Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Como conservar a qualidade dos pratos nas entregas em três passos

Como dito anteriormente em outro post, a comida tem o poder de aguçar todos os nossos sentidos, além de apenas o paladar. Por isso, a apresentação do seu prato tem extrema importância na impressão que ele passará para o consumidor.

O desafio aqui é manter a aparência e, principalmente, o sabor e textura de todos os alimentos no processo da entrega delivery. Além de conservar a qualidade do seu prato por completo, isso também justifica diversos fatores como: valor do pedido, fidelidade do cliente, entre outros.

Aqui no Apptite, nós visamos entregar verdadeiras experiências gastronômicas no endereço solicitado pelos clientes, então a otimização das entregas é uma questão essencial para que consigamos atingir essa meta.

Não é à toa que fornecemos todo o suporte necessário para facilitar o trabalho dos Chefs e entregadores, além de otimizar as impressões obtidas por cada pedido.

Para conseguir mensurar a efetividade desses esforços, um dos quesitos passíveis de avaliação dos pedidos em nosso app é justamente a apresentação do prato. E acredite, junto com a foto escolhida para expor tal prato no aplicativo, isso conta muitos pontos na hora de decidir qual Chef receberá o pedido de determinada especialidade.

Por falar na foto dos pratos como um importante ponto pra alavancar suas vendas, confira nesse post, algumas dicas de food styling.

Agora vamos ao passo a passo para melhorar todo o processo de entrega em domicílio dos seus pratos:

Planejamento é o segredo

Planejamento é o segredoPlanejamento é o segredo

É importante ter em mente que, para um resultado satisfatório em entregar via delivery refeições conservadas e com excelente apresentação, o trabalho se inicia desde o planejamento do prato. Preze pela escolha consciente dos alimentos e pelo modo de preparo de cada especialidade, adaptando ingredientes, se necessário.

Mas como fazer isso? A utilização de componentes orgânicos e frescos para seus pratos faz toda a diferença no resultado, tanto com relação ao sabor, quanto na própria apresentação da refeição.

Para ampliar a aparência de comida fresca, não existe muito segredo: o ideal é que o prato seja realmente preparado e, logo em sequência, devidamente entregue. Nada de deixar os pratos prontos como “estoque”, antes mesmo da encomenda.  Nesse momento, a frase “a pressa é inimiga da perfeição” faz todo o sentido e isso remete às produções em massa de fast food – aqui estamos falando de comida de verdade, lembre-se.

Embale corretamente cada tipo de alimento

Embale corretamente cada tipo de alimento

Começando pela temperatura dos pratos, é essencial que cheguem ao destino da maneira mais conservada possível. A embalagem térmica, portanto, é imprescindível para manter o sabor da comida e transmitir a sensação de que ela acabou de ser preparada, especialmente para aquele cliente.

Além disso, um ponto que merece muita atenção nessa etapa do processo é a maneira de separar os componentes do seu prato. Embalagens firmes são ideais para que a refeição se movimente o menos possível durante o transporte, chegando conservada de verdade até o cliente.

Por último, mas não menos importante, a diferença de uma entrega planejada e otimizada

 A importância de uma entrega planejada e otimizada

A importância de uma entrega planejada e otimizada

Apesar disso, o que influencia diretamente na temperatura dos alimentos é também a agilidade da entrega, correto? Por isso o Apptite conta com uma logística otimizada e entregadores capacitados espalhados por toda a área de cobertura da plataforma.

Além de priorizar a agilidade de cada entrega, é importante que os motoboys e motogirls sejam devidamente treinados para entrega de refeições, mantendo em mente os cuidados necessários para não prejudicar a apresentação dos pratos.

Uma coisa é certa: de nada adianta manter todos os esforços citados anteriormente, se o seu prato ficar por longos períodos aguardando o entregador ir buscá-lo. Por isso, vamos lembrar que cada etapa desse processo é essencial e todas devem ser realizadas em conjunto, pois influenciam igualmente no resultado esperado.

No Apptite, toda essa estrutura é fornecida, desde as embalagens ideais até a colaboração dos entregadores especializados, o que facilita a preservação de cada prato em sua entrega.

Levando comida na temperatura ideal, com a apresentação preservada e em até 60 minutos, é como se o Chef tivesse preparado aquela refeição na própria cozinha do cliente! Isso que é experiência gastronômica.

Lembre-se que desde o início da pandemia, a demanda dos serviços de delivery aumentou de maneira impressionante, o que é excelente para estabelecimentos que oferecem essa possibilidade, mas que acaba ampliando muito a concorrência. Por isso, todas essas dicas são essenciais para manter a oferta dos seus produtos em um nível acima de satisfatório, destacando as suas especialidades dentre tantas opções.

Todo Chef Apptite conta com uma ampla estrutura para aprimorar a realização de seu trabalho. A  nossa função é facilitar e ampliar o acesso dos clientes a um serviço de delivery de qualidade, levando até eles, comida artesanal.

Você é Chef e quer contar com essa ajuda para melhorar suas telentregas? Saiba como se tornar parte desse time, clicando aqui. Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade: Facebook | Instagram | LinkedIn.