Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

A importância da segurança alimentar no delivery

Com o crescimento das ofertas de comida delivery nos últimos anos e, principalmente, com os aprendizados da pandemia sobre questões de higiene, uma preocupação que envolve a segurança alimentar se tornou ainda mais válida: quais as condições de segurança dos ambientes onde são produzidos os pratos vendidos on-line?

Em restaurantes onde o consumo é no local, geralmente existe a possibilidade de visitar a cozinha e os selos de validação da inspeção sanitária ficam visíveis para o cliente, então as pessoas podem se sentir mais seguras nesse sentido.

Mas como fornecer essa segurança através do delivery e, além disso, como comprovar para o consumidor que o seu negócio segue as orientações sanitárias para evitar infecção alimentar e qualquer outro risco à sua saúde?

Segurança alimentar é assunto sério

Segurança alimentar é assunto sério

Estabelecimentos que vendem comida, mesmo que sejam dark kitchens, pequenos restaurantes, Home Chefs ou qual for a modalidade gastronômica, precisam conhecer e respeitar todos os procedimentos que proporcionam uma alimentação segura. E isso vai desde as condições sanitárias do local até a compra, armazenamento e manipulação dos alimentos.

É importante saber que, mais do que recomendações como as da Organização Mundial de Saúde, existem legislações responsáveis por essa verificação e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a reguladora de tais normas.

E a regra é que, servindo refeições no local ou vendendo apenas por delivery, todos sejam guiados pelas mesmas orientações quando o assunto é cozinha.

Mas quais são essas regras?

Mas quais são essas regras?

Pra que você consiga observar se está seguindo todos os passos pra oferecer refeições além de deliciosas, seguras, o nosso time, em conjunto com uma nutricionista parceira, produziu um e-book gratuito baseado nas principais legislações relacionadas ao tema e que reúne todas as informações que você precisa saber pra manter a segurança alimentar em dia no seu pequeno negócio.

Nesse e-book nós trouxemos as orientações dos principais órgãos relacionados ao tema pra facilitar a aplicação de cada uma delas e reforçar a importância de respeitar essas regras durante toda a produção de alimentos. Com saúde não se brinca e na hora de oferecer segurança aos seus clientes, não existe economia ou atalho que valha a pena.

Uma das fontes do nosso material é o Documento Orientativo para produção segura de alimentos durante a pandemia de covid-19, uma Nota Técnica da Anvisa muito atual e imprescindível no momento que ainda vivemos.

Além disso, o e-book traz como base o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e outras orientações da Anvisa e OMS.

Um pequeno spoiler do que você encontrará ao baixar o material

No e-book, fica evidente que mesmo a comida caseira, se não preparada da maneira correta, pode oferecer riscos à saúde de quem a consome. Veja o que contém no material pra te ajudar a seguir todas as orientações:

  • Confira as mais atualizadas resoluções da lei relacionadas às Boas Práticas de Manipulação de Alimentos Seguros;

  • Entenda quais são as doenças transmitidas por alimentos e os riscos assumidos por quem não respeita as orientações;

  • Conheça os tipos de contaminação dos alimentos e descubra como evitar ao máximo esses transtornos;

  • Aprenda os métodos de higienização dos seus equipamentos de trabalho e confira quais hábitos pessoais de higiene são imprescindíveis pra todo mundo que trabalha em cozinha.

Essas são apenas algumas das informações que estão concentradas no e-book gratuito produzido pelo time da Apptite com o auxílio da  nutricionista Dra. Thamires Rodrigues (CRN-3 43828).

Como comprovar que estou seguindo todas as recomendações?

Como comprovar que estou seguindo todas as recomendações?

É muito importante contar com certificados da área e estar sempre em dia com os cursos exigidos pela lei para um funcionamento seguro. Não se esqueça que o curso de Boas Práticas tem validade de seis meses!

No Apptite, todos os Chefs contam com o Selo de Cozinha Verificada, que, além de certificar que o profissional segue as orientações reunidas no e-book citado acima, conta com a visita técnica da nossa nutricionista parceira.

Nessa visita, ela analisa as condições higiênico-sanitárias da cozinha do Chef, orienta e esclarece suas dúvidas sobre as Boas Práticas em Manipulação de Alimentos e, por fim, fornece um diagnóstico com um plano de ação para adequações, quando for preciso.

Assim, nossa comunidade consegue controlar a qualidade e as condições higiênico-sanitárias de todas as cozinhas que entregam para os nossos clientes.

Por isso, ser um Chef Apptite é incrível! Além de oferecer os seus dotes culinários mantendo o aspecto artesanal em cada prato e contando com todo o suporte nas questões burocráticas, esse título carrega uma reputação importante em termos de qualidade e segurança alimentar.

Se você está começando no ramo gastronômico, confira o material disponibilizado aqui e saiba quais os primeiros passos para se tornar um Chef referência em segurança alimentar!

Para os que já possuem uma carreira no segmento alimentício, é sempre bom lembrar que é preciso se atualizar constantemente pra continuar oferecendo saúde aos seus clientes através de cada prato vendido.

Seja qual for o seu caso, se precisar de auxílio, conte conosco! Pra se tornar um Chef Apptite, você pode se cadastrar aqui e aguardar o nosso contato. E pra conferir mais dicas de como empreender de maneira segura na gastronomia, confira os nossos outros posts da categoria Chef Empreendedor. Siga nossas redes sociais e venha fazer parte da comunidade Apptite: Facebook | Instagram | LinkedIn.

Esse texto foi útil pra você? Deixe um comentário pra nos mostrar que gostou do nosso conteúdo!