Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Como divulgar melhor os meus pratos?

Por sermos a maior rede de Chefs independente do Brasil, entendemos bem a importância de uma boa divulgação online dos pratos e a diferença que isso faz na decisão do consumidor antes de finalizar seu pedido. Se você está começando nesse ramo ou simplesmente quer otimizar sua visibilidade na internet, leia nossas dicas a seguir!

Mas antes da divulgação de suas especialidades na cozinha, é preciso pensar na estrutura: seu ambiente é adequado para a produção de refeições e armazenamento dos ingredientes?

E não pense que os estabelecimentos que só fazem entregas estão isentos das legislações e orientações da Anvisa. Assim como os restaurantes, qualquer comércio online do ramo alimentício tem regulamentações a seguir.

Dicas para impulsionar suas vendas online

Com tantas opções que não param de surgir, a concorrência é o principal desafio de quem escolhe abrir seu estabelecimento culinário de vendas online. Por isso, é essencial prestar atenção em cada detalhe do seu negócio e estar sempre alinhado com as melhores práticas para conquistar de vez o público.

A primeira preocupação deve ser com a plataforma usada para expor seus pratos e receber encomendas. É muito importante que ela seja de uso simples e seguro, e assim surge uma das mais comuns indecisões:

App próprio x Plataforma de delivery

Conte com a estrutura que só uma plataforma de delivery pode te oferecer, sem abrir mão do seu jeito artesanal de produzir cada refeição

Essa é uma dúvida que surge neste momento: é melhor investir num aplicativo exclusivo para o seu negócio ou entrar de cabeça em algum (ou mais de um) app de delivery já consolidado?

Bom, para responder a essa pergunta, pense como seu consumidor: você preferiria ter que baixar mais um aplicativo no seu celular ou simplesmente ampliar o uso de um app já instalado e que você já conhece bem as funcionalidades?

E se você acredita que enfrentará dificuldades ao se adaptar a essa maneira de trabalho, conte com o suporte Apptite! Aqui, além de falar com pessoas (e não robôs!) sempre que precisar, você recebe todo o suporte de logística e embalagem dos alimentos.

Divulgação de preços


Muitos comerciantes optam por fazer um mistério quando o assunto são os preços de seus produtos (no caso, pratos) durante as vendas online. Mas isso faz sentido?

Quando um consumidor demonstra interesse pelo que está exposto, de nada adianta ocultar o valor que está sendo cobrado, afinal, se o cliente não puder ou não estiver disposto a oferecer aquela quantia para o prato, dificilmente algo o fará mudar de ideia.

Expor os valores desde a primeira exposição, portanto, transmite uma relação de transparência e poupa desgastes desnecessários pela parte de quem vende e de quem quer comprar.

Imagens reais
Bacalhau confitado com alho e alecrim, por Chef Marilia GonçalvesBacalhau confitado com alho e alecrim, por Chef Marilia Gonçalves

Um “detalhe” que pode fazer toda a diferença também na hora de divulgar e, especialmente, fidelizar seu consumidor, é a maneira de se expor os pratos à venda.

Primeiramente, é interessante que as imagens usadas na sua plataforma de divulgação sejam reais, da sua própria receita, e não quaisquer imagens encontradas na internet. Isso conta pontos no quesito “expectativa x realidade”.

Mas lembre-se da expressão “comer com os olhos”: aqui, é essencial produzir bem as suas fotos, para que elas dêem água na boca. Confira nosso post sobre food styling pra entender melhor a importância desse ponto.

Quanto mais informação, melhor


Mini Box especial para 2 pessoas, por Chef Gi Monteiro | 2tasteMini Box especial para 2 pessoas, por Chef Gi Monteiro | 2taste

Mais uma vez batendo na tecla da “expectativa x realidade”, algo que provavelmente já aconteceu com você e foi uma grande decepção, é a seguinte situação: você encomenda um produto online. Ao chegar, descobre que as medidas da peça não são compatíveis com o que você esperava.

Agora imagine a frustração de pedir um prato para um jantar em família e descobrir só ao chegar, que a refeição serve apenas uma pessoa? E o contrário também pode ocorrer: se alguém mora sozinho e costuma comer fora, por exemplo, num dia decide pedir delivery e se depara com grandes porções, que se tornam um desperdício e acabam indo para o lixo.

Para evitar frustrações, entre outros problemas causados pela falta de informação, especifique tudo o que puder: quantas pessoas podem se servir com aquela porção, os ingredientes utilizados na produção do prato (isso evita problemas sérios para alérgicos, por exemplo), e tudo o que achar válido.

Também pode ser legal acrescentar alguma curiosidade sobre o seu prato. Caso ele seja uma receita de família, isso pode ser divulgado até mesmo como forma de agregar valor à sua especialidade. São esses pequenos detalhes que fazem a diferença, acredite!

Mão na massa – a divulgação não se faz sozinha


O Google My Business é essencial para empreendedores locaisO Google My Business é essencial para empreendedores locais

Apesar de serem uma verdadeira mão na roda, os apps de delivery geralmente não são capazes de fazer uma grande divulgação de cada Chef ou estabelecimento que faz parte da sua rede, individualmente.

Por isso, além de participar da plataforma, quem quer ampliar sua rede de clientes deve investir em anúncios nas redes sociais e até mesmo em divulgação offline e orgânica, como a boa e velha distribuição de panfletos.

Além dos “posts patrocinados” nas mais famosas redes sociais, o Google oferece algumas ferramentas que impulsionam a reputação de pequenas empresas locais.

Não entende nada de marketing e tecnologia? Fique despreocupado(a), existe uma série de consultorias e outros serviços que facilitam esse processo pra você! Inclusive, estamos lançando o Apptite Premium Club, uma comunidade que presta todo o suporte necessário aos Chefs empreendedores nos quesitos de logística, administração, pagamento e marketing, colocando em prática algumas dicas comentadas aqui e outras otimizações. Não deixe de conferir!

E mais uma vez, não se esqueça: é importante deixar o máximo de informações esclarecidas e bem explícitas, para evitar problemas. Isso envolve o território atendido pelos seus serviços, dias e horários de funcionamento, formas de entrar em contato com sua equipe, entre outros.

Agora conte aqui nos comentários o que você achou deste conteúdo. Nossas dicas foram úteis pra você?

Se está começando no ramo alimentício regional, leia mais matérias da nossa categoria Chef Empreendedor e, se decidir fazer parte da nossa comunidade, entre em contato! Será um prazer ajudá-lo(a) nessa trajetória.

Acompanhe o Apptite também nas redes sociais para mais conteúdos relevantes: Facebook | Instagram | LinkedIn.