Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

7 comidas para vender no Natal: confira as tendências de 2021

Guirlanda de massa folhada com recheio caprese, Chef Gi Monteiro | 2taste
Guirlanda de massa folhada com recheio caprese, da Chef Gi Monteiro | 2taste

Com a chegada de dezembro, os preparativos para as festas se aceleram. Descubra quais sabores você pode vender no natal de 2021!

Quando falamos em natal, uma das primeiras coisas que vêm à mente são os deliciosos pratos típicos dessa época, né? Panetone, chocotone, tender, peru, chester, farofa, biscoitos… é uma variedade imensa, que agrada a todos os paladares! Por isso, esta época é uma das mais importantes para o ramo da gastronomia. Afinal, todos querem proporcionar o melhor para a reunião de família. Principalmente neste ano, onde muitas ceias de natal terão um gostinho a mais de reencontro. Saiba então quais são as melhores opções para vender no natal e também no ano novo.

Em 2021, mais do que nunca, o fim de ano será uma oportunidade incrível para vender ceias ou pratos individuais para celebrar a época, por dois motivos: a data se tornou ainda mais significativa e importante para muitas famílias, que não puderam manter a tradição de se reunir no ano passado. Por isso mesmo, as pessoas podem preferir encomendar as refeições para conseguirem aproveitar melhor o tempo ao lado dos entes queridos, não acha? Além disso, no fim de ano muitas pessoas recebem o décimo terceiro salário e tendem a ficar mais generosas quando o assunto é comprar (e sim, isso também envolve comida). Então é hora de aproveitar para conquistar mais clientes e fechar o ano com os lucros nas alturas!

Para te ajudar a destacar o seu cardápio, reunimos algumas dicas e tendências para o natal de 2021, que você pode usar como inspiração para incrementar o seu cardápio sazonal. Mas não demore muito para planejar as suas ofertas! O ideal é aproveitar o mês de dezembro inteiro para produzir os sabores natalinos, já que o clima festivo já está entre nós. Ah, é importante mencionar que tudo o que estamos trazendo aqui também pode servir para as reuniões de réveillon – afinal, o espírito natalino nunca vai embora no dia 25/12, né?

Pratos para vender no natal

1 – Panetone

Dupla de Panetones Gourmet, Chef Gabriele Mello
Dupla de Panetones Gourmet, Chef Gabriele Mello

Começando com um dos mais clássicos sabores do fim de ano, o panetone é muito versátil, por isso permite que você solte a sua imaginação! Desde o tradicional, com frutas cristalizadas, até o chocotone trufado com os mais variados recheios, sempre haverá alguém que adora a sua receita. Quer inovar? Você pode fazer um panetone no copo, ou mesmo dar o sabor de panetone para qualquer doce que seja a sua especialidade: um brownie ou torta de panetone podem fazer muito sucesso.

O legal dessa opção de comida natalina para vender é que, além de comprarem para o consumo próprio, algumas pessoas costumam presentear seus amigos e familiares com panetones. Então é provável que você consiga vender mais de uma unidade por cliente!

2 – Prato principal da ceia

Lombo na panela de ferro com cogumelos, Chef Marcele Guimarães - Minha Quituteria
Lombo na panela de ferro com cogumelos, Chef Marcele Guimarães – Minha Quituteria

Seja o tender, o peru, o chester ou outra opção de prato principal, sabemos que essas receitas costumam tomar muito tempo e exigir certa experiência na cozinha. Por isso, muitas pessoas preferem encomendar a comida preparada e garantir que o sabor principal da noite esteja impecável.

Algumas ideias legais para se destacar nesse quesito são oferecer opções diferentes: que tal uma receita de bacalhau ou uma opção vegetariana no seu cardápio?

3 – Torta

Torta Grande - Frango com Requeijão,  Chef Felipe Oria
Torta Grande – Frango com Requeijão, Chef Felipe Oria

Sejam doces ou salgadas, as tortas permitem uma infinidade de receitas e são muito consumidas na época do natal. Se você já conta com algumas opções de torta no seu cardápio, uma boa ideia é incluir sabores diferentes em dezembro – e se eles fizerem sucesso, eles podem entrar para o cardápio permanente da sua cozinha.

4 – Cuscuz marroquino

Cuscuz Marroquino Vegano, Chef Lysa MissVeg
Cuscuz Marroquino Vegano, Chef Lysa MissVeg

Essa receita vem surgindo cada vez mais nas ceias natalinas e pode servir como uma substituta da farofa, para inovar no acompanhamento. Se ainda não tiver uma receita de cuscuz marroquino na manga, você pode encontrar várias opções na internet ou até mesmo desenvolver o seu próprio modo de preparo.

5 – Biscoitos natalinos

BISCOITO DE CANELA, Chef Renata Sepa (Sepão & cia)
BISCOITO DE CANELA, Chef Renata Sepa (Sepão & cia)

Seguindo o mesmo raciocínio dos panetones, esses doces são muito tradicionais e também são usados como forma de presentear os entes queridos no fim de ano. Por isso, você pode idealizar diferentes pacotes, com diferentes quantidades de biscoitos, para que os seus clientes encontrem a opção ideal para as suas necessidades. Além de poder inovar na receita, a decoração desse doce natalino também permite que você solte a imaginação!

6 – Alimentos em formatos temáticos – guirlanda

Guirlanda de massa folhada com recheio caprese, Chef Gi Monteiro | 2taste
Guirlanda de massa folhada com recheio caprese, da Chef Gi Monteiro | 2taste

Para mergulhar de cabeça no quesito decoração, uma excelente ideia é a de produzir guirlandas! Você pode produzir receitas salgadas ou doces e utilizar forma de pudim para alcançar o formato desejado. As guirlandas de massa folhada da Chef Gi Monteiro | 2taste são ótimos exemplos. Pense também em outros itens natalinos que podem inspirar suas receitas.

7 – Ceia completa

Ceia de Natal e Ano Novo do Chef, Chef Samir Rest. Folha de Uva
Ceia de Natal e Ano Novo do Chef, Chef Samir Rest. Folha de Uva

Para os clientes que prezam pela praticidade e os que gostam de inovar, essa é a melhor opção de todas. Você pode manter uma ceia personalizada no seu cardápio, onde as pessoas escolhem as melhores opções para a refeição, por exemplo: arroz branco ou com passas, farofa ou cuscuz marroquino, salpicão ou salada de maionese, pavê ou torta, etc.

Outra versatilidade que pode ser um mega diferencial é a quantidade de porções das ceias, afinal, existem famílias de todos os tamanhos. E por que não disponibilizar mini ceias para quem mora sozinho ou somente com uma pessoa?

Não se esqueça que, em todas as opções (mas principalmente na ceia completa), é essencial que você tenha um bom planejamento para dar conta de todas as encomendas e surpreender os seus clientes positivamente. Definir o prazo final para as encomendas pode ser uma boa estratégia para organizar sua logística e preparar deliciosos pratos natalinos da maneira ideal. Você também pode pensar em promoções estratégicas, como diminuir o valor dos panetones para compras acima de 3 unidades, oferecer biscoitos natalinos de brinde na encomenda de ceias completas ou o que achar mais conveniente. O importante é demonstrar que o espírito de natal está presente na sua cozinha! Confira a categoria de natal do nosso app para se inspirar.


Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário contando se você já vendeu comida em outros natais ou se esse ano é o seu primeiro. E acompanhe nossas redes sociais para conferir mais ideias e opções de sabores para a ceia: Facebook | Instagram | LinkedIn.