância ao glúten ou outros modelos de restrições.

Inclusive, a demanda de pedidos de marmitas fitness aumentou, e muito, nesses últimos tempos e só de 2014 a 2019, o mercado cresceu 134%.

O próprio Apptite percebeu esse aumento nos pedidos com dietas específicas como lowcarb, cetogênica e vegana, e entre o top 10 pratos mais vendidos no mês temos, marmitas congeladas saudáveis, combos e kits lowcarb.

Agora sim, vamos aos negócios!

Depois desse contexto, vamos à mão na massa. Antes de qualquer outra coisa, é necessário que você obtenha os alvarás e licenças exigidas para que você comece o seu empreendimento de acordo com a lei.

A seguir preparamos uma breve lista com 6 tópicos principais que ajudarão a nortear a sua trajetória com o que é preciso fazer para transformar essa ideia de negócio em algo rentável, confira:

  1. Pesquise o mercado de alimentação saudável
  2. Faça um planejamento financeiro
  3. Tenha um cardápio variado de marmitas fitness
  4. Ofereça opções e diferentes planos por períodos
  5. Tenha cuidado com a produção dos alimentos, higiene em primeiro lugar
  6. Invista em comunicação e divulgue o seu negócio de marmitas fitness nas redes sociais

Com os requisitos burocráticos resolvidos, falaremos um pouco sobre as etapas da lista anterior. Agora é hora de iniciar a sua pesquisa e descobrir o máximo possível sobre o mercado das refeições saudáveis, comportamento do consumidor e suas razões de consumo.

Assim como em qualquer projeto, para este, você também precisará de um bom planejamento financeiro, tendo em mente o quanto você está disposto a investir e o quanto poderá gastar, levando em consideração as contas fixas, como gás, luz e água.

Lembre-se de manter todas as informações organizadas em planilhas para que fique mais fácil visualizar qual será o seu investimento inicial, outras despesas e lucros. 

Em outro artigo disponível em nosso blog, nós contamos o passo a passo, de maneira bem mais detalhada sobre como começar a vender marmitas no formato de delivery. Acesse e confira para saber mais!

Como selecionar o cardápio da marmita fit?

Esse é um segmento bastante específico, mas também com bastante procura nos dias de hoje. Os hábitos alimentares das pessoas, especialmente depois da pandemia, passaram a ser mais conscientes e pensados para garantir melhor qualidade de vida. 

Contudo, você já parou para pensar quais são os alimentos encontrados nas marmitas fitness e quais combinações podem ser feitas para que você consiga agradar esse público. Se a resposta para essa indagação for não, sem problemas. Trouxemos algumas ideias de pratos para você inserir no seu cardápio.

As pessoas que seguem dietas para emagrecimento, que excluem os carboidratos e os alérgicos ao glúten são os principais consumidores de marmitas low carb. Por isso, é importante valorizar este nicho e ter diversas opções de pratos com pouca quantidade de carboidrato. Uma berinjela gratinada acompanhada de tomates assados e uma salada de ervas é uma opção bastante agradável.

E caso você queira entender como é possível montar uma salada fresquinha para delivery, temos um conteúdo completo disponível em nosso blog. 

Confira também outras combinações para se inspirar e fazer marmita fitness:

  • Picadinho, batata doce assada e vagem;
  • Carne moída, purê de mandioquinha e  brócolis;
  • Sobrecoxa com grão de bico, mix de legumes e arroz integral;
  • Filé de peixe grelhado, arroz integral e molho branco;
  • Bife a rolê, tomate refogado e arroz integral.

Como você pôde perceber, ter uma marmitaria é algo que exige um bom planejamento, que é algo que se aprende a fazer aos poucos e com boa organização das suas finanças e do seu tempo tudo poderá sair conforme planejado. Isso porque, provavelmente, você precisará abrir mão de alguns momentos de descanso para colocar tudo em ordem, mas temos certeza que todo esforço valerá a pena.

Esperamos poder ter ajudado nessa sua jornada de chef de cozinha e de investimento no ramo de marmita fitness para vender. Em nossas redes sociais você também fica por dentro de tudo o que precisa saber sobre o mundo da gastronomia:  Facebook | Instagram | LinkedIn.

Por Thamires Rodrigues (nutricionista)