Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Aprenda a como criar um catálogo no Instagram e vender mais

Sabemos que vender comida pela internet pode ser bastante desafiador, mas ao contar com as ferramentas adequadas, as coisas se tornam mais simples. Pensando especialmente nas redes sociais, apostar nas vendas no Instagram, pode ser uma excelente forma de alcançar bons resultados. Por isso, neste artigo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre como criar um catálogo no Instagram e vender mais.

Segundo pesquisas, o Instagram é a plataforma com mais engajamento, em torno de mais de um bilhão de usuários ativos. Dessa forma, podemos considerar um canal bastante promissor e interessante para quem deseja ganhar uma renda extra com comida.

Existem pré-requisitos para criar um catálogo no Instagram?

Sim. É preciso que você respeite algumas questões, sendo elas:

  • Estar localizada nos países disponíveis;
  • Cumprir os termos e políticas comerciais da rede social;
  • Concordar com o acordo do vendedor e suas políticas;
  • Ter um perfil comercial no Instagram;
  • Utilizar a versão mais atualizada do aplicativo;
  • Ter um domínio de site em que pretende vender, por exemplo, um e-commerce.

Agora que você já entendeu tudo o que precisa organizar para montar o seu catálogo, o que acha de conhecer o passo a passo de como adicioná-lo de um jeito simples e ainda descobrir como aproveitar essa ferramenta para crescer no ramo de vendas de comida feita em casa

5 etapas para criar o seu catálogo no Instagram e vender mais

1.Tenha sua conta no Instagram vinculada a uma página no Facebook

Para que você utilize os recursos do Instagram Shopping, é preciso que você tenha uma página no Facebook da sua marca. E para vinculá-la ao insta é bastante simples:

  1. Vá até o perfil da sua marca no Instagram;
  2. Clique em “Editar perfil”;
  3. Escolha a opção “Informações comerciais públicas”;
  4. Clique em ‘Página”;
  5. Se você já uma página do Facebook, basta selecionar a que você deseja conectar;
  6. Caso contrário, escolha a opção “Criar Página do Facebook”.

2.Hora da criação do catálogo em si

Para este momento, é necessário um pouco mais de atenção. Existem 3 modelos distintos que podem ser escolhidos para criação do seu catálogo: pela Fanpage, Gerenciador de Negócios ou por outras plataformas de comércio eletrônico. 

É claro que cada plataforma e aplicativo apresenta seu próprio passo a passo para criação do seu catálogo, por isso é importante sempre consultar as instruções. Vamos dar o exemplo da criação pela Fanpage, mas sinta-se à vontade para escolher qual achar mais atrativa às suas necessidades. 

Você precisará seguir estas etapas:

  1. Acesse “Configurações” e selecione “Modelos e Guias”;
  2. Escolha a opção “Adicionar uma guia”;
  3. Clique para adicionar a guia na opção de Loja e não se esqueça de deixar a função ativada, ficando visível a todos;
  4. Configure sua seção Loja ao confirmar que concorda com os Termos e Políticas do vendedor pelo Facebook;
  5. Escolha o método de finalização da compra: ao optar por finalizar a compra em outro site, que direciona as pessoas para um link externo, você consegue realizar marcações na plataforma;
  6. Configure sua loja com a moeda utilizada.
  7. E pronto! Você já pode adicionar os seus produtos!

3.Conclua a análise da sua conta

Depois da etapa anterior um pouco mais complexa, as coisas voltam a ser mais simples. Neste momento, você precisa enviar sua conta do Instagram para análise para que seja possível viabilizar a sua loja na plataforma.

Não se preocupe, pois esta etapa costuma demorar alguns dias. Sendo assim, é importante que você siga acompanhando a análise e siga todas as orientações. 

Para isso, você precisará:

  1. Entre no perfil da sua marca e vá em “Configurações”;
  2. Cadastre-se para o recurso “Compras”;
  3. Siga o passo a passo para a verificação das informações e se estão todas corretas;
  4. Envie sua conta para análise.

4.Ative o recurso “Compras”

Uma vez que a sua conta já foi aprovada, é hora de efetivamente ativar o recurso “compras” na sua loja do Instagram. 

Você precisará novamente acessar as configurações da sua conta; selecionar na opção “Empresas” e logo depois na opção “Compras”. Por fim, você escolhe qual catálogo deseja adicionar à sua conta e clica na opção “Concluir”. Prontinho! Seu catálogo já está pronto para ser utilizado e divulgado! 

5.Crie etiquetas para os seus produtos

Por último, mas não menos importante, uma dica é criar as etiquetas dos seus produtos, facilitando a marcação dos seus pratos nas postagens tanto do feed como dos stories. 

Lembrando que esta é uma etapa bastante simples, mas bastante válida ao seu negócio. Veja como fazer:

  1. Clique em “Adicionar foto”;
  2. Adicione uma legenda;
  3. Escolha a opção “Marcar produtos”;
  4. Toque na foto;
  5. Pesquise e selecione o produto;
  6. Selecione a opção “Concluir”.

Agora sim! Sua loja no Instagram já está mais do que pronta e agora é só trabalhar na divulgação correta da sua marca e aproveitar todos os recursos disponíveis na plataforma!

Quer saber como impulsionar ainda mais suas vendas?

Mesmo com todos esses recursos, ainda existem pontos de atenção para que o seu negócio de delivery seja um verdadeiro sucesso. Dentre eles, podemos citar a logística das entregas e o gerenciamento das plataformas e meios de pagamento. E quer saber quem pode ajudar? A Apptite! 

Nossa plataforma foi desenvolvida com o intuito de impulsionar os chefs a fazerem o que mais amam sem precisar se preocupar com essas questões ditas anteriormente. Por isso, oferecemos logística e formas de pagamento integradas, gerenciamento de todos os recursos da sua loja em uma única plataforma, além da presença nas principais plataformas de delivery, como iFood e Rappi.

Acesse nosso site e descubra todos os benefícios de se tornar um chef Apptite!

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas principais dúvidas sobre como criar o seu catálogo no Instagram e vender mais, além de entender o impacto dessa plataforma para o desenvolvimento do seu negócio online. Em nosso blog, você poderá encontrar outros artigos para saber mais sobre as vendas de comidas por delivery. Aproveite também para nos acompanhar e não deixe de seguir nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.