Ainda não se cadastrou na Apptite? Junte-se aos mais de 10.000 empreendedores que estão revolucionando o delivery. Sem taxas sufocantes ou custos fixos! Comece agora grátis!

08/10 – Hoje é o dia do Nordestino

Nesta quinta-feira, 8 de outubro, é celebrado o Dia do Nordestino. A data, criada há onze anos em São Paulo, faz parte do calendário oficial da cidade, como uma homenagem a Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense.

Apesar de oficializada em São Paulo, a data é comemorada por todo o Brasil. O intuito é celebrar as raízes e as tradições culturais oriundas dessa região tão amada do nosso país.

Mas ela é comemorada no país inteiro! Dia de celebrar raízes e as tradições desse pedaço tão amado do nosso Brasilzão!

O que é que o Nordeste tem?

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Esses nove estados formam a região que é berço de tantas personalidades e traços marcantes do povo brasileiro. Muito do que nasceu e é cultivado no Nordeste permeia nosso imaginário e nosso dia a dia.

As terras nordestinas são conhecidas pelo litoral exuberante e pelo sertão característico, e a cultura desse lugar tão plural é manifestada em diversos aspectos.

A cultura da região está nas festas de São João, no forró, no samba, no axé, no bordado, nas artes plásticas, no teatro, na religião… Toda essa riqueza, de herança afro, europeia e indígena, dá forma à identidade de um povo sem igual.

Além desses aspectos, é na culinária que muitos traços culturais se refletem e, diga-se de passagem, a culinária nordestina é simplesmente maravilhosa! Acarajé, cocada, vatapá, caruru, arrumadinho, tapioca, cuscuz, sarapatel… Hmmm! Sem falar da variedade de frutas, castanhas e temperos!

Não tem jeito, basta conhecer para se encantar com as delícias de lá! Só provando para reconhecer o verdadeiro sabor do Nordeste, que vai além da rapadura, do azeite de dendê e da manteiga de garrafa. A alegria, o amor e a força são também ingredientes da cozinha da região, e nutrem quem desfruta de cada preparo.

Raízes que dão orgulho

camile lucena.png

Chef Camille Lucena

Para homenagear as pessoas, a cultura e a riqueza de ingredientes, cores e sabores da culinária do Nordeste, destacamos o trabalho da Chef Camille Lucena, uma sergipana que ama cuscuz! Camille conheceu essa culinária tão variada em casa, e até hoje celebra suas raízes no seu dia a dia de trabalho.

Para ela, a grande importância da data comemorada hoje é a valorização do nordestino em terras paulistas. Considerando que a migração de nordestinos para São Paulo iniciou na década de 1930, já são 90 anos de contribuição ao desenvolvimento da cidade, incluindo o desenvolvimento cultural e gastronômico.

Segundo Camille, os ingredientes que não podem faltar na cozinha de quem prepara a comida típica nordestina são coentro, pimenta e cominho.

O carro-chefe do seu cardápio é o Camarão no Coco Verde com Arroz de Manga – o coco verde e o camarão são amplamente consumidos e apreciados no Nordeste. A Moqueca de Camarão também acompanha o sucesso e fica entre os pratos mais vendidos.

Apesar de serem muitos os pratos deliciosos que representam o Nordeste, para nossa Chef, nada como um cuscuz de milho com carne de sol (ela e o Chef Hilário Franco, seu marido, têm sua produção própria! – Um motivo mais do que justo para experimentar a Carne de Sol com Macaxeira gratinada, disponível no Apptite!)

Para acessar o menu Regional completo da Chef Camille
Clique aqui

Delícias de lá

Mandioca é macaxeira, abóbora é jerimum… E a diferença não está apenas no modo de falar, não!

A comida regional do Apptite é preparada por Chefs arretados, que fazem receitas de família e que conhecem o sabor original de cada uma delas. Por isso, eles têm conhecimento e criatividade de sobra para acrescentar aquele toque especial!

Você encontra na seção “Cozinha Regional” do app diversas delícias do Nordeste, feitas por quem ama região e os sabores de lá, com ingredientes escolhidos a dedo (muitos vindos exclusivamente para produzir cada prato).

Veja algumas opções das iguarias que nós selecionamos. Vale a pena experimentar cada uma!

mimo.jpg

Mimo
Chef Calina Cozinha da Bispo
EU QUERO!

cocada de forno.jpg

Cocada de forno
Chef Sabrina e Ricardo Deli.SP
EU QUERO!

cuscuz de tapioca com coco.jpg

Cuscuz de tapioca com coco
Chef Marcelo Teixeira
EU QUERO!

canjica vegan.png

Canjica (vegan)
Chef Larissa Alves | True Food
Eu quero!

bolo de rolo.jpg

Bolo de rolo
C
hef Muryel Chalegre
EU QUERO!

cajuina organica.jpg

Cajuína
C
hef Amanda Vasconcelos | Casa Tucupi
eu quero!

baiao de dois carne de sol.jpg

Baião de Dois com Carne de Sol
Chef Sandro
eu quero!

cuscuz nordestino.jpg

Cuscuz Nordestino
Chef Brandon Daves
eu quero!

jerimum com charque.jpg

Jerimum com charque
Chef Brandon Daves
eu quero!

Enquanto você escolhe ou aguarda o seu pedido, dá play nessa seleção de músicas que têm tudo a ver com o dia de hoje:

Já vai entrando no clima 🙂

#BomApptite