Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

5 motivos para consumir alimentos da estação!

exc-5f6a357195f6881290efc2d1

Quem já comeu um morango no inverno ou chupou uma laranja cheia de caldo no outono sabe o valor do alimento “da estação”. Falar que uma fruta ou legume é “da estação” significa que naturalmente é naquela época do ano que esse alimento fica maduro. Frutos e legumes da época são mais saborosos, já que têm os seus ciclos respeitados.

E para te convencer a escolher os produtos da estação,  aqui vão 5 motivos

  1. São mais saborosos

    Alimentos diferentes se desenvolvem em épocas diferentes do ano porque têm características específicas, que se adaptam ou não a determinadas situações climáticas. Quando optamos por consumir alimentos sazonais, somos beneficiados por ter em mãos alternativas mais saborosas e aromáticas, tornando ainda mais gostoso o hábito de consumir esses alimentos.

  2. São mais nutritivos

    Como alguns alimentos se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, é natural que eles se desenvolvam e captem mais nutrientes do solo em que estão crescendo. Assim, podem apresentar valor nutricional muito maior do que quando consumidos fora de época.

  3. Têm menos agrotóxicos

    Para conseguir produzir determinados vegetais fora de sua época, os agricultores buscaram na ciência uma maneira de driblar os desafios de desenvolvimento enfrentados por frutas e vegetais. Como um dos maiores desafios é o combate a pragas que podem acometer as plantações, o uso de agrotóxicos, pesticidas e outros compostos químicos ajudam no desenvolvimento dos alimentos. Ao optar por consumir frutas da estação, você pode evitar ingerir um volume maior desses compostos, visto que os alimentos produzidos na época de sua safra não necessitam, teoricamente, desse suporte. Assim, você consegue garantir uma alimentação mais saudável e segura para toda a família.

  4. Respeitam o meio ambiente

    A produção de frutas e vegetais fora de sua época pode ser extremamente prejudicial para o meio ambiente. A atividade se torna mais agressiva para o solo, visto que ele deve passar por um preparo diferenciado a fim de se tornar apto para o desenvolvimento de alimentos fora da sua época natural. Além disso, o uso de agrotóxicos e compostos químicos pode ser relativamente maior nessas situações, podendo contaminar não somente os alimentos, como os lençóis freáticos e o solo da região. Optar por comprar frutas da estação é uma maneira de aplicar o consumo consciente ao seu dia a dia, garantindo a sustentabilidade da produção e tornando-a mais segura para o planeta.

  5. Fazem você economizar

    Como a produção de frutas em sua época de safra demanda menores interferências químicas e humanas para o desenvolvimento do produto, é natural que o seu valor final seja significativamente menor, quando comparado com o de frutas produzidas fora de época.

Hoje estamos oficialmente virando a estação, dizendo adeus ao inverno e dando boas-vindas à primavera!

Então, que tal conhecer alguns vegetais dessa época, que fazem bem para o seu corpo e para o planeta?

Frutas

Abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, manga, coco-verde, caju, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, maçã, mamão, mexerica, nêspera, tamarindo e tangerina.

Verduras

Alho-poró, almeirão, brócolis, catalonha, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, espinafre, folha de uva, louro, hortelã e orégano.

Legumes

Abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão, rabanete., tomate e tomate-caqui.

No Apptite, você encontra das mais variadas culinárias, com combinações diferentes de ingredientes que se transformam em pratos que unem nutrição, cultura, cor e muito sabor.

A produção artesanal e em pequena escala permite que todos os ingredientes sejam selecionados a dedo pelos Chefs no comércio local, valorizando a economia e o pequeno produtor! Então, já sabe, se vai pedir delivery, peça Apptite!

Comente aqui quais são seus alimentos favoritos dessa época e compartilhe com os amigos! 😉

fontes:

*Nutricionista Caroline Vilares

Conheça os benefícios de consumir frutas e legumes da estação

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/e-primavera-veja-os-alimentos-indicados-para-a-estacao_a1881/1

Alimentos da primavera: as frutas, legumes e verduras mais frescas agora