Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

Alimentação saudável sem dieta: é possível?

É fácil relacionar a alimentação saudável à dieta, mas será que elas são a mesma coisa? E mais importante: dá para manter uma sem recorrer à outra?

Primeiramente, vamos definir o termo “alimentação saudável” como a prática de manter um cardápio balanceado e equilibrado.

Agora vamos entender o termo “dieta” a partir do dicionário:

Dieta, substantivo feminino.

  1. Regime alimentar especial prescrito pelo médico a um doente ou a um convalescente.

  2. Cota habitual de alimentos sólidos e líquidos que uma pessoa ingere.

  3. Abstenção, com fins terapêuticos, de certos alimentos.

  4. Predominância, na nutrição, de determinado tipo de alimento.

Na prática, a alimentação saudável é quase sempre adotada por objetivos de saúde, enquanto a dieta está mais relacionada à restrição alimentar e perda de peso. Existem também as dietas exigidas por questões de patologia, como é o caso da dieta sem açúcar, ideal para pessoas portadoras de diabetes.

Sendo assim, é realmente possível emagrecer ou ter uma alimentação saudável sem precisar fazer dieta?

O Apptite vem te contar que sim, é mais que possível! Olha só:

O princípio da alimentação saudável sem dieta

Uma alimentação saudável e, consequentemente, mais eficiente, depende basicamente do equilíbrio na ingestão dos nutrientes ingeridos em cada refeição.

Mas comer saudável não significa necessariamente fazer dieta, pois quando se come bem e de forma equilibrada, é possível se comer de tudo. E essa é a melhor parte!

Veja como comer saudável sem precisar de dieta:

Coma mais frutas, legumes e verduras:

Já ouviu falar na técnica dos 50%? É basicamente quando se coloca legumes e verduras em metade do prato.

Esta ideia melhora a sua nutrição e favorece o emagrecimento porque assim você ingere menos carboidratos e gorduras em 50% das refeições.

Invista em mais fibras:

As fibras são de extrema importância nutritiva para o organismo e ajudam na prevenção de doenças, além de saciar a fome por mais tempo. Uma alimentação rica em fibras faz com que o seu corpo elimine impurezas com mais facilidade e se mantenha muito mais saudável.

Coma boas gorduras:

Abacate, manteiga de amêndoa, nozes, amêndoas, óleo de amendoim e azeite são compostos por gorduras monoinsaturadas.

Essas gorduras reduzem o colesterol LDL e te ajudam a processar a gordura corporal com mais facilidade. Inserir esses alimentos na sua dieta vai melhorar a sua saúde e te ajudar a perder peso com o tempo.

Evite industrializados:

Cortar os alimentos industrializados é um passo importante. A ideia é evitar tudo o que tem rótulos.

Parece radical?

Mas veja bem: se usar essa máxima, você vai visitar muito mais a feira do que a sessão de congelados, por exemplo.

Os alimentos congelados contém muitas gorduras ruins, açúcar e sódio em excesso e pouco valor nutricional.

Dicas para comer saudável:

Mais importante que contar calorias é observar bem o seu cardápio e mudar alguns hábitos alimentares, como o de mordiscar um docinho pós-almoço.

Que tal preparar mais chás e sucos e entender que qualidade é melhor que quantidade?

Pensando assim, é possível evitar certas situações que favoreçam o consumo dos alimentos ruins para a sua saúde e o consequente ganho de peso.

Por exemplo:

Em casa, a alimentação é bastante saudável, mas às vezes pode-se comer muito fast-food quando se está no trabalho. Observando esse tipo de situação, é possível contorná-la levando lanches ou escolhendo restaurantes diferentes.

Também é importante entender que a reeducação alimentar é estruturada para inserir alimentos de verdade no cardápio diário. E são esses alimentos que cuidam de você, da pele ao emocional.

É sim, você sabia que quem come melhor se sente mais disposto?

Veja algumas dicas de cardápio saudável e aproveite para experimentar coisas novas lá no nosso app!

Apptite pra você!

Nosso cardápio tem opções incríveis e saborosas de alimentação saudável fit, diet e light, preparadas pelos melhores chefs, com muito carinho e amor.

  1. Hambúrguer de Frango Fit pelo chef Felipe Oria

    Hambúrguer artesanal de peito de frango, recheado de cebolas levemente caramelizadas, com tomate grelhado ao forno, cubos de abóbora assada e mix de grãos proteicos no azeite (lentilha, grão-de-bico, ervilha, feijão-fradinho e vermelho).

  2. Kibe de Grão de Bico Trufado de Ricota Espinafre pela chef Giovanna Sant’Helena

    Preparado artesanalmente, é uma opção vegetariana de prato assado, que leva grão-de-bico e temperos, além de ser trufado com ricota e espinafre.

  3. Lasanha de Ricota com Espinafre pela chef Giovanna Sant’Helena

    Essa lasanha artesanal de massa caseira leva molho branco cremoso com ricota e espinafre, e é coberta por queijo mussarela gratinado. Fica uma delícia acompanhada de nossas torradinhas!

  4. Panqueca Light de Espinafre e Ricota pelo chef Felipe Oria

    Super fit, essa panqueca de espinafre e ricota é integral e acompanhada de panachê de legumes e arroz 7 grãos.

  5. Salada Grega pela chef Duda Ribeiro

    Feito com ingredientes frescos: tomate italiano, pepino japonês, cebola roxa, azeitona Azapa preta, orégano e azeite extra virgem, essa salada vem quebrar o estereótipo de que este prato é sem graça.

Gostou dessas dicas? Tem muito mais! Para conferir como nós podemos ajudar na sua alimentação saudável em meio à correria do dia a dia, leia nosso artigo sobre Marmitinhas Low Carb. Conheça toda a categoria Healthy dos Chefs Apptite clicando aqui! E, claro, siga as nossas redes sociais para descobrir conteúdos exclusivos: Instagram / Facebook.