Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

A importância de manter um bom relacionamento com fornecedores

Sabemos que em um mercado gastronômico cada vez mais competitivo, alguns recursos são essenciais para se diferenciar no seu segmento, especialmente quando pensamos nas vendas por delivery. Dentre eles, podemos citar a importância de manter um bom relacionamento com os fornecedores, já que podemos entender como um dos melhores caminhos para conseguir novas oportunidades e otimizar os investimentos.

Desta forma, se você já trabalha ou pensa em trabalhar com a venda de comidas como renda extra, por exemplo, lembre-se de que, além de todos os cuidados com a criação do seu cardápio digital e elaborar formas de destacar o seu perfil nas plataformas de delivery,  a escolha dos seus fornecedores também é um passo crucial para o seu negócio.

Outro ponto relevante é que a sua empresa precisa apresentar aos clientes confiança e qualidade, e isso pode ser avaliado, principalmente a partir de uma boa parceria com seu fornecedor, que entregará tudo a tempo e da melhor maneira possível.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas necessárias ao se pensar na importância dos fornecedores. Acompanhe!

6 dicas de como manter um bom relacionamento com fornecedores

1.Escolha fornecedores de confiança

Essa é, com certeza, a etapa mais importante. Entender a reputação do fornecedor e o que os outros estabelecimentos falam sobre ele é necessário para validar o nível de confiança. E se você está se perguntando “como posso fazer isso?”, nossa dica é ir atrás de fornecedores tradicionais no seu segmento de atuação.

Além disso, é de suma importância dedicar um tempo com pesquisas e avaliações de mercado, para que você e o seu negócio tenham o melhor custo x benefício. 

Com um fornecedor de respeito, você provavelmente não terá problemas na hora de se relacionar e, muito provavelmente, terá uma parceria de sucesso.

2.Estabeleça uma comunicação clara

Sabemos que a base para o sucesso de qualquer modelo de relacionamento é a comunicação clara, objetiva e direta. Pensando nisso, a transparência é o melhor caminho para que vocês consigam manter o respeito mútuo e desenvolvam uma trajetória benéfica a ambos. 

Sendo assim, caso haja qualquer problema, converse até encontrar uma solução plausível. Ignorar tais situações pode gerar desconforto desnecessário, prejudicando a relação de vocês.

3.Não coloque o preço acima da qualidade

As questões relacionadas a preço são sempre as mais debatidas e você, muito provavelmente fará de tudo para que o seu fornecedor reduza sempre os custos. Entretanto, queremos alertar sobre essa ação. 

Ao negociar com seu fornecedor, leve em consideração a qualidade do produto que está sendo oferecido. Muitas vezes, o barato pode sair caro, por isso, preze por aquilo que te trará um bom retorno a longo e médio prazo. 

Dessa forma, com uma negociação tranquila e leve em conta o custo x benefício para os dois lados, você poderá colher bons frutos dessa parceria.

4.Alinhe processos e demandas

Muito próximo do que já dissemos anteriormente, alinhar processos também está relacionado a uma comunicação clara. O seu fornecedor precisa estar ciente da sua linha de produção para que você sempre tenha os recursos necessários na hora de preparar os seus pratos. 

Assim, se ambas as partes estiverem em concordância de todas as demandas, fica muito mais fácil manter um bom relacionamento e, por consequência, alcançar bons resultados nas vendas. 

6.Estabeleça um plano de crescimento em parceria

Nada melhor do que poder contar com alguém que direciona os esforços para o mesmo caminho que você. E é exatamente essa questão que precisa estar clara ao negociar com seu fornecedor. Vocês precisam de um plano de crescimento em parceria, para que todas as decisões tomadas cheguem a um objetivo em comum.

Essa etapa também é crucial para um bom relacionamento entre empresa e fornecedor. Pois, a partir de uma estratégia de crescimento em conjunto, as chances de que ambas as partes saiam no lucro é muito maior, o que também é extremamente benéfico para transparecer solidez e segurança aos seus clientes.  

Aproveitando a temática, temos mais uma dica extra sobre fornecedores: tenha mais de um! Assim, você não fica na mão em caso de imprevistos e garante maior variabilidade dos produtos oferecidos.

Além disso, ter mais de um fornecedor também garante a você uma vantagem na negociação, podendo aproveitar da concorrência saudável entre eles para otimizar os seus investimentos. 

Boas parcerias e experiência do cliente

Existem diversos fatores que impactam na experiência do cliente e uma delas está relacionada às parcerias que a sua empresa estabelece. Como dissemos, a boa relação com seu fornecedor é capaz de trazer inúmeras vantagens, especialmente pensando em confiança e qualidade. 

Investir em boas parcerias significa também pensar no melhor para o seu consumidor, que busca mais do que um prato saboroso no delivery, mas sim uma experiência positiva e encantadora.

Além disso, outras questões que também estão relacionadas à jornada de compra do seu cliente são as estratégias de comunicação da sua marca, como você se apresenta no mercado e a maneira em que você organiza a logística de tudo isso. 

Para sua sorte, a Apptite pode te ajudar nessas etapas, posicionando o seu negócio nas maiores plataformas de delivery, sem taxas absurdas e que apoia quem realmente consegue oferecer a melhor comida e a melhor experiência! 

Nossa plataforma tem o objetivo de impulsionar os chefs que querem crescer em seus segmentos de uma forma justa, proporcionando as ferramentas necessárias e todo o suporte para alavancar suas vendas online. 

O que você acha de conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções? Acesse nosso site e descubra todos os benefícios em se tornar um Chef Apptite!
Esperamos ter ajudado a entender mais sobre a importância de manter um bom relacionamento com fornecedores com as nossas dicas. Em nosso blog, você pode encontrar outros artigos para conhecer mais sobre dicas e curiosidades do universo gastronômico, além de descobrir como a Apptite pode transformar o seu modelo de negócio em algo de sucesso. Aproveite também para nos acompanhar e não deixe de seguir nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.