Ainda não é Chef Apptite? Transforme sua cozinha em seu negócio. Aproveite 30 dias grátis!

Como criar meu cardápio digital?

como-criar-a-loja-para-vender-comida

Como montar meu cardápio digital para vender comida na internet?

Para todos que desejam começar no negócio do delivery ou para os que já atuam no delivery, se conectar aos aplicativos como: IFood; Uber Eats, AiqFome ou Rappi é a primeira coisa que vem à cabeça. De fato, esses aplicativos concentram muitos dos milhões de pedidos que acontecem diariamente em todo Brasil. Mas o que poucos sabem é que a MAIOR parte dos pedidos ainda ocorre diretamente entre o cliente e o seu restaurante. Você acredita nisso?

Segundo dados da Statista, 50% dos pedidos de delivery em 2021 foram feitos diretamente entre o cliente e o estabelecimento. O pedido pode ocorrer via telefone, whatsapp ou diretamente pela própria loja online do restaurante ou cozinheiro independente. 

Pois é, o que para muitos parece ser um caminho custoso, e muitas vezes inacessível, é rápido, barato e muito lucrativo.

Vantagens em ter o seu cardápio digital e vender além dos apps

  • Tenha contato direto com os seus clientes;
  • Ofereça todos os meios de pagamento integrados;
  • Não precisa enviar maquininha para os seus clientes;
  • Fuja das taxas dos aplicativos marketplaces; 
  • Compartilhe todo o seu cardápio com apenas um link pelo Instagram e pelo WhatsApp;

Muitos cozinheiros independentes, autônomos, se deparam com diversos obstáculos ao tentar criar o seu próprio e-commerce. Dentre eles, contratar um programador, utilizar uma plataforma pronta e se cadastrar nas bandeiras de cartões de crédito ou nos vouchers de pagamento. 

Para quem não tem uma estrutura, todos estes obstáculos parecem ser intransponíveis. Mas, a verdade é que ter a sua própria loja para vender on-line, ou o seu cardápio digital, está mais fácil do que nunca. E existem inúmeras soluções prontas no mercado. Algumas oferecem somente a tecnologia, outras soluções com possibilidade de integrar logística. 

Como o Apptite pode ajudar?

A plataforma do Apptite é especializada nos MEIs ou Empreendedores Individuais. Com uma linguagem amigável, o empreendedor consegue ter o seu próprio site para vender seus pratos na internet em 5 minutos, com todos os meios de pagamento integrados para que o cliente pague on-line e não precise enviar a maquininha ao cliente. Há ainda a possibilidade de integrar a logística com seu próprio parceiro ou a Lala Move. Veja aqui nossa solução, que custa apenas R$39/mês. 

Aproveite também para conhecer o cardápio digital de alguns de nossos chefs, como a Chef Maria Baiana – Acarajé e Comida Baiana e a Chef Giovanna Sant’ Helena – Comida Italiana

Como divulgar meu cardápio digital no WhatsApp

As vendas por WhatsApp estão cada vez mais comuns e essa plataforma tem se tornado um dos veículos de comunicação mais utilizados para as vendas. Para isso, existem alguns passos que podem te ajudar como: incluir seu link no perfil do Whatsap business, a criação de uma lista de transmissão para seus clientes fiéis e o envio diário do seu cardápio com uma sugestão do dia.

Mas, lembre-se: é preciso ter cuidado para não incomodar o seu consumidor, por isso deixe sempre o aviso que caso ele deseje não receber mais mensagens, basta pedir.

Como divulgar o meu cardápio digital pelo Instagram

Pelo Instagram a dinâmica também é bastante simples. Insira o cardápio na sua bio e comunique os seus clientes através dos posts do feed ou stories, avisando exatamente onde se encontra o link para o seu cardápio. Outra dica é colocar o botão “clique aqui” nos stories direto com a URL do prato que deseja divulgar, pois ajuda a chamar a atenção e torna o caminho de compra do consumidor muito mais simples.

Como divulgar o meu cardápio digital pelo Google Meu Negócio

As buscas realizadas no Google a menos de 2km do seu endereço priorizam os comércios locais. Por isso, é extremamente importante o seu Google Meu Negócio estar sempre atualizado e com o seu cardápio digital no link. 

Outro fator essencial ao criar a sua ficha é selecionar a categoria restaurante, que oferece todos os campos como: MENU; PEDIR; WhatsApp, além de exibir o seu cardápio com fotos e link direto para compra.

E você pode conhecer mais sobre o Google Meu Negócio da Chef Celia Iusim que faz parte da rede Apptite clicando aqui.

Viu como é vantajoso ter o seu cardápio digital?

Não só vale muito a pena, como é essencial ter o seu cardápio digital, ou seja, sua própria loja para vender além dos apps de delivery. Será fundamental para você que deseja investir no delivery e aumentar as margens com maior controle sobre as suas vendas, dependendo menos de cupons, promoções e métricas apertadas comuns quando vendemos em apps.

Esperamos ter ajudado com este conteúdo e que você possa investir no seu negócio, expandindo a sua participação de mercado com o seu cardápio digital. Em nosso blog, você poderá encontrar outros artigos para entender mais sobre esse ramo de chefs independentes. Aproveite também para nos acompanhar e não deixe de seguir nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.